Como Conviver Com a Ansiedade em Tempos de Pandemia

Como Conviver Com a Ansiedade em Tempos de Pandemia

A Pandemia de Covid-19 pegou muita gente de surpresa, gerando mudanças que afetaram não apenas o aspecto físico, mais a saúde mental das pessoas. Tanto que, atualmente, o Brasil é considerado o maior país em número de pessoas ansiosas no mundo. Este dado serve como um alerta sobre a importância de saber lidar com a ansiedade em tempos de Pandemia.

E você, o que tem feito para evitar ou então amenizar a ansiedade em tempos de isolamento social? Para ajudar você nesse sentido, separamos nesse post algumas dicas para que consiga conviver com esse transtorno em tempos de Pandemia. Confira!

Como lidar com a ansiedade em tempos de Pandemia – Saiba filtrar as informações

Ficar ansioso com as informações a respeito da Pandemia é normal. Mas é preciso ter cuidado para que elas não agravem o seu nível de ansiedade.

Para isso, você não precisa ignorar as informações, mas sim filtra-las. Você pode reservar apenas um momento do dia para ter acesso as notícias, sejam elas boas ou então ruins, e o restante do dia tire para você.

ansiedade em tempos de pandemia

Além disso, tente não ficar muito tempo do seu dia focando apenas nesse tipo de informação. Do contrário, a incerteza aliada ao medo que o Covid-19 vem instaurando na sociedade, pode acabar agravando sua ansiedade. E levando você a desenvolver outros problemas de saúde, como fobias, depressão ou então pânico, por exemplo.

Cuide de você mesmo

Convivendo com a Pandemia há mais de 1 ano, é natural sentir aflição e mais ansiedade por conta do isolamento. Mas é preciso respeitar as medidas de segurança. Para fazer isso sem aumentar a sua ansiedade, procure cuidar de si mesmo em casa. Ou seja, em casa, tire um tempo para ler um livro, cuidar da sua estética, alimentação, estudos e se possível o trabalho.

Como lidar com a ansiedade em tempos de Pandemia – Arranje formas de se distrair

Arrumar formas para se entreter em casa durante a Pandemia, além de elevar o seu bem-estar, também ajuda muito a controlar a ansiedade, assim como o estresse. Para isso, você pode fazer aquilo que mais gosta, como ler livros, assistir lançamentos, ouvir músicas, dançar na sala de casa, se aventurar na cozinha, estudar assuntos do seu interesse ou então brincar com o pet.

O que não pode é ficar parado, apenas focando nos problemas. Existem diferentes formas de você passar seu tempo nessa Pandemia. Então escolha a atividades que mais lhe traga prazer e comece a colocar em prática!

Expresse os seus sentimentos

O aumento dos níveis de ansiedade está diretamente ligado aos sentimentos reprimidos, principalmente em tempos de Pandemia. Para evitar o aumento da ansiedade e aliviar o seu estresse, expressar os seus sentimentos também é um bom caminho. E isso pode ser feito por meio da escrita, da arte, em uma conversa com um amigo e por meio de atividades físicas.

Adote a teleterapia

Não é novidade que a terapia ajuda muito no tratamento da ansiedade, mas por conta da pandemia, o recomendado no momento é a teleterapia. A teleterapia é realizada por meio de uma chamada de vídeo onde o profissional conduz a conversa, assim como realiza orientações visando o controle da ansiedade especialmente durante este período pandêmico.

Como lidar com a ansiedade em tempos de Pandemia – Não fique sedentário

Comprovadamente pela ciência os exercícios físicos ajudam no tratamento da ansiedade, assim como na manutenção da qualidade de vida do ansioso. Portanto, realizar atividades em casa é outra forma de lidar com a ansiedade em tempos de pandemia. Para isso, você pode fazer alongamento, exercícios aeróbicos, aulas online de dança ou então de pilates.

Agora que você já sabe como lidar com a ansiedade em tempos de pandemia, lembre-se que neste momento fazer adaptações para manter a sua saúde mental em dia é fundamental!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: