mudanças no corpo feminino na adolescência.jpg1

Conheça as mudanças no corpo feminino na adolescência

A adolescência é marcada pela ação de vários hormônios, assim como outros elementos que provocam diversas mudanças, tanto na parte física, quanto no aspecto psicológico das meninas. Mas afinal de contas, quais seriam essas mudanças no corpo feminino na adolescência?

Que alterações o corpo assim como a mente sofrem e como elas impactam na vida adulta ou mesmo na qualidade de vida de uma adolescente? É exatamente sobre isso que falaremos nesse post

Por isso, continue sua leitura e descubra quais mudanças o corpo feminino sofre durante a adolescência.

Mudanças no corpo feminino na adolescência – O início da puberdade

As mudanças no corpo feminino na adolescência se iniciam com o surgimento da puberdade, por volta dos 8 e 10 anos de idade. Nesta fase o hipotálamo, responsável pela produção de hormônios, em conjunto com outras glândulas do corpo começa a liberar os seguintes hormônios característicos da puberdade na mulher:

  • GnRH;
  • LH;
  • FSH.

O Gonadotrofina (GnRH) é responsável pela secreção dos hormônios LH (Luteinizante) e FSH (folículo estimulantes). Estes por sua vez, são responsáveis por estimular o ovário a produzir os hormônios Progesterona e Estrogênio.  Por meio destes hormônios, surge o primeiro sinal da puberdade, que são as mamas.

Contudo, as mudanças não param por aí….

Surgimento de acne

mudanças no corpo feminino na adolesência

Entre os hormônios que iniciam a sua produção com a puberdade, está a testosterona. Diferentemente do que muita gente imagina, não são apenas os homens que produzem este hormônio. As mulheres também o produzem, só que em menor quantidade.

O hormônio testosterona é o principal responsável pelo estímulo das glândulas sebáceas que possuem como função secretar a gordura natural da pele.

O sebo produzido pelas glândulas sebáceas se acumula nos poros da pele e serve de alimento para as inúmeras bactérias que vivem ali. Dessa forma, ocorre a formação de uma inflamação na pele com pus, a famosa e temida espinha. Alem das espinhas, a testosterona provoca também o crescimento de pelos nas axilas, pernas e na região da vagina.

Ciclo menstrual

Entre as mudanças no corpo feminino na adolescência, o ciclo menstrual é o mais marcante. Isso porquê no momento que a mulher menstrua, ela deixa de ser uma criança e passa a se tornar uma mulher.

Porém, nem sempre a menina esta preparada para as mudanças que vêm junto com o ciclo menstrual como as mudanças de humor, se tornando em alguns casos uma fase dramática.

Fora isso, nos dois primeiros anos desta fase, o ciclo menstrual costuma ser bem irregular. Dessa forma, é normal períodos com frequência e fluxo variados. Alem disso, com o início da puberdade e a posterior menstruação, ocorre também o surgimento dos hormônios sexuais:

  • Estrogênio: responsável pelas características sexuais secundarias, como o aumento dos seios e também o controle da ovulação.
  • Progesterona:  Em conjunto com o estrogênio a progesterona atua no ciclo menstrual, de modo a preparar o útero para o recebimento do embrião.

Além disso, estes hormônios atuam também na ativação das glândulas sudoríparas, responsáveis por produzir suor.

A Voz também é uma das mudanças no corpo feminino na adolescência

Alem de ser responsável pelo surgimento das temidas espinhas na adolescência, o hormônio testosterona também provoca alterações na voz da menina na adolescência.

Essa alteração na voz ocorre por conta do aumento em torno de 4 milímetros da cartilagem da laringe, onde fica localizado as pregas vogais.

 Dessa forma, a ação da testosterona na laringe, mais precisamente nas cordas vocais acaba deixando a voz da menina menos aguda.

Corpo

Na lista de mudanças no corpo feminino na adolescência, a alteração dos contornos do corpo é a mudança que geralmente todos ao redor costumam notar. A alteração na forma física da menina na adolescência, se dá principalmente por conta do hormônio estrogênio.

Na presença deste hormônio, as células do tecido adiposo de multiplicam e crescem na região das coxas, das nadegas e da barriga, aumentando assim o contorno dos mesmos. Vale dizer ainda que o local onde a gordura se acumula no corpo, varia de acordo com o biótipo de cada menina

Alem destas mudanças no corpo feminino na adolescência, nesta fase os hormônios sexuais em conjunto com o GH (hormônio do crescimento), aceleram a velocidade de crescimento da menina antes da primeira menstruacao. E após, diminuem o ritmo de crescimento.

Agora você já conhece as mudanças no corpo feminino na adolescência! Lembre-se que estas mudanças provocam efeitos tanto físicos quanto psicológicos, então não hesite em procurar ajuda médica!

2 thoughts on “Conheça as mudanças no corpo feminino na adolescência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: