05 de agosto – Dia nacional da saúde

O Dia da Saúde é uma data comemorativa nacional que acontece em 5 de agosto. A data foi oficializada em 9 de novembro de 1967, por meio do Decreto-Lei nº 5.352. O dia é também o aniversário do Oswaldo Cruz, médico brasileiro escolhido como homenageado da data.

Mas você sabe por que a data foi criada? Ou quem foi o Oswaldo Cruz? Vou contar abaixo. Além disso, deixo algumas sugestões sobre como você pode comemorar esse dia.

Quem foi Oswaldo Cruz

Oswaldo Cruz foi médico, epidemiologista, sanitarista e bacteriologista paulistano. Nasceu em São Luiz do Paraitinga, em 1872, e tornou-se médico em 1887, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Depois de estagiar na Europa, voltou ao Brasil e passou a combater o surto de peste bubônica.

Oswaldo Cruz organizou campanhas de saneamento, com o objetivo de alertar e combater as doenças emergentes no Brasil da época. Por isso, foi o protagonista da Revolta da Vacina, um motim popular que aconteceu em 1904, em oposição à lei que determinava a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola.

O trabalho de Oswaldo Cruz ao longo de sua vida foi de extrema importância para a modernização da saúde no Brasil. Por isso, o Dia da Saúde é também uma homenagem a um dos médicos mais importantes que nasceram em solo brasileiro.

Objetivo do Dia da Saúde

A data foi criada para conscientizar a população sobre a importância de ter uma vida saudável. O objetivo é demonstrar anualmente, todos os cuidados que devemos ter com o corpo e a mente para buscar um equilíbrio entre os dois e garantir uma vida plena.

Para você ter uma ideia, 20% dos brasileiros adultos são sedentários. Muitos desses, provavelmente não compreendem a importância de práticas saudáveis para prolongar a vida. Por isso, o Dia da Saúde foi um grande passo rumo à conscientização da população brasileira.

Ao longo dos dias que antecedem o Dia da Saúde, muitos órgãos governamentais e não governamentais realizam campanhas relacionadas à saúde. Essas organizações querem demonstrar a importância de estarmos sempre preocupados com ela. Porque saúde não se trata apenas da ausência de doenças, mas da manifestação de uma autêntica qualidade de vida.

Como comemorar o Dia da Saúde?

O Dia da Saúde é um excelente motivo para adotarmos hábitos cada vez mais saudáveis para nossa vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde, é fundamental praticar exercícios diariamente por, no mínimo, 30 minutos. Quantos brasileiros seguem esse conselho?

Por meio de uma boa alimentação, práticas de atividades físicas e momentos de lazer e descanso, prolongamos nossa vida e garantimos muito mais bem-estar. Além disso, a realização frequente de check-ups faz com que sempre possamos entender nosso corpo e perceber como anda nossa saúde.

Por isso, comemore o Dia da Saúde com muita qualidade de vida para poder aproveitar mais! Essa data serve para nos alertar que saúde é o que realmente importa. Ser mais saudável deve ser uma meta, para que a cada ano nós possamos estar mais conectados às boas práticas de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: