fibromialgia

Fibromialgia o que é como tratar?

Você Já ouviu falar em Fibromialgia? Esta síndrome caracterizada por dores intensas e incapacitantes pelo corpo é um problema mais comum do que se imagina.

Em média, cerca de 2% da população mundial sofre com esta síndrome. No Brasil, estima-se que 3% da população seja acometida pela Fibromialgia. Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, cerca de 90% casos é composto por mulheres. Mas, esta frequência ainda não possui uma causa definida.

Continue sua leitura e veja agora mais detalhes sobre o que é e como tratar a Fibromialgia. Confira!

O que é Fibromialgia?

Em síntese, Fibromialgia trata-se de uma doença reumatológica que se caracteriza por dor crônica e generalizada em todo o corpo. Normalmente a dor vem acompanhada de outros sintomas como fadiga muscular, insônia, distúrbios intestinais entre outros.

Além disso, na maioria dos casos, quem sofre com esta síndrome costuma relatar que as dores são migratórias. Ou seja, elas transitam de uma região para outra do corpo.

Causa

Assim como a maioria das doenças reumatológicas, a Fibromialgia não possui uma causa definida. O que há de concreto em relação a síndrome é que as pessoas com esse quadro possuem uma sensibilidade maior a dor.

Desse modo, é possível dizer que a doença possui relação com o centro de dor no sistema nervoso. Assim, qualquer estimulo doloroso em pessoas com fibromialgia são mais intensos do que em pessoas saudáveis.

Sintomas da Fibromialgia

No geral, os sintomas de Fibromialgia costumam variar bastante conforme cada caso. Tanto em termos de localização quanto intensidade. Mas, no geral, incluem:

  • Fadiga muscular
  • Insônia
  • Presença de pontos de dor na musculatura
  • Alterações intestinais
  • Distúrbios cognitivos

Diagnóstico

Segundo a Sociedade Brasileira de Estudos para a Dor, a Fibromialgia é um quadro de difícil diagnóstico. Em alguns casos, o diagnóstico pode levar anos.

Geralmente isso acontece porque esta é uma doença diagnosticada clinicamente. Ou seja, não existe até o momento um exame que identifique com precisão a síndrome.

No geral, a doença é diagnosticada pelo histórico do paciente e exame físico durante a consulta.

Por isso, é importante que ao menor sinal de dor persistente no corpo sem causa aparente que você busque ajuda médica.

Como tratar a Fibromialgia?

Basicamente, o tratamento para Fibromialgia envolve uma abordagem multidisciplinar, o que inclui:

  • Tratamento medicamentoso
  • Realização de atividade física regular
  • Acompanhamento psicológico
  • Massagens

Em relação ao tratamento medicamentoso, geralmente indica-se medicamentos que tem como objetivo o alivio dos sintomas. Sendo assim, a abordagem terapêutica envolve uso de analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico.

Além disso, o uso de antidepressivos e ansiolíticos também pode ser necessário. Mas, nesse caso, será preciso inicialmente passar por uma avaliação psiquiátrica.

Fibromialgia tem cura?

Esta é uma condição que não tem cura. Contudo, se inteirar melhor sobre o problema e buscar a melhor abordagem terapêutica ajuda a aliviar os sintomas, garantindo uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Ainda que esta síndrome não tenha potencial de levar a óbito, se não tratada, ela pode prejudicar e muito o bem-estar e qualidade de vida do paciente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: