O que prejudica os rins: fumo, drogas, álcool ou falta de água no organismo?

O que prejudica os rins: fumo, drogas, álcool ou falta de água no organismo?

O rim, assim como o coração e os pulmões, é um dos órgãos vitais do nosso corpo. Ou seja, qualquer problema envolvendo os rins tende a colocar a saúde, o bem-estar e até a vida em risco. Por isso, saber o que prejudica os rins é indispensável para quem deseja garantir mais qualidade de vida.

Quer garantir uma longa e saudável vida para os seus rins e, consequentemente, para você? Então continue lendo e descubra o que mais prejudica os rins!

Importância dos rins para a saúde do corpo

O rim é um órgão vital para o nosso organismo. Ele é responsável basicamente por filtrar as mais diversas impurezas do sangue, eliminando-as através da urina. Além disso, esse órgão também atua equilibrando a quantidade de água e sal do corpo.

Outra função bastante importante dos rins é a produção de renina e eritropoietina, responsáveis pelo controle da pressão e confecção de glóbulos brancos, respectivamente. Os rins têm ainda papel fundamental na ativação da vitamina D, essencial para a absorção de cálcios e manutenção dos ossos.

Deste modo, fica clara a necessidade de manter os rins saudáveis uma vez que eles apresentam tantos papeis essenciais para a manutenção da vida.

Saiba o que prejudica os rins

Os rins são parte fundamental do corpo, no entanto, alguns maus hábitos podem acabar danificando-os irreversivelmente. Nesses casos são necessárias intervenções médicas como a diálise ou até mesmo um transplante.

Para evitar passar por esses tipos de procedimentos o melhor a se fazer é conhecer e evitar o que prejudica os rins. Abaixo estão alguns dos hábitos que você deve mudar se quiser garantir uma boa qualidade de vida.

Ingerir álcool em grandes quantidades

A verdade é que, quando ingerido em pequenas quantidades, o álcool pode até auxiliar os rins. Inclusive, os profissionais costumam até indicar a ingestão de cerca de uma taça de vinho aos dias.

Porém, em excesso, o álcool pode levar a um quadro de hipertensão grave, que pode evoluir com o tempo e gerar problemas renais. Além disso, a ingestão de grandes doses também causa prejuízos ao fígado, que consequentemente resultará em danos nos rins.  

O que prejudica os rins – Fumar

No caso dos rins a atuação do fumo é tão ou mais grave do que em outras partes do corpo. Tanto que a Sociedade Americana de Nefrologia considera esse hábito a principal causa de doença renal terminal.

A explicação está no surgimento de pequenos bloqueios, as placas de gordura, que diminuem que diminuem o calibre dos tubos por onde circula o sangue. Além disso, fumar aumenta a pressão arterial e diminui a quantidade de sangue que chega ao órgão em questão.

Portanto, se você pretende manter os seus rins intactos e evitar tratamentos dolorosos e perigosos, fique longe do cigarro.

Utilizar drogas

A utilização de drogas traz inúmeros prejuízos para a saúde, no que diz respeito não apenas aos danos psicológicos, mas também físicos. Dentre os órgãos mais afetados estão os rins. Isso porque a insuficiência renal está diretamente relacionada ao acúmulo de toxinas no sangue.

Quando drogas são utilizadas os rins acabam ficando sobrecarregados e deixam de realizar a filtragem adequada. Com isso, substâncias prejudiciais advindas não apenas das drogas, mas também da própria alimentação deixam de ser eliminadas e comprometem a saúde do usuário.

Além disso, é importante ressaltar que até mesmo o uso indiscriminado de drogas farmacêuticas, como analgésicos, pode causar prejuízos aos rins.

O que prejudica os rins – Beber pouca água

Quando o assunto é sobre o que prejudica os rins a ingestão de uma quantidade insuficiente de água é um dos fatores que não pode ficar de fora. Esse hábito torna o sangue muito concentrado e o que reduz o fluxo para os rins, impedindo que ele realize sua função primordial que é a eliminação de toxinas. 

Portanto, para evitar a insuficiência renal, recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia. E não tente se iludir trocando-a por outras bebidas pois elas não funcionam, apenas água pura.

Além disso, uma boa forma de saber que está ingerindo a quantidade ideal é observar a cor de sua urina. De modo geral ela deve ser amarela clara, caso contrário é bastante provável que você esteja causando danos aos seus rins.

Afinal, qual hábito mais prejudica os rins?

A questão sobre o que mais prejudica os rins poderia ser respondida considerando o que dizem os especialistas sobre o assunto: O cigarro. No entanto, analisando mais profundamente, nota-se que embora esse seja um hábito bastante destrutivo, sozinho não costuma gerar os piores quadros.

Na verdade, o mais comum é que pessoas com insuficiência renal terminal acumulem inúmeros comportamentos que prejudicam esse órgão. Portanto, é importante que você, caso queira manter a sua saúde em dia, opte por levar uma vida longe do excesso das mais diversas drogas, além de manter um consumo adequado de água.

5 dicas para cuidar da saúde dos rins

Além de saber o que prejudica os rins é preciso entender quais hábitos adotar para cuidar deles. Alguns dos principais são: 

1.      Tenha uma alimentação equilibrada

Para proteger os rins de uma sobrecarga o ideal é manter uma dieta com menor quantidade de proteína. Além disso, recomenda-se ingerir alimentos ricos em vitaminas e fibras que auxiliam os rins a desenvolverem suas funções normais.

2.      Só tome analgésicos sob prescrição médica

Embora os analgésicos possam parecer uma solução fácil para as dores do dia-a-dia a longo prazo eles podem desencadear doenças renais.

3.      Diminua a quantidade de cafeína

O consumo excessivo de cafeína pode aumentar a pressão sanguínea provocando problemas renais graves.

4.      Controle seu peso

Indivíduos com Índice de massa corporal dentro dos parâmetros considerados saudáveis estão muito menos propensos a desenvolverem quaisquer tipos de doenças.

5.      Beba álcool com moderação

Beber a quantidade certa de álcool regularmente pode contribuir com o bom funcionamento dos seus rins. Portanto, uma dica de como conservá-los é tomar uma pequena dose todos os dias.

Agora você já sabe o que prejudica os rins! Portanto, coloque o que viu aqui em prática agora mesmo e garanta uma longa vida útil para os seus rins!

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: