Depressão em mulher: causas, sintomas e formas de prevenir naturalmente

Muitos falam que a depressão é a doença do século e hoje em dia é mais comum do que você pode imaginar. As pessoas que se encontram deprimidas, geralmente se sentem desamparadas e muitas das vezes não consegue procurar e nem aceitar ajuda.

O diagnóstico de depressão em mulheres é 2x maior do que em homens. Isso ocorre devido vários fatores e abaixo você saberá um pouco mais sobre o assunto.

Causas

Existem algumas razões que podem dar origem a depressão nas mulheres, como:

  • História familiar que contêm alterações do humor;
  • Perda de um dos pais na infância;
  • Perda de apoio social;
  • História de desordens do humor na adolescência;
  • Abuso físico ou sexual durante a infância;
  • Estresse psicológico ou social, como: relacionamento estressante, perda de emprego, separação ou divórcio;
  • Utilização de certos tratamentos para infertilidade ou contraceptivos orais;
  • Transtorno bipolar.

Sintomas

Os sintomas de depressão nas mulheres abrangem:

  • Sentimentos de tristeza, vazio e ansiedade juntamente com inquietação, nervosismo, choro fácil, baixa auto-estima e irritabilidade;
  • Perda de prazer ou interesse ou prazer em atividades comuns;
  • Sentimentos de inutilidade, culpa, pessimismo e falta de esperança;
  • Perda de energia e muita fadiga;
  • Excesso ou ausência de sono;
  • Pensamentos recorrentes em suicídio ou morte;
  • Sintomas físicos que não respondem ao tratamento;
  • Dificuldade para tomar decisões, de concentração ou memorização.

Formas de prevenir a depressão nas mulheres naturalmente

Logicamente, você já deve saber que a depressão é uma doença que necessita ser tratada por um profissional. Porém, há algumas maneiras naturais que podem lhe ajudar nesse processo. Veja abaixo:

Estabeleça uma rotina

A depressão pode fazer com que a sua vida passe por uma confusão e a sua estrutura seja bagunçada, fazendo com que os seus sentimentos fiquem ainda mais desordenados.

Por essa razão, o recomendado é que você crie uma rotina. Monte uma programação diária que faça com que você se mantenha ocupada e a organização entre na sua vida novamente.

Pratique exercícios físicos

Praticar atividades físicas é o melhor antidepressivo natural. Ela faz com que as suas endorfinas (mais conhecida como “hormônio da felicidade” e que origina sensação de conforto, bem-estar, bom humor e alegria) sejam liberadas e desse modo você consegue se sentir bem mais leve.

Claro que iniciar esse hábito na sua vida pode ser bastante complicado e se exercitar com certeza é a última coisa que uma pessoa depressiva pensa em fazer.

Porém, é necessário que você selecione uma atividade que goste e experimente! Você pode correr, nadar, caminhar, andar de bicicleta, dançar… É só escolher!

Tenha uma boa alimentação

Todos nós sabemos que é muito importante manter uma alimentação balanceada para que o nosso organismo funcione de modo adequado. Por esse motivo, inclua no seu cardápio alimentos ricos em ômega 3, como o atum, salmão e as nozes.

E não se esqueça do ácido fólico, que é encontrado no abacate e no espinafre. Pois estudos comprovam que esses alimentos são capazes de melhorar a maioria dos sintomas da depressão.

Confira abaixo alguns outros alimentos que também podem ajudar nesse processo:

  • Aveia;
  • Brócolis;
  • Banana;
  • Espinafre;
  • Laranja;
  • Maracujá.

Realize passeios ao ar livre

Ter contato com a natureza com certeza é um dos melhores remédios. Com a correria do dia a dia, acabamos perdendo a harmoniosa sensação dos cheiros e das cores de uma paisagem natural, o que acaba alterando bastante o nosso sistema nervoso.

Por esse motivo, realize passeios ao ar livre e se livre dessa depressão!

Mas antes, deixe abaixo o seu comentário nos dizendo o que você achou desse artigo!

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