Desafios para mulher na terceira idade

Desafios para mulher na terceira idade

O tempo passa e envelhecer é uma consequência natural da vida. Com o tempo e a maturidade novas situações vão aparecendo e novos desafios para mulher na terceira idade acabam surgindo.

Mas afinal, quais serão esses desafios? O que as mulheres da terceira idade enfrentam hoje e que muitas vezes requer o apoio familiar para serem superados?

Para esclarecer mais sobre o assunto, preparamos esse artigo onde elencamos os principais obstáculos encarados pelas mulheres da terceira idade hoje em dia. Confira!

Desafios para mulher na terceira idade – Mercado de trabalho

Que a mulher se faz cada vez mais presente e ativa no mercado de trabalho isso é fato. Mas, também sabemos que sua posição ainda é preterida nesse meio em relação aos homens.

Afinal, desde a remuneração até a valorização e oportunidades na carreira, a mulher ainda está em desvantagem em relação ao sexo oposto.

E isso acaba impactando consideravelmente na velhice. Já que com condições e oportunidades inferiores no mercado de trabalho, a mulher acaba apresentando limitações para construir uma infraestrutura que lhe dê um suporte adequado nessa fase da vida.

Limitações físicas

O envelhecimento traz como consequência algumas limitações. A diminuição da capacidade física é uma delas. Para as mulheres, que sempre prestaram um papel de cuidadora do lar e da família, se ver diante de fatores que limitam seus movimentos e sua autonomia é devastador.

Por isso, o fato de se enxergar dependente de alguém acaba abalando seu emocional e se tornando um grande desafio.

Desafios para mulher na terceira idade – Sexualidade é um tabu

Outro ponto que também representa um desafio para mulheres da terceira idade diz respeito aos relacionamentos íntimos. Ser ativa sexualmente nessa fase da vida, ou mesmo falar de namoro na terceira idade é um tabu rodeado de preconceitos.

Mesmo que a sociedade venha se transformando gradativamente e o assunto se torne mais presente, a sexualidade ainda é rodeada de preconceitos e mitos. Principalmente quando se envolver uma idade avançada.

Muitas mulheres acabam renunciando o prazer por conta dessa visão preconceituosa e ficando oprimidos gerando adoecimento físico e mental.

Lazer e vida social

É importantíssimo continuar tendo uma vida ativa e não se acomodar. No entanto um dos maiores desafios para mulher na terceira idade encontrados são qualidade de acesso a diferentes tipos de lazer.

É essencial que se tenha uma rotina animada e ativa, ter contato com amigos, frequentar espaços sociais como praças e shoppings, realizar viagens e praticar atividades que satisfaçam.

No entanto para algumas pessoas isso pode se tornar difícil por falta de acessibilidade de muitos locais ou mesmo a falta de recursos e até a ausência de auxílio e ajuda.

Como superar os desafios e empoderar-se na terceira idade

Como pode perceber, os desafios para mulher na terceira idade não são poucos. Mas saiba que é possível contorna-los e conquistar o empoderamento mesmo na terceira idade. Quer saber como? Então confira essas dicas:

  • Mantenha-se ativa praticando atividade física, pois assim você mantém a vitalidade e sua autonomia na terceira idade
  • Busque novos hobbies e permita-se descobrir fontes novas de satisfação
  • Cuide da sua saúde mental fazendo atividades que lhe despertam interesse e prazer
  • Seja vaidosa, afinal idade avançada não é e nunca deve ser sinônimo de desleixo
  • Esteja aberta para interagir com outras gerações, pois assim você explora novas conhecimentos e pontos de vistas diferentes dos seus.

Adote as dicas acima e passe a ter uma vida mais completa, com menos desafios e muito mais feliz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: