Os rins possuem funções indispensáveis no nosso organismo, sendo as principais a função de filtrar o sangue para controlar a quantidade de sódio e água no corpo, assim como eliminar substancias toxicas e controlar pressão arterial. No entanto, todas estas funções são prejudicadas quando ocorre a inflamação nos rins. Você sabe o que é rim inflamado?
Se a resposta for não, então continue lendo e veja também abaixo como cuidar da inflamação nos rins. Confira.
Rim inflamado: o que é?
Conhecida também como Nefrite, a inflamação do rim consiste em uma inflamação que afeta os túbulos renais ou então os tecidos que circundam os rins. Esse quadro prejudica a sua capacidade de filtrar e excretar substancias nocivas pela urina.
A Nefrite pode ser definida ainda como aguda ou crônica, dependendo da taxa de revelação. Se diagnosticada precocemente, a inflamação dos rins aguda geralmente pode ser tratada com antibióticos. Já a nefrite crônica possui um tratamento mais longo e pode levar rapidamente a insuficiência renal.
Causas da inflamação nos rins

Basicamente, existem vários fatores que podem causar inflamação nos rins. Entre os principais, estão:
- Infecções bacterianas, por vírus ou então devido a ação de outros agentes.
- Consumo de medicamentos em excesso: antibióticos, analgésicos, diuréticos, anti-inflamatórios não esteroides entre outros.
- Exposição a toxinas como chumpo, lítio, ácido aristolóquico ou então cádmio.
Alem disso, as pessoas que sofrem de câncer, diabetes e HIV correm mais risco de ter uma inflamação nos rins.
Conheça os sintomas do rim inflamado
Alem de saber o que é rim inflamado é essencial conhecer os seus sintomas, pois assim as chances de obter um diagnóstico precoce e, consequentemente, um tratamento adequado são maiores. Entre os principais sintomas de inflamação nos rins, estão:
- Diminuição da urina;
- Urina avermelhada;
- Suor em excesso;
- Espuma na urina;
- Inchaço dos olhos e pernas;
- Aumento da pressão arterial
- Presença de sangue na urina.
Vale lembrar ainda que o caso de nefrite pode evoluir muito rápido de uma condição leve para uma condição gravíssima, comprometendo assim a função dos rins.
Diagnostico da inflamação nos rins
Geralmente a inflamação nos rins é diagnostica por meio de exames de rotina, como os citados abaixo:
- Exame da urina
- Teste do medidor de óleo
- Taxa de filtragem glomerular
- Teste de pressão sanguínea
Alem disso, em alguns casos pode-se descobrir a causa da nefrite por meio de exames mais específicos como o ultrassom, tomografia, ressonância ou então biopsia dos rins.
Entenda como cuidar do rim inflamado
Sabendo o que é rim inflamado, bem como conhecendo os seus sintomas e diagnóstico, fica mais fácil saber como cuidar do rim inflamado. Para isso, deve-se conhecer primeiramente o tipo de Nefrite para assim realizar o tratamento correto.
Mas, no geral, o tratamento contra o rim inflamado consiste no controle das infecções associadas e também na retirada de sintomas. Entre os tratamentos utilizados no tratamento da nefrite, os mais comuns são:
- Antibióticoterapia, onde se utiliza medicamentos para tratar infecções que podem levar a nefrite aguda e, consequentemente, a insuficiência renal;
- Diuréticos para aliviar os sintomas do edema;
- Angiotensin-convertendo inibidores (ACE) de enzima ou então construtores de receptor do Angisostensin (ARBs) para controlar a hipertensão;
- Dieta com baixa taxa de sódio, ou seja, retirada do sal.
Além disso, vale ressaltar que existe o exame de Creatinina. Este é um exame utilizado para analisar o estado do rim. O exame de Creatinina é barato e simples de fazer. Por isso, recomenda-se que todos o façam anualmente.
Agora você já sabe o que é rim inflamado e como cuidar! Lembre-se que ao menor sinal de problemas nos rins, você deve imediatamente procurar ajuda médica. Se cuide!
You may also like
-
Como controlar a progressão da doença renal mesmo com histórico familiar dessa patologia?
-
Quem tem mais problemas renais: o homem ou a mulher? Saiba mais!
-
Mitos e Verdades Sobre a Ansiedade
-
O que fazer quando o rim transplantando sofre rejeição?
-
Como o transplante renal pode tornar-se um recomeço na vida de alguém?
Good information. Lucky me I came across your website by chance (stumbleupon).
I’ve book marked it for later!