Considerado o mal do século, a ansiedade é atualmente um problema que afeta mais de 18 milhões de brasileiros. E embora não seja um problema recente, ainda existem muitos mitos e verdades sobre a ansiedade que as pessoas desconhecem.
Sabendo disso, separamos nesse post alguns dos principais mitos e verdades envolvendo esse assunto. Quer saber quais eles? Então continue sua leitura e aproveite para esclarecer suas dúvidas conhecendo alguns mitos e verdades sobre a ansiedade. Confira!
A ansiedade não precisa de tratamento
Mito! Apesar de muitos acreditarem que a ansiedade não é um estado de alerta. Ou então que a mesma se resolve com o tempo, é importante reforçar que assim como qualquer outro problema físico ou mental, a ansiedade precisa sim de tratamento adequado.
Inclusive, o tratamento é indispensável para que a pessoa consiga amenizar ou mesmo eliminar os efeitos da ansiedade. E, assim, consiga obter uma melhor qualidade de vida.
A ansiedade não provoca efeitos físicos

Mito! Apesar de depender do grau do transtorno, este quadro é capaz sim de causar efeitos físicos. Entre os mais comuns estão a dificuldade para respirar, dores localizadas no corpo, tensão muscular, bem como o aumento dos batimentos cardíacos. Além disso, a ansiedade é capaz de causar sintomas nocivos no organismo, aumentando até mesmo o risco de infarto.
Os animais ajudam no tratamento da ansiedade
Verdade! Comprovadamente pela ciência, a companhia dos animais proporciona diversos benefícios aos seus tutores, incluindo a diminuição nos índices de ansiedade. Portanto, os animais e a sua alegria contagiante são capazes de ajudar muito no tratamento de pessoas com ansiedade e com outros transtornos psicológicos.
Mas, vale lembrar que nenhum fator substitui a necessidade de um tratamento médico. A presença de um animal na vida da pessoa com ansiedade servirá apenas como um complemento terapêutico.
Os remédios são a única forma de tratamento
Mito! A ansiedade, assim como qualquer outro problema psicológico, exige sim o tratamento com remédios controlados. No entanto, essa não é a única forma de tratamento. Além dos animais, as terapias com o psicólogo ou psiquiatra, bem como técnicas de respiração e outros métodos, quando aplicados em conjunto com os medicamentos, ajudam a tratar e a amenizar os efeitos da ansiedade.
Objetos, cheiros e lugares geram ansiedade
Verdade! Os objetos, cheiros ou então lugares específicos são capazes de gerar a ansiedade em pessoas que sofrem deste transtorno psicológico. Isso porque eles funcionam como gatilhos para a ocorrência de uma crise de ansiedade em decorrência de vivencias anteriores e individuais do indivíduo relacionadas ao objeto, cheiro e lugar em questão.
A ansiedade possui causas ambientais e hereditárias
Verdade! A ansiedade além de estar relacionada a diversos outros fatores, possui forte relação também com a hereditariedade, assim como com os fatores do meio ambiente. Isso significa que as informações genéticas, bem como fatores externos do ambiente, como a exposição ao chumbo, influenciam no surgimento da ansiedade servindo como desencadeadores do transtorno.
Fobia, ansiedade e estresse são a mesma coisa
Mito! Apesar de serem frequentemente confundidos, a fobia, ansiedade e estresse são quadros diferentes. Enquanto a fobia é definida como um medo extremo de algo, o estresse é definido como um momento onde a pessoa chega ao seu limite emocionalmente. Já a ansiedade é definida como uma vivência de medos, podendo levar até mesmo a morte.
Gostou de saber quais são os mitos e verdades sobre a ansiedade? Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo! Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais para que outras pessoas também possam se informar sobre a ansiedade!
You may also like
-
Como controlar a progressão da doença renal mesmo com histórico familiar dessa patologia?
-
Quem tem mais problemas renais: o homem ou a mulher? Saiba mais!
-
O que é Rim inflamado e como cuidar?
-
O que fazer quando o rim transplantando sofre rejeição?
-
Como o transplante renal pode tornar-se um recomeço na vida de alguém?