importância da Tireoide

Conheça a importância da Tireoide

A Tireóide é uma pequena glândula presente em nosso corpo que está diretamente relacionada a várias funções no organismo. No entanto, muitos não sabem qual é a verdadeira importância da tireoide para nossa saúde.

Se você é uma destas pessoas, então continue lendo esse post e veja a seguir tudo o que precisa saber sobre a tireoide. Desde o que é esta glândula, até sua localização, bem como importância para o organismo e muito mais. Confira!

O que é a glândula tireoide e onde se localiza?

A tireoide é uma pequena glândula que possui o formato de uma borboleta e que fica localizada no pescoço, mais precisamente abaixo do pomo de Adão.

importância da Tireoide

Sua função principal é a de produzir dois importantes hormônios para o nosso corpo, o T3 (Tri-iodotironina) e o T4 (Tiroxina). 

Veja também:

Qual sua importância da tireoide?

A importância da tireoide para o bom funcionamento do nosso corpo é inquestionável, pois os hormônios produzidos por ela e que são transportados por meio do sangue para as células do corpo inteiro, proporcionam diversos benefícios no organismo. Alguns dos benefícios que os hormônios T3 e T4 oferecem são:

  • Melhor funcionamento do cérebro, de forma a aumentar o ânimo e disposição;
  • Aumento da temperatura corporal e da queima de energia;
  • Melhor aspecto do cabelo e também da pele;
  • Interferem nas funções reprodutivas;
  • Melhoram a função do coração;
  • Agilizam os processos de digestão.

Além disso, a tireoide é responsável pelo bom regulamento de outros órgãos, como os rins e o fígado. Dada a importância da tireoide, vale dizer que é indispensável manter esta glândula em perfeito estado para assim garantir o equilíbrio e a harmonia no organismo.

Quais alterações podem ocorrer na tireoide

A glândula tireoide pode tanto funcionar de forma excessiva quanto de maneira reduzida. E quando um desses dois casos ocorre, é essencial ficar atento bem como procurar ajuda médica para um diagnóstico mais preciso e, se for o caso, definir a melhor abordagem terapêutica para o problema. 

Quando a tireoide funciona de maneira excessiva, ocorre um aumento na produção dos hormônios T3 e T4, sendo este quadro chamado de Hipertireoidismo. Por outro lado, quando a tireoide funciona de forma reduzida, ocorre a Hipotireoidismo, sendo este o caso mais prevalente na população.

Além do aumento ou então diminuição do T3 e T4, pode ocorrer ainda uma alteração na anatomia da tireoide, conhecido como Bócio. O bócio é caracterizado como o aumento da glândula onde ocorre a formação de nódulos que geralmente são benignos.  Já as causas responsáveis pelas alterações na tireoide são doenças autoimunes, assim como o ganho ou a perda de peso.

Veja fatos sobre a tireoide que você deve saber

Existem alguns fatos curiosos assim como importantes sobre a tireoide que quase ninguém sabe. Abaixo, separamos alguns dos principais, veja:

  1. Com o teste do pezinho, exame realizado em crianças recém nascidas, é possível diagnosticar o Hipotireoidismo congênito.
  2. Quando não diagnosticado e consequentemente não tratado, o Hipotireoidismo pode gerar complicações na gestação, bem como no feto.
  3. Por causar problemas no feto, o ideal é realizar o exame da tireoide já no primeiro trimestre da gestação.
  4. Se não for tratado da forma correta, o Hipotireoidismo pode atrapalhar o rendimento escolar das crianças.
  5. O Bócio é uma alteração da tireoide muito frequente, estando presente em metade da população.

Agora você já conhece a importância da tireoide! Lembre-se que o bom funcionamento da tireoide está diretamente ligado à sua saúde. Portanto, procure manter os exames em dia e se cuide!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: