Mitos e Verdades Sobre a Ansiedade

Mitos e Verdades Sobre a Ansiedade

Considerado o mal do século, a ansiedade é atualmente um problema que afeta mais de 18 milhões de brasileiros. E embora não seja um problema recente, ainda existem muitos mitos e verdades sobre a ansiedade que as pessoas desconhecem.

Sabendo disso, separamos nesse post alguns dos principais mitos e verdades envolvendo esse assunto. Quer saber quais eles? Então continue sua leitura e aproveite para esclarecer suas dúvidas conhecendo alguns mitos e verdades sobre a ansiedade. Confira!

A ansiedade não precisa de tratamento

Mito! Apesar de muitos acreditarem que a ansiedade não é um estado de alerta. Ou então que a mesma se resolve com o tempo, é importante reforçar que assim como qualquer outro problema físico ou mental, a ansiedade precisa sim de tratamento adequado.

Inclusive, o tratamento é indispensável para que a pessoa consiga amenizar ou mesmo eliminar os efeitos da ansiedade. E, assim, consiga obter uma melhor qualidade de vida.

A ansiedade não provoca efeitos físicos

mitos e verdades sobre a ansiedade

Mito! Apesar de depender do grau do transtorno, este quadro é capaz sim de causar efeitos físicos. Entre os mais comuns estão a dificuldade para respirar, dores localizadas no corpo, tensão muscular, bem como o aumento dos batimentos cardíacos. Além disso, a ansiedade é capaz de causar sintomas nocivos no organismo, aumentando até mesmo o risco de infarto.

Os animais ajudam no tratamento da ansiedade

Verdade! Comprovadamente pela ciência, a companhia dos animais proporciona diversos benefícios aos seus tutores, incluindo a diminuição nos índices de ansiedade. Portanto, os animais e a sua alegria contagiante são capazes de ajudar muito no tratamento de pessoas com ansiedade e com outros transtornos psicológicos.

Mas, vale lembrar que nenhum fator substitui a necessidade de um tratamento médico. A presença de um animal na vida da pessoa com ansiedade servirá apenas como um complemento terapêutico.

Os remédios são a única forma de tratamento

Mito! A ansiedade, assim como qualquer outro problema psicológico, exige sim o tratamento com remédios controlados. No entanto, essa não é a única forma de tratamento. Além dos animais, as terapias com o psicólogo ou psiquiatra, bem como técnicas de respiração e outros métodos, quando aplicados em conjunto com os medicamentos, ajudam a tratar e a amenizar os efeitos da ansiedade.

Objetos, cheiros e lugares geram ansiedade

Verdade! Os objetos, cheiros ou então lugares específicos são capazes de gerar a ansiedade em pessoas que sofrem deste transtorno psicológico. Isso porque eles funcionam como gatilhos para a ocorrência de uma crise de ansiedade em decorrência de vivencias anteriores e individuais do indivíduo relacionadas ao objeto, cheiro e lugar em questão.

A ansiedade possui causas ambientais e hereditárias

Verdade! A ansiedade além de estar relacionada a diversos outros fatores, possui forte relação também com a hereditariedade, assim como com os fatores do meio ambiente. Isso significa que as informações genéticas, bem como fatores externos do ambiente, como a exposição ao chumbo, influenciam no surgimento da ansiedade servindo como desencadeadores do transtorno.

Fobia, ansiedade e estresse são a mesma coisa

Mito! Apesar de serem frequentemente confundidos, a fobia, ansiedade e estresse são quadros diferentes. Enquanto a fobia é definida como um medo extremo de algo, o estresse é definido como um momento onde a pessoa chega ao seu limite emocionalmente. Já a ansiedade é definida como uma vivência de medos, podendo levar até mesmo a morte.

Gostou de saber quais são os mitos e verdades sobre a ansiedade? Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo! Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais para que outras pessoas também possam se informar sobre a ansiedade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: