o que é nefrologia

O que é Nefrologia e o que faz o médico nefrologista?

Quando o assunto é a saúde dos rins, muito se ouve falar em Nefrologia ou então Nefrologista. Mas e você, sabe o que é Nefrologia? Ou então o que faz o médico nefrologista?

Se você tem interesse por essa especialidade e deseja saber mais sobre essa área da medicina, continue sua leitura. E veja agora mais detalhes sobre o que é Nefrologia, o que faz um nefrologista, quais doenças ele trata, que outras atividades esse especialista faz e muito mais. Confira!

Afinal, o que é Nefrologia?

Basicamente a Nefrologia corresponde a área da medicina que se dedica ao diagnóstico e tratamento de doenças renais e do trato urinário.

Os rins são órgãos vitais do corpo, pois exercem funções de grande relevância para a nossa sobrevivência, como:

  • Regula os eletrólitos
  • Equilibra a pressão arterial
  • Promove o controle hídrico do corpo
  • Filtra as impurezas do sangue

Sendo assim, manter os rins em boas condições de funcionamento é essencial para uma vida saudável. E a Nefrologia é justamente a especialidade que se encarrega de fazer isso.

O que é um médico nefrologista?

Além de saber o que é Nefrologia, outra dúvida comum envolvendo esse assunto é sobre o que é um nefrologista. Basicamente, o nefrologista se refere ao profissional especializado em tratar as doenças do sistema urinário.

No Brasil, a formação em nefrologia requer nada menos que 10 anos de estudos. Ou seja, são 6 anos no curso de medicina, mais 2 anos de residência e mais 2 no estágio em nefrologia.

Quais doenças o médico nefrologista trata?

No geral, a principal doença que um médico nefrologista trata é a insuficiência renal, doença que compromete a função renal.

A insuficiência renal pode ocorrer de forma aguda ou crônica. Na forma aguda, os rins sofrem alguma lesão e param de funcionar por algum tempo. Enquanto isso, na forma crônica, a perda da função renal ocorre de maneira gradual, mas definitiva.

Além da insuficiência renal, o médico nefrologista também é responsável por diagnosticar e tratar outras doenças do sistema urinário, como:

  • Doença policística renal
  • Cálculo renal
  • Infecção urinária
  • Mudanças hidreletrolíticas
  • Hipertensão arterial
  • Glomerulonefrites entre outras

Que outras atividades o nefrologista executa?

Além de diagnosticar e tratar pacientes com as doenças citadas no tópico anterior, o nefrologista também exerce outras atribuições. Por exemplo, este profissional fica encarregado de cuidar de pacientes que passam a necessitar de hemodiálise ou então diálise peritonial.

Os cuidados com pacientes que realizaram transplante de rins também ficam sob responsabilidade do nefrologista. Ainda que o transplante seja feito pelo urologista, é o médico nefrologista que prescreve a cirurgia, bem como cuida do paciente transplantado.

No caso de transplantes renais, o paciente precisa usar medicamentos imunossupressores para evitar a rejeição ao novo órgão. Então, é o médico nefrologista que se encarrega de controlar a dosagem desses medicamentos e manter o rim funcionando bem.

Como pode ver, a nefrologia é uma especialidade que, embora trate doenças do trato urinário, tem como protagonista os cuidados com os rins. E cabe ao nefrologista se certificar de que o diagnostico, assim como o tratamentos nessa área sejam bem-sucedidos.

Agora que já sabe o que é Nefrologia e o que faz um médico nefrologista, deixe seu comentário e nos diga o que achou do assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: