riscos da hipertensão

Como reduzir os riscos da hipertensão

A hipertensão arterial ou então pressão alta como é mais conhecida é uma doença que mesmo sendo silenciosa oferece riscos elevados à saúde. Tanto que, segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão é responsável por 110,5 óbitos a cada 100 mil brasileiros por ano. Por isso, saber como prevenir a doença e assim reduzir os riscos da hipertensão é fundamental.

De modo geral, existem algumas estratégias práticas que você pode adotar no seu dia a dia para evitar a hipertensão. E nesse artigo separamos algumas das mais eficientes. Confira!

1. Tenha uma alimentação saudável e saiba como reduzir os riscos da hipertensão

Uma dieta balanceada é essencial para manter o organismo funcionando bem. Portanto, evite consumir alimentos processados, com gordura demais, excessos de sal ou excessos de açúcar.

Procure manter uma alimentação saudável, bem como consuma mais proteínas magras, legumes, verduras. Opte sempre por produtos “in natura”, evite conservantes, glúten e quaisquer substâncias prejudiciais ao seu organismo.

Modifique seus hábitos, dê uma atenção maior ao que dá energia ao seu corpo. E verá que os resultados não serão apenas positivos em reduzir os riscos da hipertensão, mas em muitos outros aspectos da sua vida.

2. Pratique atividades físicas com regularidade

Praticar atividades físicas ajuda a equilibrar a pressão e reduzir os riscos da hipertensão. Isso acontece por que realizar exercícios é vantajoso para organismo de várias formas, controlando o peso e diminuindo as taxas de gordura e açúcar no sangue.

Pratique por pelo menos 20 minutos por dia e a diferença vai ser notável, uma caminhada diária já é o suficiente. Procure uma atividade prazerosa, há tantas disponíveis, se não gosta da academia, há a dança, a natação, as lutas e muitas outras opções.

3. Como reduzir os riscos da hipertensão – Não fume

O cigarro contém substâncias tóxicas prejudiciais ao organismo de muitas formas. Fumar contraí os vasos sanguíneos e agrava problemas respiratórios e circulatórios que estão diretamente ligados com a pressão alta.

Portanto se você pretende reduzir os riscos da hipertensão então uma dica é passar longe do cigarro.

4. Consuma álcool de forma moderada

Assim como o cigarro, o álcool também é prejudicial e causa diversas complicações no organismo. Inclusive, ele é considerado um dos principais fatores de risco para hipertensão.

Segundo próprios dados do CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool) as pessoas que consumem bebidas alcoólicas acima do leve-moderado têm maior prevalência à hipertensão arterial sistêmica (HAS), sendo o dobro do que a observado em consumidores leves.

Desse modo, para prevenir a ocorrência de pressão alta, procure evitar o consumo de bebida alcoólica.

5. Tenha um sono adequado

Dormir bem faz parte dos cuidados essenciais para uma boa saúde e inclusive para reduzir os riscos da hipertensão. Ter uma noite mal dormida não se resume em cansaço, nervosismo e sono no dia seguinte, mas em maiores riscos de desenvolver doenças.

E uma delas é a pressão alta que está diretamente ligada ao estresse. Portanto priorize seu sono e busque ter uma noite tranquila e de qualidade.

Desligue as telas pelo menos 30 minutos antes de dormir, bem como deixe o quarto escuro o suficiente para descansar bem. Além disso, procure dormir sempre no mesmo horário, além de pelo menos 8 horas por dia.

Agora você já sabe o que fazer para reduzir os riscos da hipertensão. Então aplique já esses hábitos e leve uma vida com mais saúde!

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