O coração e os rins são órgãos interligados por vasos sanguíneos em comum. Dessa forma, um é dependente do outro, tudo que causar problemas no coração, pode também podem vir a afetar os rins.
Daí a importância de estar atento a tudo que se refere à saúde do órgão cardíaco, em especial em combater a hipertensão, que é um aumento da pressão arterial, para que a parte renal esteja sempre em bom funcionamento.
Vejamos mais sobre como a hipertensão pode causar insuficiência renal e como prevenir este problema para que algo mais grave não ocorra.
Hipertensão arterial: o que é e como ela pode afetar a saúde dos rins
A pressão arterial é o bombeamento do sangue nas paredes das artérias. Para que isso aconteça, é preciso uma força para impulsionar o sangue, o que é feito através das contrações do coração. É nesse processo que o corpo é oxigenado.
A hipertensão, mais conhecida como “pressão alta”, é a condição que ocorre quando há um estreitamento dos vasos sanguíneos, forçando o coração a bater mais e com mais força, gerando um sobrecarga nas paredes das artérias.
Os rins fazem parte do sistema circulatório, e quando há danos aos vasos sanguíneos, os néfrons, que são partes dos rins que têm a função de filtragem, passam a não receber oxigênio suficiente e nutrientes.
Caso um indivíduo tenha repetidos episódios de pressão alta, com o tempo, as veias ao redor dos rins vão se danificando, estreitando-se e enfraquecendo.
Quando chega a esse ponto, as artérias não são mais capazes de gerar sangue suficiente para os rins, que ficam incapazes de filtrar as impurezas, de regular os hormônios do corpo, os ácidos e os sais tão importantes para o equilíbrio geral do organismo.
Os danos causados aos rins nos fazem perder a capacidade de regular a pressão arterial
Os rins fabricam um tipo de hormônio chamado Aldosterona. Esse hormônio ajuda a regular a pressão do sangue para que tudo trabalhe normalmente. Rins danificados e pressão irregular, causam uma falência nos vasos, que são bloqueados, impedindo o fluxo normal. O que faz os rins pararem de funcionar com o tempo.
Que tipos de problemas renais são causados pela pressão alta?
O indivíduo pode passar a ter uma série de enfermidades renais, como:
- Glomerulonefrites, ou simplesmente nefrite, uma enfermidade que causa inflamação nos filtros dos rins;
- Doença policística dos rins, uma condição genética, na qual há presença de grandes cistos dentro dos rins que os vão destruindo;
- Estenose da artéria renal é um estreitamento nas artérias que transportam o sangue aos rins;
- Assim como a hipertensão pode causar doenças nos rins, a insuficiência renal pode causar episódios de hipertensão;
- Retenção de líquidos em excesso, processo que libera substâncias tóxicas para os rins;
- Paralisação dos rins.
Como prevenir e tratar os problemas de hipertensão para evitar a insuficiência renal
Muitas doenças renais podem ser tratadas com sucesso, diminuindo as chances de ter hipertensão arterial. A angioplastia pode ser um dos tratamentos para corrigir a estenose das artérias, por exemplo.
Dicas para prevenir hipertensão:
- A prática de exercícios diários, pelo menos 20 minutos por dia, três vezes por semana;
- Evitar comida muito salgada e gordurosa, bem como frituras e excesso de doces;
- Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Se puder evitá-las completamente, melhor será a sua saúde de um modo geral;
- Abolir o fumo, pois é um grande vilão da pressão arterial;
- Evitar ao máximo o estresse, pois é um grande causador de diversas doenças, inclusive as do coração;
- Ingerir bastante água, pois ajuda na limpeza dos rins;
- Ao iniciar tratamentos, não os interrompa sem indicação do seu médico.
Tudo o que causa problemas no coração também afetará os rins, por isso que a hipertensão é tão nociva para esses órgãos. Dessa forma, cuidando da alimentação, evitando sedentarismo, fumo e álcool, bem como praticar exercícios e fazer check-ups anuais, você estará sempre em dia e de bem com a sua saúde, incluindo a renal e cardíaca.
E então, o texto fez diferença em auxiliar você nos cuidados com sua pressão arterial e saúde renal? Deixe-nos o seu comentário!
Fonte: