A asma é uma doença inflamatória crônica que ocorre nas vias aéreas. O pulmão do asmático é um pouco diferenciado de um pulmão saudável, os brônquios dele reagem a um sinal mínimo de irritação, pois são mais inflamados e sensíveis.
Tipos de asma
Para que a gravidade da sua asma seja classificada, o médico precisa levar em consideração a análise clínica junto com os resultados dos exames. Determinar a gravidade da sua asma faz com que o especialista consiga selecionar o melhor tratamento para você.
Além disso, o grau da doença pode passar por alterações conforme o tempo passa e isso faz com que seja necessário um reajuste da medicação.
A asma é coordenada em 4 categorias, veja:
- Grau 1: O paciente apresenta sintomas leves e inconstante até 2 dias semanalmente e 2 noites por mês e os sinais aumentam geralmente no inverno;
- Grau 2: A pessoa tende a ter sintomas mais persistentes e leves porém por mais vezes na semana, entretanto, não passa de uma vez no dia;
- Grau 3: Os sintomas são mais persistentes nessa fase, acontecendo uma vez por dia e mais de uma noite por semanalmente;
- Grau 4: Os sintomas são graves durante o dia e acontecem frequentemente a noite.
Principais sintomas
O principal sintoma da asma que a pessoa sente é a falta de ar que pode vir de modo repentino e ela pode ser diagnosticada tanto na infância quanto na fase adulta.
Viver com essa doença é muito complicado e requer muita dedicação e aceitação. A causa da asma ainda não é totalmente conhecida, porém ela pode surgir por 2 fatores, que são: os fatores genéticos e os ambientais.
A asma ocasiona os seguintes sintomas:
- Dificuldade para respirar ou falta de ar;
- Tosse;
- Peito pesado ou sensação de aperto no peito;
- Chiado no pulmão.
Esses sintomas tendem a variar durante o dia, mas podem piorar a noite ou de madrugada. Às vezes eles somem sozinhos, porém, não pense que a asma foi embora, pois ela continua lá.
Tratamento da asma com remédios naturais
O tratamento da asma é realizado durante toda a vida da pessoa que possui a doença com a utilização de remédios inalatórios e elas também precisam evitar o contato com alguns agentes que podem fazer com que a crise asmática seja desencadeada, como: tapetes, cortinas, animais, poeira, locais com mofo ou muito úmidos, entre outros.
Praticar atividades físicas também é bastante aconselhado para quem sofre dessa doença porque pode trazer melhorias para a capacidade cardíaca e respiratória do indivíduo.
Mas alguns remédios naturais também podem auxiliar bastante nesse processo, como:
Sementes de abóbora
O xarope feito com essas sementes é excelente para a asma. Isso acontece porque elas são ricas em substâncias que agem diminuindo a inflamação dos brônquios, ajudando a passagem do ar e minimizando alguns sintomas como a falta de ar e a tosse.
Chá de unha-de-gato
Esse chá é ótimo para asma. Ele tem propriedades analgésicas e auxilia bastante no tratamento da inflamação respiratória.
Cogumelos reishi
O chá desse cogumelo também é de grande ajuda por causa da sua eficaz propriedade anti-inflamatória que auxilia na diminuição dos sintomas da asma.
https://www.youtube.com/watch?v=YGL-xFeqQEw&feature=youtu.be