O que deve ser retirado da alimentação para ter mais saúde?

Muitas vezes você já deve ter ouvido uma frase muito popular que diz que você é o que você come, o que é uma verdade. Se caso você só tiver uma alimentação cheia de frituras, doces em excesso, pães e gorduras, com certeza sua saúde irá ser muito prejudicada.

Agora, se você der preferência para os legumes, saladas, frutas, gorduras boas, carnes magras e grãos integrais, com certeza sua vida vai ser bem mais saudável e você terá mais saúde.

Mas agora você deve está se perguntando: “quais alimentos que devem ser eliminados de vez da minha rotina alimentar?” E a seguir, você terá a resposta e os motivos que esses alimentos devem ser cortados de vez da sua dieta.

1 – Margarina

A margarina é um dos piores alimentos a serem consumidos devido conter muita gordura trans, que é uma gordura bastante perigosa, pois ela diminui o colesterol bom e aumenta o ruim.

Ainda bem que ultimamente, muitas marcas estão fazendo margarinas mais “saudáveis”, então, sempre opte por aquelas que tem os menores níveis de gorduras trans.

Se caso você tiver dúvida para distinguir se a margarina é boa ou não, preste atenção na textura dela. Se caso ela for muito sólida, isso quer dizer que ela contém muita gordura, então ela não é saudável.

Na hora de preparar seus pratos, use a manteiga e o azeite de oliva para substituir a margarina, faça isso sempre que for possível e sua saúde irá agradecer no futuro.

2 – Adoçantes artificiais

Muitas pessoas consomem adoçantes achando que estão tendo uma vida saudável e com isso irão perder ou manter os seus pesos, porém a verdade é que isso está um pouco errado.

Estudos que foram realizados recentemente, afirmaram que a ingestão desses tipos de adoçantes, podem fazer com que o indivíduo ganhe até mais peso e também pode aumentar o nível de açúcar no sangue, o que é péssimo.

Esses adoçantes têm a capacidade de modificar a maneira com que o corpo metaboliza a glicose. Os pesquisadores escolheram um grupo de pessoas que não utilizam adoçantes artificiais e adicionaram o produto na dieta desses indivíduos.

Após somente 4 dias de ingestão do adoçante, os níveis de glicose dos selecionados subiu de modo assustador. Então desse modo podemos ver o quanto o adoçante é prejudicial. E fora isso, quando ele é descartado, acaba causando altos danos na natureza.

3 – Alimentos enlatados

O problema dos alimentos enlatados não é nem os alimentos e sim as latas. As que são feitas com bisfenol A, causam um grande dano mesmo quando consumidas em pequenas quantidades, pois esse é um produto sintético que prejudica o sistema hormonal de maneira considerável.

O consumo de bisfenol A pode acarretar no aparecimento de várias doenças, como: câncer de mama, infertilidade, diabetes, obesidades e mudança de comportamento.

4 – Peixes

Muitos peixes proporcionam a toxina metilmercúrio, que pode gerar diversas lesões no sistema nervoso.

Os que você mais deve evitar consumir são: os tubarões, os peixes-espada e o cavala. Esses são os que têm maiores concentrações da substância que precisa ser cortada da sua alimentação.

As mulheres que estão grávidas ou amamentando, devem evitar em dobro o consumo dessa substância e as crianças também.

5 – Hambúrgueres industrializados

Os animais que são criados para abate, na maior parte das vezes, são alimentados com hormônios e grãos transgênicos para que eles se desenvolvam mais rápido e suas carnes sejam produzidas mais gordas o que como consequência, gera mais lucro. E esse é só um dos lados do problema.

O outro, é que na hora de produzir hambúrgueres, os fabricantes utilizam peças de carnes de vários animais, o que majora o risco de infecção. Agora que você já sabe os riscos, que tal ingerir carnes de animais que são amanhados em condições menos cruéis e sem hormônios?

6 – Refrigerantes

O cigarro não já foi visto como artigo saudável e agora não é mais? Então, o refrigerante também está passando por esse processo. Agora, ele não é mais uma opção gostosa e refrescante e sim está sendo considerado um grande perigo para a saúde. Agora, você já pode ficar ciente do quanto é prejudicial consumir bebidas gaseificadas.

Um estudo na Europa divulgou que indivíduos que ingerem 350 ml de refrigerante diariamente têm 18% a mais de chances de desenvolver a diabetes do tipo 2.

Outra pesquisa que foi realizada nos EUA, divulgou que o consumo diário de refrigerantes majora em 25% as chances de uma pessoa desenvolver a mesma doença dita anteriormente.

Caso você pense em substituir esses tipos de refrigerante por aqueles sem açúcar, não se engane, pois eles são feitos com adoçantes artificiais, e anteriormente já foi dito o mal que eles causam.

Consuma sucos naturais sem nenhum tipo de açúcar ou coloque rodelas de frutas na sua água, pois desse modo, você terá bebidas deliciosas sem prejudicar a sua saúde.

8 – Carne processada

Quando se fala em carne processada, está incluído: o presunto, salame, bacon, salsicha e outros. Alguns estudos comprovaram que quem consome esses produtos diariamente tem maior chance de ter doenças como: câncer, doenças no coração e até mesmo morrer prematuramente.

Um desses estudos avaliou os hábitos alimentares de mais de 500 mil pessoas de 10 países diferentes e descobriram que aqueles que consomem essas carnes com freqüência tem por volta de 45% a mais de chances de morrer prematuramente do que os outros.

E relacionado a outras doenças especificas, o estudo chegou à conclusão que consumir esse produto em grande quantidade e diariamente aumenta em aproximadamente 72% as chances de desenvolver alguma doença cardiovascular e em 11% a chance de desenvolver algum tipo de câncer.

Agora que você já está ciente do que precisa ser retirado da sua alimentação para ter mais saúde, que tal tentar substituir esses alimentos por outros? Use a substituição e cuide mais da sua saúde! Não se esqueça de deixar o seu comentário relatando o que você achou desse artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: