quando procurar um urologista

Quando procurar um Urologista?

Saber quando procurar um urologista é um cuidado indispensável para a saúde dos homens. Contudo, para boa parte deles, a consulta com um urologista ainda é vista como um assunto delicado.

Se este é o seu caso, saiba que ir ao urologista com frequência faz toda a diferença para a saúde. Por meio dessa consulta é possível diagnosticar e tratar doenças que acometem o sistema urinário e reprodutor masculino.

Mais que isso. Este é um cuidado que possibilita ao homem muitas outras vantagens que se impactam sua qualidade de vida.

Acompanhe esse artigo até o final e entenda mais sobre as vantagens da urologia para a saúde dos homens e quando procurar um urologista é necessário. Confira!

Importância de se consultar com um urologista

Procurar um urologista para se consultar é de grande importância para todo homem que preza pela boa saúde. Através de check-ups preventivos junto ao urologista, é possível ter uma melhor noção de como anda a saúde.

Isso porque, na consulta preventiva, investiga-se todo o sistema urinário e reprodutor do homem. E é com base nessa analise que o especialista consegue avaliar o estado geral de saúde, bem como fornecer orientações visando a prevenção de doenças, como:

  • DSTs
  • Disfunção erétil
  • Infertilidade masculina

Além disso, procurar um urologista também é importante para o diagnóstico de doenças comuns no homem.

O Câncer de próstata, de bexiga e de testículos são algumas enfermidades que acometem com frequência a saúde masculina. Então para evitar que problemas como esse evoluam e comprometam sua saúde, se consultar com um urologista é essencial.

A princípio, o ideal é consultar-se com um médico urologista, no mínimo, 1 vez ao ano. Mas, também existem algumas situações que fazem a ida a esse especialista ser necessária.

Quando procurar um urologista

Para saber quando procurar um urologista é algo necessário, basta ficar atento a algumas situações especificas. Entre as principais, estão:

Problemas durante a relação sexual

Embora seja considerada um tabu por muitos homens, a impotência sexual é um problema mais comum do que se imagina. E, diferentemente, do que muitos acham, ela pode acometer homens de diferentes idades. Mas, na grande maioria dos casos, a impotência é um problema de fácil tratamento.

O médico urologista é um especialista que está habilitado a tratar a impotência sexual masculina. Além deste, problemas como de jaculação precoce e até fertilidade também pode ser tratados por um urologista.

Por isso, ao sentir qualquer desconforto ou problema durante a relação, não espere o quadro se agrevar, procure um urologista.

Quando procurar um urologista – Presença de dor ou peso nos testículos

Varicocele é uma doença que acomete muitos homens e se dá pelo acúmulo de sangue nos vasos da região. Entre os sinais mais comuns dessa enfermidade estão o aumento dos testículos e a presença de dor.

Então, caso note alguma alteração na região dos testículos, procure ajuda de um urologista para obter um diagnóstico correto.

Dificuldade para urinar

Outra condição que indica quando procurar um urologista é necessário consiste na presença de dor ou dificuldade ao urinar. Geralmente estes sintomas podem evidenciar a presença de inflamações ou então infecções no trato urinário.

Mas, para ter certeza do que está causando essa dificuldade, somente indo ao urologista para fazer exames específicos.

Portanto, agora que já conhece a importância e quando procurar um urologista é necessário, não descuide. Mantenha seu checkup com esse especialista em dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
%d blogueiros gostam disto: