o que é água alcalina 1

O que é água alcalina e seus benefícios?

A água alcalina e seus benefícios é um dos assuntos mais comentados nos últimos tempos. Enquanto alguns afirmam que ela é boa para circulação sanguínea, outros dizem que seu consumo oferece um melhor desempenho muscular. Mas você sabe o que é água alcalina? Ou então se ela realmente é benéfica para a saúde?

Acompanhe esse artigo e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

O que é água alcalina?

A água que bebemos é composta por vários minerais. Enquanto isso, a água alcalina consiste em um líquido composto apenas por minerais mais básicos como ferro, cálcio e magnésio. E é justamente essa característica que a diferencia da água comum. Ou seja, por conter menos minerais, ela possui um pH menos ácido, acima de 7.

Benefícios da água alcalina

Existem poucos estudos acerca dos benefícios da água alcalina. No entanto acredita-se que sua ingestão pode oferecer alguns benefícios importantes à saúde. Sobretudo porque seu pH é bem semelhante ao pH sanguíneo que é 7,35 e 7,45.

Conheça alguns dos possíveis benefícios da água alcalina:

  • Melhora o desempenho dos músculos – Por eliminar o excesso de ácido lático durante os exercícios, também ajuda a prevenir cãibras ou lesões, assim como diminui a sensação de fadiga e tempo de recuperação pós treino.
  • Previne envelhecimento precoce – Pois atua como antioxidante.
  • Tem possibilidades de ajudar a prevenir o câncer – Sobretudo porque o ambiente mais ácido contribui para proliferação de células cancerígenas. Com o pH do sangue mais alcalina as chances de desenvolver o câncer seriam menores.
  • Ajuda a melhorar a circulação sanguínea – por diminuir a viscosidade do sangue.

Quando e como tomar?

Tão importante quanto saber o que é água alcalina e os seus benefícios, é entender como ou então quando tomar esse líquido.

Pois bem, esse líquido pode ser consumido durante a a realização de atividades físicas. Isso porque ela ajuda na hidratação e no combate dos efeitos do ácido lático que aumentam durante o exercício. Desse modo, ela evita o efeito deste ácido no organismo e ajuda a recuperar o corpo muito mais rápido.

Para situações de melhora de performance física a indicação é que se consuma a água durante o dia. Assim, ao iniciar o treino o organismo tende a demorar um pouco mais para ficar ácido. E isso permite que os músculos funcionem corretamente por mais tempo.

Mas atenção! É muito importante não deixar de ingerir água com pH igual ou abaixo de 7. Sobretudo porque a água alcalina, quando ingerida de forma excessiva, pode interferir em processos digestivos e ocasionar sintomas adversos. Desde náuseas, até vômitos, tremores, confusões mentais e alterações musculares.

Tem como fazer água alcalina caseira?

A resposta é sim, é possível prepara-la em casa e desfrutar dos seus benefícios. No entanto é preciso se atentar as proporções para evitar o excesso alcalino e ter efeitos negativos no organismo.

Portanto, agora você já sabe o que é água alcalina e conhece seus benefícios. Mas, independentemente do tipo de líquido ingerido, o mais importante é sempre manter a sua hidratação em dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: