Abacaxi benefícios e indicações para a saúde

Desde sempre, todos nós sabemos o quanto as frutas são importantes na nossa alimentação, pois além de serem fáceis de serem consumidas, contem vários benefícios que podem acarretar diversas melhorias na nossa saúde.  

Viver de modo saudável sem consumir nenhuma fruta, é praticamente impossível e aqui nesse artigo você ficará por dentro dos benefícios e indicações do abacaxi para a sua saúde. Veja logo abaixo:

Auxilia na perda de peso

Ingerir uma fatia de abacaxi depois das principais refeições ou nos lanches da manhã ou tarde pode te ajudar a manter o peso ou perder aqueles quilinhos que andam te incomodando.

Isso acontece devido o abacaxi conter muita água e fibras, juntamente com apenas 50 calorias por fatia. Essa combinação faz com que você se sinta saciado por mais tempo, acarretando o emagrecimento.

Previne resfriado, gripe e tosse

Devido a sua grande quantidade de vitamina C, o abacaxi auxilia bastante quando o assunto é a prevenção de resfriados e gripes. E no caso da tosse, a bromelina que está presente na fruta também contribui bastante.

Alguns profissionais afirmam que o abacaxi pode até mesmo prevenir a bronquite e a asma, pois a fruta origina o afinamento do muco e libera os brônquios.

Protege de algumas doenças e do envelhecimento precoce

O abacaxi é um alimento rico em vitaminas A e C, que são poderosas antioxidantes que resguardam o corpo da ação prejudicial dos radicais livres, auxiliando desse modo na prevenção do envelhecimento precoce, doenças inflamatórias e até mesmo da aterosclerose e câncer.  

Traz melhorias para a pele

Por causa da sua grande quantidade de vitamina C, ingerir o abacaxi ou até mesmo seu suco pode te ajudar de modo extremamente eficaz na hora de trazer benefícios para a pele.

Essa vitamina age na produção de colágeno e extingue os radicais livres, esses dois são responsáveis pela hidratação, firmeza e sinais da pele. Além disso, a fruta também combate as espinhas e melhora a cicatrização.

Fortalece os ossos

O magnésio que se encontra no abacaxi auxilia no fortalecimento dos ossos e tecidos conjuntivos, enquanto a vitamina C ajuda quando o assunto é prevenir doenças que envolvem os ossos e também contem propriedades anti-inflamatórias.

Já o cálcio, que também se encontra na fruta, em conjunto com a biotina e tiamina, atuam para tornar os ossos mais fortes.

Facilita a digestão

O abacaxi contém uma enzima nomeada de bromelina, que acarreta melhorias para o processo digestivo. Por esse motivo a feijoada na maior parte das vezes é servida com abacaxi, para facilitar a digestão depois da refeição.

Melhora o funcionamento do intestino

O suco de abacaxi, especialmente quando feito com a casca, é eficaz para que o seu organismo absorva as fibras necessárias que melhoram o funcionamento do intestino auxiliando no combate da prisão de ventre e causando a limpeza do corpo.

Protege os olhos

Por conter betacaroteno, consumir regularmente o abacaxi auxilia a proteger as retinas dos olhos.

Várias pesquisas que foram realizadas comprovam que consumir abacaxi de modo regular diminui de modo significativo o risco de degeneração macular ocasionado pelo avanço da idade.

Agora que você já sabe os benefícios e indicações do abacaxi para a sua saúde, não se esqueça de deixar logo abaixo o seu comentário nos dizendo o que você achou desse artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: