Cardápios de janta para emagrecer

Quando você pesquisa em vários lugares orientações para perder peso rapidamente, sempre encontra as mesmas coisas: diminuir as calorias, realizar 6 refeições durante o dia, majorar a proteína, não abusar dos açúcares nem dos hidratos de carbono, etc.

Não que essas dicas não sejam válidas, porém, há uma maneira de emagrecer progressivamente e de modo saudável que você talvez ainda não conheça: no jantar.

Neste artigo, você irá ver como é possível emagrecer se você jantar de maneira adequada.

O que acontece com o jantar?

Segundo o famoso ditado, devemos tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um plebeu, pois dessa maneira, as refeições estarão bem divididas.

De acordo com o seu gasto de energia, você pode chegar à conclusão de que à medida que o dia avança, cada vez é necessário menos energia, a não ser que o seu ritmo seja mais acelerado na parte da noite.

Se você começar a diminuir a quantia que você janta ou até mesmo começar a jantar mais cedo, com certeza você terá mais fome pela manhã, o que vai possibilitar que você consiga tomar um café mais reforçado e para aquelas pessoas que não tomam, melhor ainda, pois vai fazer com que você sinta mais vontade de comer e talvez consiga tomar café.

Deste modo, mesmo que no final do dia você tenha comido a mesma quantidade, não há problema a alimentação ser repartida desse jeito, pois o nosso corpo equilibra o peso de maneira natural.

Que horas eu devo jantar?

De acordo com a medicina tradicional chinesa, no período das 11 horas da noite às 3 horas da madrugada, a vesícula biliar e o fígado trabalham e se regeneram, para os que não sabem, esses são os 2 órgãos essenciais na digestão e na hora do nosso corpo assimilar os piores e melhores alimentos.

Isso quer dizer que, nesse horário, o nosso corpo já precisa ter feito a digestão, consequentemente, o horário recomendado para o jantar é até às 8 horas da noite.

Qual a quantidade que devo comer?

A quantidade oscila de pessoa para pessoa, pois depende muito do ritmo de vida que o indivíduo tem, porém, é necessário que você não passe fome e nem coma além do que o seu corpo precisa.

Segue abaixo 10 opções para o seu cardápio de janta para emagrecer

  • Opção 1: Uma porção de atum, 2 colheres de sopa de arroz 7 grãos, salada de folhas verdes, tomate e cenoura ralada à vontade e 1 colher de sopa de beterraba cozida.
  • Opção 2: 1 bife de filé mignon, salada de alface, tomate e rúcula à vontade, 1 porção de abobrinha com milho, 2 colheres de sopa de arroz integral e cenoura no forno.
  • Opção 3: 1 filé de peixe com batata e cenoura, couve refogada, salada de alface com tomate e 2 colheres de sopa de arroz branco.
  • Opção 4: 3 colheres de sopa de carne moída com abobrinha, 2 colheres de sopa de arroz 7 grãos, salada de agrião com tomate cereja e cenoura refogada.
  • Opção 5: Uma porção de picadinho de filé mignon, salada de alface roxa, agrião, tomate cereja, alface frisée e figo, chuchu refogado com salsinha e purê de batata doce.
  • Opção 6: 4 almôndegas assadas, salada de rúcula com tomate cereja e manga, purê de batata doce e ervilha refogada.
  • Opção 7: 1 filé de frango grelhado, salada de alface crespa, cenoura, rúcula e beterraba, purê de mandioquinha e brócolis no vapor.
  • Opção 8: Omelete com legumes, salada de alface crespa, cenoura ralada, agrião e repolho roxo e 2 colheres de sopa de arroz 7 cereais.
  • Opção 9: 1 filé de pescada com alecrim no forno, salada de alface americana, tomate, agrião, gergelim e palmito, 2 colheres de sopa arroz integral com brócolis e purê de cenoura.
  • Opção 10: Sopa de legumes com batata doce e frango, salada de alface crespa, pepino, grão de bico, escarola, rabanete e hortelã.

O que não pode faltar no cardápio e o que deve ser evitado

De acordo com nutricionistas, há coisas que devem e que não devem ser consumidas quando o assunto é perder peso e obter uma alimentação saudável. Essas orientações são bem importantes para que você consiga montar o seu cardápio semanal. Veja:

O que não pode faltar: No seu cardápio, não pode faltar a famosa saladas à base de folhas, os variados tipos de vegetais e se caso for possível, substitua o arroz branco pelo integral ou 7 grãos.

O que você deve evitar: Você precisa evitar colocar no seu cardápio aqueles alimentos gordurosos como: frituras, embutidos em geral, creme de leite, carnes gordurosas, pele de frango, queijos gordurosos, doces em geral, etc.

Vantagens do planejamento do cardápio semanal

Veja abaixo, algumas vantagens de montar um cardápio de janta semanal para emagrecer:

  • Variação dos alimentos: Planejar o cardápio é essencial, pois desse modo, você pode variar as preparações. Pois é muito complicado seguir com um regime no qual todos os dias se come quase a mesma coisa.
  • Tempo: Com o cardápio semanal em mãos, você não perde tempo. Pois você não vai ter o trabalho de ir ao supermercado para comprar algum ingrediente que está em falta, etc, pois você já vai ter o cardápio pronto e os alimentos determinados para cada tipo de refeição.
  • Economia: Com o cardápio pronto, você pode ir ao supermercado e comprar somente o necessário, evitando gastos desnecessários.
  • Nutrição: Com um cardápio semanal, fica mais fácil que você fuja das tentações, como: lanches, fast food e doces. Pois quando falta planejamento e as pessoas estão com pressa, acabam fazendo coisas rápidas, como: miojo, lasanhas congeladas, nuggets, pizzas, etc. Então, quando existe um cardápio fixo, tudo fica mais fácil.

Agora que você já está ciente do quanto é útil planejar um cardápio de janta para emagrecer, faça já as suas compras e não perca mais tempo. Isso irá contribuir bastante na sua dieta! E nunca se esqueça: conte sempre com a ajuda de um nutricionista para te auxiliar nesse processo.

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