Saúde da mulher: Importância, prevenção e que exames são vitais

Saúde da mulher: Importância, prevenção e que exames são vitais

O corpo feminino passa por muitas mudanças no decorrer da vida. E cada uma delas acaba impactando de alguma forma a saúde da mulher. Sendo assim, para manter seu bem-estar e qualidade de vida em dia é importante adotar hábitos saudáveis, fazer check-ups regularmente e tomar outras medidas que tenham como foco sua saúde.

Mas, quais seriam os exames vitais para a saúde da mulher? Por que é importante que a mulher cuide cada vez mais da sua saúde com o passar dos anos?

Para esclarecer estas, assim como outras questões sobre o assunto, elaboramos este guia que visa alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher. Confira!

Saúde da mulher: Qual a sua importância?

saúde da mulher

A saúde da mulher é um assunto que deve ser visto com grande importância. Isso porque são os cuidados que a mulher provém com a saúde do seu corpo que a previnem de doenças como AVC, Câncer, Hipertensão, Diabetes entre tantas outras.

Inclusive, as campanhas de conscientização sobre a saúde da mulher ainda são muito necessárias. Isso porque além do aspecto físico, a rotina cada vez mais corrida e atarefada da mulher moderna acaba tornando-a suscetível ao desenvolvimento de problemas que afetam sua saúde mental, como:

Além disso, contrariando o que muitas pensam, a saúde da mulher não se resume apenas aos tão falados exames de rotina.

Quando se fala em saúde da mulher estamos falando também do autocuidado que a mulher deve ter consigo mesma. De ter conhecimento sobre o próprio corpo. E de buscar um estilo de vida que ofereça uma maior qualidade de vida para si mesma.

Quais os problemas de saúde mais comuns em mulheres?

A importância dos cuidados com a saúde da mulher, assim como dos exames de rotina se torna evidente quando falamos sobre os problemas de saúde que mais acarretam este público. Entre as doenças mais comuns em mulheres, está o Câncer de mama que apesar de possuir tratamento de qualidade, ainda possui uma alta taxa de mortalidade no Brasil e no mundo.

Além disso, destaca-se também com uma taxa de mortalidade um pouco menor o Câncer de colo de útero e o Câncer de colorretal. Fora isso, as mulheres frequentemente são acometidas também por outros problemas de saúde considerados de menor gravidade, como Endometriose, ou então Infecção Urinária, Candidíase, Fibromialgia, Osteoporose entre outros.

Como prevenir problemas relacionados a saúde da mulher?

A maior parte das doenças que acometem a saúde da mulher podem ser prevenidas ou então diagnosticas precocemente. Para isso, é essencial realizar exames de rotina.

Os exames de rotina são exames básicos que devem ser feitos desde a adolescência até a terceira idade. Além disso, o estilo de vida influência muito na prevenção de problemas de saúde em mulheres.

Dessa forma, para realizar o diagnóstico precoce e até mesmo prevenir os diversos problemas de saúde que afetam este gênero, as mulheres devem ter os seguintes cuidados:

1.      Manter uma alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável, além de ajudar na recuperação, bem como na prevenção de doenças, é também uma forma da mulher ter mais qualidade de vida. Portanto, o ideal é que a mulher mantenha uma alimentação equilibrada e realize frequentemente atividades físicas.

2.      Utilizar preservativos

Além de prevenir a gravidez indesejada, o uso dos preservativos é importante para a proteção contra as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), como a AIDS, HPV, Herpes Genital, Gonorreia, Hepatite B, Hepatite C, Candidíase ou então Sífilis.

3.      Evitar o uso de bebidas alcoólicas e nicotina

O uso de bebidas alcoólicas e de nicotina é um fator de risco para o surgimento de diversas doenças em mulheres, como o Câncer de colo de útero e o Câncer de Mama. Além disso, estas substancias acabam colaborando para o surgimento de outros problemas na saúde.

4.      Realizar todos os exames de rotina

Os exames de rotina são importantes para o diagnostico precoce de muitas doenças, como o Câncer de Mama. Sendo assim, ao manter estes exames em dia, as chances de recuperação da doença são maiores. Além disso, para colaborar no diagnóstico precoce, a mulher deve ter ciência da importância do autoconhecimento sobre o seu corpo.

Quais exames são vitais na saúde da mulher?

saúde da mulher

No decorrer da vida, as mulheres passam por fases únicas e que influenciam diretamente a sua saúde, como o ciclo menstrual, a gravidez e a menopausa. Com isso, cada fase da vida possui as suas particularidades e, portanto, requer exames específicos para manter a saúde da mulher em dia.

·         Saúde da mulher dos 10 aos 15 anos

Esta é a fase onde ocorre a menstruação. E nela, recomenda-se que os pais levem a filha na primeira visita ao ginecologista. Dessa forma, o profissional poderá fazer uma avaliação e identificar possíveis alterações hormonais ou então problemas na formação do aparelho reprodutor. Além disso, essa primeira visita é importante para que a criança ou adolescente passa a ter ciência da importância dos autocuidados.

·         Saúde da mulher aos 20 anos

Aos 20 anos, a mulher se encontra em sua plenitude sexual, bem como reprodutiva. Por isso, recomenda-se que nesta fase se visite regularmente o ginecologista para checar como anda sua saúde reprodutiva. E também para realizar anualmente os exames Papanicolau e de Sangue.

Além disso, nesta idade a mulher já deve ser vacinada contra o HPV (Humam Papiloma Vírus), vírus responsável pelo câncer de colo de útero.

·         Saúde da mulher aos 30 anos

É nesta idade que a maior parte das mulheres decidem formar família e engravidar. Dessa forma, é necessário que a mulher realize exames de rotina específicos para tal momento como de colesterol, triglicerídeos, glicose, hormônios e de prevenção da osteoporose. Além disso, com 30 anos a mulher deve realizar o primeiro exame de Mamografia.

·         Saúde da mulher aos 40 anos

A partir dos 40 anos a mulher passa a sentir os primeiros sinais da Menopausa influenciando diretamente na saúde psicológica da mulher. E exigindo em muitos casos acompanhamento com psicólogo. Além disso, nesta fase é necessário realizar outros exames específicos como o Proctologico, Ultrassom Pélvico, Fundo de Olho e o exame de Densitometria Óssea.

·         Saúde da mulher acima dos 50 anos

Acima dos 50 anos é recomendado que a mulher realize um Check-Up completo no corpo, exame de sangue e de pressão. Além disso, a mulher deve ficar atenta aos sinais diferentes que o seu corpo apresentar e deve manter a vacinação contra a gripe e pneumonia em dia. Vale dizer que é justamente nesta fase onde a mulher passa a se preocupar mais com a saúde.

Agora que você já sabe quais são os cuidados necessários com a saúde da mulher, que tal dar o primeiro passo para uma vida saudável? Mantenha suas idas ao médico em dia, bem como não esqueça de adotar sempre hábitos saudáveis para um estilo de vida mais equilibrado e com saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: