benefícios do leite materno

5 Benefícios do leite materno

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê. Ele possui proteínas, bem como carboidratos, gorduras essenciais, além de outros nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que os benefícios do leite materno não se resumem ao fato de ser uma importante fonte nutricional.

Este é um alimento que exerce impactos sobre a fase da pré-escola e adolescência. Além disso, ajuda a proteger a criança de doenças e fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê.

Acompanhe esse artigo e veja abaixo quais são os 5 principais benefícios do leite materno. Fique conosco!

1. Benefícios do leite materno – Fortalecer o sistema imunológico da criança

Além de ser um alimento repleto de nutrientes, o leite materno contém anticorpos que são repassados da mãe para o filho. Desse modo, quando a mãe oferece o leite materno, automaticamente ela está garantindo ao seu bebê uma fonte de proteção natural.

2. Prevenir contra o desenvolvimento de obesidade

A obesidade é um grande problema de saúde pública e está cada vez mais recorrente no público infantil. Um dos benefícios do leite materno é diminuir a chance de desenvolvimento de obesidade, devido seu fator anti-inflamatório.

Para isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda que a criança esteja em aleitamento materno exclusivo até o sexto mês.

3. Benefícios do leite materno – Desenvolver o sistema nervoso e melhora a atenção

Amamentando a criança com leite materno, a mae fornece ao seu bebê uma substância chamada ácido docosahexaenoico (DHA). Ela é responsável pela formação das células nervosas.

Desse modo, a presença de DHA no organismo já nos primeiros 5 anos é essencial. Sobretudo porque é nessa fase em que ocorre grande parte do desenvolvimento cerebral da criança. Sem falar que uma pesquisa da Universidade de Tel-Aviv e do Centro Médico Rabin, associam o uso do leite materno com menor risco de desenvolvimento de TDAH.

4 Prevenir anemias

Dentro dos benefícios do leite materno, ainda podemos citar a prevenção de desenvolvimento de anemia. Como já comentamos, o leite materno é completo e adequado às necessidades do bebê.

Dentro dele possui quantidades suficientes de ácido fólico e b12, que são fundamentais para que o corpo produza células vermelhas. Estas por sua vez são as responsáveis pela produção de oxigênio no sangue. Desse modo, evita que a criança fique doente, com anemia.

5 Reduz os riscos de doenças alérgicas

Quando a criança usa o leite materno evita de ser exposta precocemente a alimentos que seu corpo ainda não está preparado.

Sendo assim, o uso do leite materno evita que a criança tenha intolerância à lactose, por exemplo. Isso porque seu corpo vai ser exposto ao leite de vaca, somente quando estiver pronto para produzir a enzima que quebra a lactose.

Benefícios do leite materno para a mãe

Além dos benefícios para o bebê, o leite materno traz muitas vantagens para a lactante, observe os principais benefícios:

  • Aumenta a chance de a mãe retornar ao peso pré-gestacional;
  • Diminui o risco de desenvolver câncer de endométrio, ovário ou então de mama;
  • Diminui o risco de desenvolver doenças do coração;
  • Protege contra osteoporose;
  • Reduz o sangramento do pós-parto.

Lembrando que a amamentação deve ser exclusiva até o 6º mês, sem necessidade de oferta de chás e água.

Portanto, estes são os principais benefícios do leite materno. Então sempre que possível priorize a oferta de leite materno ao bebê por, no mínimo, 6 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: