saúde da mulher na Pandemia

Saúde da mulher na Pandemia – Por que a mulher está mais exposta a doenças durante a Pandemia?

Os graves efeitos da Covid-19 são notáveis, principalmente no que se refere a saúde das pessoas. Mais especificamente, a saúde da mulher na Pandemia mostrou sofrer um impacto muito mais se comparado aos homens.

Durante esse cenário de crise sanitária, as mulheres ficaram mais expostas a doenças e isso se deve por uma série de motivos. Veja nesse artigo mais detalhes sobre o assunto e entenda por que as mulheres foram as mais expostas aos impactos da Pandemia.

Por que as mulheres estão mais suscetíveis a doenças na Pandemia?

Desde 2020, a saúde de homens, assim como de mulheres, vem sofrendo os efeitos da Pandemia do Coronavírus. Mas, em se tratando dos impactos dessa crise sanitária, as mulheres se tornaram os maiores alvos. E razões para isso não faltam.

Um estudo realizado por pesquisadores estadunidenses da ONG Kaiser Family Foundation apontou que 53% das mulheres que responderam a pesquisa se sentem mais abaladas física, bem como emocionalmente em meio à Pandemia.

Além disso, essas mulheres também declararam ter níveis elevados de estresse, ansiedade e preocupação em relação ao vírus em si. Em relação aos homens, o percentual foi de 37% apenas.

Essa diferença no percentual se dá em função das oscilações hormonais que acontecem no corpo feminino que, de certo modo, torna as mulheres mais vulneráveis a esses aspectos estressores.

A ONU Mulheres destacou também que 70% dos profissionais de saúde são representados por mulheres. E isso, acaba expondo mais as mulheres à ação do Coronavírus ou então de outras doenças.

Ademais, sabemos que normalmente com tantas atividades associadas a sua rotina, as mulheres acabam se perdendo na própria manutenção da saúde. Dessa forma, boa parte delas deixam de lado os cuidados preventivos com sua saúde geral.

Exames de rotina deixam de ser realizados dentro do prazo correto. Dessa forma, condições como falta de minerais como vitamina D e zinco, além de anemia entre outros sinais que em tempo de covid-19 merecem atenção passam despercebidos, o que vulnerabiliza ainda mais as mulheres frente à Covid-19 e outras enfermidades

Quais os impactos que afetam a saúde da mulher na Pandemia?

De modo geral, são vários os fatores que impactam a saúde da mulher na Pandemia. E que podem gerar tanto danos na saúde física quanto na saúde mental, ou então em ambas.

Conheça alguns dos fatores que mais influenciam negativamente a saúde da mulher na Pandemia:

  • Sobrecarga de atividades domésticas.
  • Cuidar das obrigações escolares dos filhos remotamente.
  • Isolamento social.
  • Gerenciamento de tempo com filhos.
  • Medo elevado de contaminação.
  • Incerteza, insegurança, receio, preocupações.
  • Perda de emprego.
  • Trabalho na área da saúde.
  • Desatenção com a saúde geral.

Portanto, é importante dar atenção a saúde da mulher na Pandemia e manter todos os cuidados necessários para garantir seu bem-estar. Manter a saúde física bem como mental indo periodicamente ao médico e flexibilizando a rotina diária são medidas que podem ajudar a reduzir os impactos da Pandemia para as mulheres. Mesmo estando em cenário de crise sanitária, os cuidados com a própria saúde não podem ser negligenciados.

E você, o que acha disso? Acredita que as mulheres estejam mais expostas aos impactos da Pandemia? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
%d blogueiros gostam disto: