Transplante renal: quais os cuidados que o paciente deve ter com a alimentação?

O transplante renal é uma opção para a pessoa que sofre de insuficiência renal crônica. Condição patológica na qual, conforme o Ministério da Saúde, os rins perdem a capacidade de desempenhar funções básicas, como a eliminação de resíduos e líquidos no organismo, o que afeta significativamente a qualidade de vida do portador.

Uma vez realizado o transplante renal, o paciente deve ter alguns cuidados com a alimentação. No texto de hoje, apontamos quais são esses cuidados, segundo os principais estudiosos da área. Acompanhe!

Manter uma dieta rica e equilibrada é fundamental

Uma dieta rica e equilibrada contribui não só para acelerar a recuperação de quem passou por um processo de transplante renal, mas também evita o aumento do peso.

De acordo com alguns pesquisadores, após o processo cirúrgico é comum o aumento de apetite por parte das pessoas transplantadas. Isso ocorre, afirmam, devido aos efeitos dos medicamentos consumidos, como os imunossupressores, e à sensação de liberdade e bem-estar.

Afinal, o rim transplantado garante ao paciente um melhoramento significativo em sua qualidade de vida, o que pode fazer com que ele tenha o desejo de apreciar pratos variados.

O ideal é consumir frutas, verduras e cereais como trigo, entre outros alimentos saudáveis. A verdura precisa ser bem lavada antes do consumo, assim como os frutos.

Alimentos com excesso de sal e açúcar

Os especialistas também recomendam ponderar o uso de sal e açúcar em alimentos. O sal e o açúcar em excesso podem aumentar o risco de surgimento de doenças como hipertensão e diabetes.

O transplantado, ressalte-se, passa a utilizar imunossupressores para fortalecer o seu sistema imunológico, protegendo-o assim de doenças que agem contra o organismo, deixando-o vulnerável.

Assim, evitar o consumo de alimentos com excesso de sal e açúcar contribui, de maneira geral, para evitar o surgimento das doenças citadas. Vale dizer que isso inclui evitar o consumo de alimentos enlatados e industrializados, pois geralmente possuem um alto teor de sal e açúcar.

Além disso, os especialistas sugerem evitar o consumo de temperos prontos ou comidas com excesso de tempero. O adequado é sempre ponderar.

Alimentos com excesso de gordura

Alimentos com alto teor de gordura podem contribuir para o aumento do colesterol, prejudicando a adequada circulação sanguínea. Assim, é também recomendado evitar alimentos com alto teor de gordura, como: carne gorda, óleo e manteiga. O ideal é trocá-los por alimentos saudáveis, como azeite e carne magra.

Ingestão de líquidos

Os líquidos devem fazer parte da dieta do transplantado. É importante consumir no mínimo 2 litros de líquidos por dia, preferencialmente suco natural e água. Os líquidos contribuem para a limpeza do organismo, evitando assim o aparecimento de problemas de saúde em geral, como dores de cabeça, asma, alergia, problemas na pele, aumento do peso e obstipação.

Sugere-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Como vimos, o transplantado precisar tomar alguns cuidados com a alimentação, tanto com relação à ingestão de refeição sólida como líquido. Observá-los em seu dia a dia pode garantir uma recuperação rápida e uma melhor qualidade de vida.

Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim! Por que não aproveita o momento para ler outro de nossos conteúdos? Boa leitura!

4 thoughts on “Transplante renal: quais os cuidados que o paciente deve ter com a alimentação?

  1. An impressive share, I just given this onto a colleague who was doing a little analysis on this. And he in fact bought me breakfast because I found it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the treat! But yeah Thnkx for spending the time to discuss this, I feel strongly about it and love reading more on this topic. If possible, as you become expertise, would you mind updating your blog with more details? It is highly helpful for me. Big thumb up for this blog post! Eirena Rik Maxi

  2. I feel that is among the so much important info for me. And i am glad reading your article. But wanna remark on some general issues, The web site style is ideal, the articles is in reality excellent : D. Just right job, cheers| Romy Lindsey Laufer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: