O leite materno é o alimento mais completo para o bebê. Ele possui proteínas, bem como carboidratos, gorduras essenciais, além de outros nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que os benefícios do leite materno não se resumem ao fato de ser uma importante fonte nutricional.
Este é um alimento que exerce impactos sobre a fase da pré-escola e adolescência. Além disso, ajuda a proteger a criança de doenças e fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê.
Acompanhe esse artigo e veja abaixo quais são os 5 principais benefícios do leite materno. Fique conosco!
1. Benefícios do leite materno – Fortalecer o sistema imunológico da criança
Além de ser um alimento repleto de nutrientes, o leite materno contém anticorpos que são repassados da mãe para o filho. Desse modo, quando a mãe oferece o leite materno, automaticamente ela está garantindo ao seu bebê uma fonte de proteção natural.
2. Prevenir contra o desenvolvimento de obesidade
A obesidade é um grande problema de saúde pública e está cada vez mais recorrente no público infantil. Um dos benefícios do leite materno é diminuir a chance de desenvolvimento de obesidade, devido seu fator anti-inflamatório.
Para isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda que a criança esteja em aleitamento materno exclusivo até o sexto mês.
3. Benefícios do leite materno – Desenvolver o sistema nervoso e melhora a atenção
Amamentando a criança com leite materno, a mae fornece ao seu bebê uma substância chamada ácido docosahexaenoico (DHA). Ela é responsável pela formação das células nervosas.
Desse modo, a presença de DHA no organismo já nos primeiros 5 anos é essencial. Sobretudo porque é nessa fase em que ocorre grande parte do desenvolvimento cerebral da criança. Sem falar que uma pesquisa da Universidade de Tel-Aviv e do Centro Médico Rabin, associam o uso do leite materno com menor risco de desenvolvimento de TDAH.
4 Prevenir anemias
Dentro dos benefícios do leite materno, ainda podemos citar a prevenção de desenvolvimento de anemia. Como já comentamos, o leite materno é completo e adequado às necessidades do bebê.
Dentro dele possui quantidades suficientes de ácido fólico e b12, que são fundamentais para que o corpo produza células vermelhas. Estas por sua vez são as responsáveis pela produção de oxigênio no sangue. Desse modo, evita que a criança fique doente, com anemia.
5 Reduz os riscos de doenças alérgicas
Quando a criança usa o leite materno evita de ser exposta precocemente a alimentos que seu corpo ainda não está preparado.
Sendo assim, o uso do leite materno evita que a criança tenha intolerância à lactose, por exemplo. Isso porque seu corpo vai ser exposto ao leite de vaca, somente quando estiver pronto para produzir a enzima que quebra a lactose.
Benefícios do leite materno para a mãe
Além dos benefícios para o bebê, o leite materno traz muitas vantagens para a lactante, observe os principais benefícios:
- Aumenta a chance de a mãe retornar ao peso pré-gestacional;
- Diminui o risco de desenvolver câncer de endométrio, ovário ou então de mama;
- Diminui o risco de desenvolver doenças do coração;
- Protege contra osteoporose;
- Reduz o sangramento do pós-parto.
Lembrando que a amamentação deve ser exclusiva até o 6º mês, sem necessidade de oferta de chás e água.
Portanto, estes são os principais benefícios do leite materno. Então sempre que possível priorize a oferta de leite materno ao bebê por, no mínimo, 6 meses.