saúde da mulher

Saúde da mulher: Quais os 7 cuidados que a mulher deve ter com sua saúde?

Ao longo da vida, as mulheres passam por diversas situações no dia a dia que acabam afetando diretamente a sua saúde física e mental. Por isso, independentemente da idade, a saúde da mulher é um aspecto que precisa de cuidados constantes.

Não é à toa que, segundo dados do Ministério da Saúde, as mulheres buscam sempre cuidar mais da sua saúde se comparado aos homens. Prova disso está em sua expectativa de vida, que é de 78,6 anos, enquanto a dos homens é de 71,3 anos.

Mas, quais seriam os cuidados primordiais que uma mulher precisa ter com a sua saúde em geral? É exatamente sobre isso que falaremos nesse post.

Portanto, continue sua leitura e descubra quais são os 7 cuidados relacionados a saúde da mulher que são considerados indispensáveis para a manutenção do bem-estar e qualidade de vida nos dias  de hoje. Confira!

1.      Cuidados com a saúde da mulher – Ter um estilo de vida saudável

O estilo de vida influencia diretamente na saúde da mulher, tanto para o bem quanto para o mal. Para que essa balança pese para o lado positivo, é importante que as mulheres procurem manter uma alimentação equilibrada e aliar isto com a prática de exercícios físicos. 

Além de melhorar a parte estética e diminuir o risco de doenças, um estilo de vida saudável resulta também no aumento do bem estar mental.

2.      Cuidar da saúde psicológica

Por questões relacionadas ao gênero, as mulheres tem maior propensão a desenvolver transtornos psicológicos como ansiedade ou depressão, por exemplo. Por isso, é fundamental que as mulheres passem a cuidar melhor da sua saúde mental.

Aliás, este é um cuidado que deve ser mantido por toda a vida. Principalmente na terceira idade, onde o isolamento social e as perturbações emocionais são maiores.

3.      Realizar exames de rastreamento é um cuidado importante envolvendo a saúde da mulher

saúde da mulher

Os exames de rastreamento são fundamentais, pois identificam doenças graves como o câncer de colo de útero e o câncer de mama.

Felizmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece às mulheres todos os exames de rastreamento necessários para manter a saúde em dia. Portanto, este é um cuidado indispensável e de extrema relevância que a mulher deve ter.

4.      Cuidado com o peso

Outro cuidado importante envolvendo a saúde da mulher, é o cuidado que se deve ter com o peso. E não estamos falando aqui de estética, mas de saúde, já que o excesso de peso pode provocar doenças como hipertensão, diabetes, AVC entre outros problemas de saúde.

Por isso, toda mulher precisa ficar atenta ao seu peso e manter os cuidados necessários neste quesito, como manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente.

5.      Escolher o melhor método contraceptivo também é um cuidado a saúde da mulher

Conhecendo o seu corpo, a mulher deve tomar outro cuidado importante, que é escolher os métodos contraceptivos mais adequados para sí.

Para prevenir a gravidez indesejada, a mulher deve optar pelo melhor método que mais lhe agrada, como DIU de cobre, anel vaginal, adesivos, injetáveis, diafragma entre outros.

No caso do preservativo (camisinha), o seu uso é importante não só para evitar a gravidez indesejada ou precoce, mas também para prevenir as IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

6.      Dar atenção especial a menopausa

Apesar de ser uma fase natural em mulheres entre 40 e 50 anos, a menopausa causa alguns problemas que afetam o bem-estar feminino, como ondas de calor, alteração do sono e libido, mudança de humor e até mesmo atrofia dos órgãos genitais.

Além disso, muitas mulheres não conseguem lidar tão bem com esta fase, causando até mesmo problemas psicológicos.

Então, chegando nesta fase, a mulher deve obrigatoriamente buscar o acompanhamento de um ginecologista para que a sua saúde seja mantida em dia.

7.  Pedir ajuda em caso de violência

A violência contra as mulheres é um problema que vem crescendo no Brasil e em outros lugares do mundo.

Dentre as sequelas deixadas pelo agressor, estão o pânico, baixa autoestima, ansiedade, angustia, fragilidade emocional e culpa. E por se se sentirem culpadas ou por medo, muitas mulheres acabam não denunciando o agressor.  Mas, é importante dizer que a denúncia precisa seja feita nesses casos. Somente assim, a mulher terá como se libertar dessa onda de torturas e o agressor sofrerá as consequências legais cabíveis.

Gostou do post sobre a saúde da mulher? Então siga estas dicas e cuide da sua saúde em qualquer idade e momento da vida!

2 thoughts on “Saúde da mulher: Quais os 7 cuidados que a mulher deve ter com sua saúde?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: