Como reduzir o estresse e a ansiedade e ter maior qualidade de vida?

Quem nunca ficou dias sem conseguir comer ou mau dormindo só por causa daquele TCC no final do semestre? E aquele famoso branco que dá na hora da prova mesmo depois de você ter passado horas estudando?

Você já deixou de dormir por causa de alguma preocupação no trabalho?

Preocupações pequenas como essas, são as coisas que mais afetam o nosso cérebro ao longo da vida, podendo virar diversas vezes até mesmo, uma doença.

Essas doenças são causadas devido a todo o estresse que somos expostos no nosso dia a dia. Sem contar os sintomas físicos causados pela ansiedade, como:

  • Falta de ar;
  • Boca seca;
  • Taquicardia;
  • Sudorese;

E fora esses sintomas físicos, a ansiedade que anda de mãos dadas com todo esse estresse, ainda causa sintomas psicológicos, como:

  • Tristeza;
  • Irritabilidade;
  • Insônia;
  • Insegurança.

Em uma estimativa, foi avaliado que no Brasil, pelo menos 23% da população sofre com algum distúrbio de ansiedade ao longo da vida.

Se você faz parte desse grupo e já passou por alguma ou todas as situações que nós citamos lá no começo, então veio ao lugar certo.

Hoje nós vamos te contar como você pode reduzir o estresse e a ansiedade e ter uma maior qualidade de vida.

Organize o seu dia de um jeito que sempre sobre tempo para você

No mundo em que vivemos hoje, cheio de tecnologia e com uma rotina extremamente agitada é muito bom que nos esqueçamos da maior prioridade de todas: cuidar de você mesmo.

Quando você consegue reservar um espaço para você e descansar sua mente de todas as demais preocupações, não importa o quão complicada seja a tarefa que você tenha para fazer, ela será feita com mais facilidade e sem dúvida, os resultados alcançados serão bem melhores do que se a sua mente estivesse cansada.

Sabe aquelas pessoas que você vê na televisão e que são bem-sucedidas, que alcançaram o sucesso? Então, elas são pessoas extremamente conscientes de suas limitações, sabem os horários onde são mais produtivas e, acima de tudo, deixam bem claras quais são as suas prioridades, aproveitando bem mais seu tempo e se dedicando a si mesmas.

Tente manter uma organização no seu dia a dia, para que assim possa realizar logo as tarefas que ocupam mais espaço na sua rotina ou aproveitar o período do dia em que tem mais energia. Dessa forma, quando seu trabalho chegar ao fim, você terá tarefas mais tranqüilas para realizar.

Esse pequeno ato faz com que a sensação de alívio e prazer ao fim do dia sejam bem maiores e que sobre mais tempo para cuidar de você.

Faça meditação e aproveite ao máximo seus benefícios

Quando uma pessoa está meditando, ela consome seis vezes menos oxigênio do que quando está em um sono profundo. Além disso, estudos feitos na Universidade da Califórnia, comprovaram que, depois de alguns anos, a meditação consegue diminuir:

  • O nível de cortisol e adrenalina;
  • Os hormônios que causam a ansiedade;
  • Estresse;
  • Hiperatividade;
  • Desatenção.

Isso tudo só prova que colocar essa prática na sua vida, só vai te ajudar mais a vencer a ansiedade e o estresse, adquirir autoconhecimento e autocontrole, chegando a uma maior qualidade de vida.

Quando for organizar sua ajuda, separe um tempo especial para essa prática. Este será o seu momento, onde você conseguirá repor as suas energias e estimular sua vitalidade.

Você pode começar fazendo apenas duas vezes na semana e conforme for se adaptando, pode aumentar as quantidades.

No inicio pode até parecer algo muito difícil e você pode sentir dificuldades para manter em sua rotina, mas com o tempo isso se tornará um prazer e algo que mudará por completo a sua vida.

Faça atividades físicas

Quando se trata de diminuir a ansiedade e o estresse, nada melhor do que fazer exercícios físicos. Essa prática é muito útil porque ela faz com os níveis de serotonina no corpo fiquem elevados e está é a substância que aumenta aquela sensação maravilhosa de prazer.

Mesmo que você não goste de fazer exercícios, pode tentar apostar nesta ideia e quem sabe pegar o gosto pela prática de atividades físicas. É bom avisar que não estamos falando de treino pesados na academia, nem nada assim. Fazer uma curta caminhada de meia hora, umas três vezes na semana, já vai te ajudar, e muito, a aliviar a ansiedade e o estresse.

Pensamentos negativos? Nem pensar!

Quando você está passando por situações que te deixam ansioso e estressado durante um longo tempo, o melhor a se fazer é deixar de lado os pensamentos negativos, que fazem você pensar em situações ainda mais catastróficas.

Ao invés de se encher de pensamentos ruins, o que você tem que fazer, é avaliar a situação de maneira sensata e verificar suas alternativas, veja se você não está aumentando demais os fatos e tornando o problema muito maior do que o controle que você pode ter.

Depois que você tiver feito essa análise, busque substituir todos os seus pensamentos ruins sobre a situação. Toda a vez que algum pensamento negativo se aproximar de você, o que deve ser feito, é trocá-lo por um pensamento mais agradável.

Pode não ser uma tarefa muito fácil, mas tenha a certeza que com um pouco de prática você consegue e vai se sentir bem melhor fazendo isso.

Cuide com amor e carinho das suas relações pessoais

Não importa se é na escola, no trabalho ou em algum lugar público, sempre crie bons relacionamentos, mesmo que seja algo muito rápido. Tenha essa consciência sempre viva com você em seu dia a dia.

Todos nós estamos em uma constante busca por amar e ser amado. Não estamos falando apenas da sua relação amorosa, mas sim, do amor em um contexto geral, que sugere a maneira como você age nas suas relações.

As formas de demonstrar amor, tanto pelas pessoas quanto pelos animas, são diversas. Não espere que os outros demonstrem isso por você, faça primeiro e o resto irá acontecer de maneira natural.

Mantenha suas energias focadas em projetos e atividades que te tragam prazer. Mantenha-se perto das pessoas que fazem bem.

Faça tudo isso e verá como seu estresse e sua ansiedade vão ficar bem longe e a sua qualidade de vida só vai aumentar.

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