cuidados na puberdade

Cuidados na puberdade: 5 cuidados que a mulher deve ter na adolescência

A puberdade é uma fase marcante onde se iniciam diversas transformações no corpo e mente das mulheres. Mas, junto a essas mudanças, também existem alguns cuidados na puberdade que são importantes. E, portanto, toda adolescente precisa tomar. Você sabe quais são eles?

Acompanhe esse artigo e entenda mais sobre o processo da puberdade. E descubra quais são os 5 cuidados na puberdade que toda mulher deve ter!

O que é a puberdade, afinal?

Em síntese, a puberdade é a fase de transição entre a infância e a adolescência. É nesta fase onde ocorrem um amadurecimento sexual do corpo feminino. Ou seja, seus caracteres sexuais afloram e ele começa a se preparar para gerar um novo ser, ou seja, reproduzir.

As meninas costumam entrar nessa fase entre os 8 e 14 anos e ela se caracteriza pelo aparecimento da menstruação.

Ao entrar na puberdade, as meninas começam a notar mudanças no corpo, como crescimento dos pelos pubianos, crescimento das mamas. E até mesmo alterações no formato do corpo. Essa fase finaliza com o descer da menstruação, marcando o fim da puberdade.

Quais os cuidados na puberdade que a mulher deve ter?

Com as mudanças no corpo e na mente ocorrendo é muito importante saber a melhor forma de lidar com elas. Então, veja a seguir alguns dos cuidados na puberdade que toda mulher precisa ter:

1.      Cuidados na puberdade para prevenir oleosidade e espinhas

Na puberdade, é normal que surjam algumas acnes na pele, sobretudo por conta do excesso de oleosidade. Inclusive, a oleosidade também pode aparecer no couro cabeludo e deixar os cabelos com aspecto sujo e desagradável.

Sendo assim, essa é uma boa hora para aprender rituais de skincare que cuidem da sua pele e cuidar dos fios com maior atenção.

Para evitar o aparecimento de espinhas o ideal é passar a usar protetor solar com mais frequência. Adotar uma alimentação saudável também é importante. O uso de produtos para controlar a oleosidade ou mesmo para tratamento das espinhas também é recomendado nesses casos.

E o mais importante, jamais esprema as espinhas, pois ao invés de ajudar, pode agravar ainda mais a lesão. Assim, a espinha acaba se transformando em uma cicatriz que é ainda mais difícil de remover.

Em relação ao couro cabeludo, lavar os cabelos a cada dois dias usando os produtos certos ajudam a diminuir a oleosidade.

2.      Controlando o crescimento dos pelos

Uma característica marcante dessa fase é o crescimento dos pelos pubianos e pelo corpo. Na puberdade é comum surgir pelos nas axilas, assim como na região genital.

Essa mudança pode acabar provocando certo incomodo em alguns casos. Então, a melhor maneira de cuidar desse desconforto é retirar os pelos.

Para isso, existe a possibilidade de remover os pelos com lâminas, cera ou então com procedimentos estéticos. O método mais adequado vai depender da preferência de cada pessoa.

Além disso, sempre antes da remoção dos pelos recomenda-se higienizar e esfoliar a pele para remover qualquer impureza.

3.      Se preparando para menstruação

A menstruação é um processo que será recorrente na rotina das mulheres. Por isso, um dos principais cuidados na puberdade envolvendo a menstruação é consultar um ginecologista. Na consulta, será possível entender melhor sobre a saúde ginecológica feminina e tirar dúvidas sobre os cuidados nesse quesito.

Além disso, como a menstruação ocorrerá mensalmente é preciso que a adolescente esteja pronta com absorventes por perto. Até que se consiga alinhar o ciclo menstrual muitas surpresas poderão surgir.

Enquanto isso não acontece, o ideal é efetuar a troca dos absorventes a cada 4 ou 8 horas. Tudo vai depender da intensidade da menstruação. Também não se deve ficar com o mesmo absorvente por muito tempo, pois isto aumento o risco de infecção.

Os sintomas menstruais também não são os mais agradáveis e podem variar de menina para menina. Mas, um que quase sempre surge em todos os casos e também é um dos mais temidos é a cólica menstrual.

Para evitar alguns desses sintomas, usar uma bolsa de água quente ajuda a aliviar as dores. Caso não resolva, consulte seu ginecologista para que ele indica o melhor método de alívio das cólicas.

4.      Hidratação é um dos cuidados na puberdade fundamentais

Na puberdade, as glândulas sudoríparas tendem a ficar maiores e mais ativas. Com isso é normal que meninas e meninos acabem suando mais nessa fase. Então, um dos cuidados na puberdade essenciais é manter a hidratação em dia.

Passe a consumir mais líquidos para repor o que está sendo perdido. E também muita atenção quanto ao odor corporal. Como o suor surgirá com mais frequência, então o uso de desodorantes ou aumento no volume de banhos diários é um cuidado importante nesse caso.

5.      Desenvolvimento do corpo

Seu corpo vai parecer não ser mais seu corpo, o espelho vai te desafiar a se enxergar de outra forma e está tudo bem!

Novas formas vão surgir, a cintura irá ganhar outro formato, o quadril também. É possível que mais gordura acumule em regiões que antes não tinham nada. Todo esse processo fará com que se sinta desengonçada e deslocada.

Tente encarar como uma metamorfose, onde você está literalmente se tornando uma bela borboleta. Além disso, adotar bons hábitos como uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos pode ajudar seu corpo a encontrar o equilíbrio necessário.

Os cuidados na puberdade são essenciais, prestar atenção as transformações do corpo faz parte do desenvolvimento do amor próprio e da autoestima. Então siga as dicas acima e cuide-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: