Rins: por que eles são tão importantes para o nosso corpo?

De todos os órgãos humanos, um dos mais importantes é o rim. Trata-se de um órgão com o formato de feijão, que está localizado na coluna lombar. São dois rins, que pesam aproximadamente 200g. Mas, o que torna os rins tão importantes? Compreenda agora as principais funções dos rins.

1. Eliminação de toxinas

Nosso corpo tem um metabolismo constante. É através disso que toxinas e dejetos são eliminados, como creatinina, ácido úrico, uréia entre outras coisas. Se esta função estiver prejudicada, pode ter a eliminação de substâncias importantes para o organismo.

2. Mantêm o equilíbrio hídrico

Para que o nosso corpo funcione corretamente, é necessário que as substâncias estejam em quantidades equilibradas no organismo. Os rins contribuem para isso, eliminando o excesso de sais, eletrólitos e água. Isso evita que apareçam inchaços, o que pode causar uma elevação na pressão arterial.

3. Atuação na produção de hormônios

É através dos rins que alguns hormônios são desenvolvidos no nosso corpo. A eritropoetina, por exemplo, atua na formação de glóbulos vermelhos. Outra substância que é produzida a partir dos rins é a vitamina D, essencial para o fortalecimento dos ossos através da absorção de cálcio.

Tudo isso é fundamental para ter saúde e realizar as atividades do dia a dia. E um dos motivos que tornam os rins tão importantes é que a doença renal é silenciosa no geral, ainda que seja grande o número de ações que são reguladas pelos rins. Porém, em alguns casos, alguns sintomas podem ser apresentados.

Entre os sinais que podemos destacar estão o aumento da pressão arterial, urina com sangue, com espuma, eliminação de urina clara, edemas e anemia. Caso a doença esteja em estágio avançado, podemos observar a perda de apetite e memória, perda de concentração, tremores e outros.

O médico indicado para tratar de doenças nos rins chama-se nefrologista. Entre as formas de avaliar se o órgão está em bom funcionamento existem o exame de sangue e o exame de urina.

Como cuidar bem do seu rim

Porém, em meio a tudo isso, existem algumas práticas que podem ser realizadas diariamente para manter uma boa saúde dos rins. Para começar, diminua a quantidade de sal nos alimentos. O limite diário é de cinco a seis gramas, logo, observe isso. Até mesmo os produtos industrializados doces contém sódio, então é importante ter essa noção na hora de se alimentar.

Beber água constantemente é importante, assim como manter uma alimentação saudável. A prática de exercícios físicos também é essencial para manter seu organismo em bom funcionamento. Evite fumar e se mantenha em um peso constante, evitando oscilações. E sempre faça a medição da sua pressão arterial, que traz um grande indício de como está a sua saúde.

Manter os seus rins saudáveis é importante, e depende dos seus hábitos diários, assim como da realização de exames constantes. Assim, mesmo que apareça algum problema, é possível resolver sem maiores alterações.

Se você deseja ter mais informações sobre a saúde dos rins e como mantê-los saudáveis, acompanhe o nosso portal. Sempre tem conteúdo interessante e pode mudar a sua visão de como ter um rim e um organismo saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: