Cardápios de café da manhã para emagrecer

Algum dia, você já deve ter ouvido falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia inteiro.

E não pense que essa é uma afirmação falsa, pois muitos estudos a comprovaram e é verdade: tomar café da manhã regularmente acarreta perda de peso e faz você se manter bastante saudável.

Ao escolher por somente uma xícara de café no café da manhã, pode até parecer que você está evitando calorias, entretanto, você só está jogando contra seus empenhos para emagrecer.

Para quem almeja e/ou necessita perder peso, o cardápio de cada refeição do dia deve ser esquematizado com bastante cuidado.

E não pense que somente é necessário analisar a ingestão de baixa caloria, porém, é recomendado que o seu café da manhã seja composto por nutrientes suficientes para satisfazer o organismo.
É necessário que você saiba o que não pode faltar no seu café da manhã para que o seu organismo fique suficientemente satisfeito. Veja abaixo algumas coisas:

  1. Carboidratos: Esses alimentos são ricos em nutrientes que fornecem energia. Dentre eles, estão: os cereais, pães, bolos, frutas, quinoa e aveia. À respeito dos pães, farinhas e bolos, é recomendado que sejam todos integrais.
  2. Gorduras: As gorduras são recomendadas para ajudar na hora de absorver as vitaminas, são excelentes quando o assunto é fortalecer a imunidade e saciar a fome.
  3. Proteínas: As proteínas ajudam bastante a regular a taxa de açúcar no sangue e também a saciar. Alguns exemplos de alimentos que são ricos em proteínas são: ovos, frios, leite e seus derivados e carnes.

OBS: As gorduras estão separadas em gorduras insaturadas, que são aquelas de origem vegetal que são achadas no açaí, nas oleaginosas e no abacate. E nas saturadas, que são de origem animal, encontradas nos ovos, leite e seus derivados.

Abaixo, você verá algumas opções de café da manhã que são excelentes para a sua perda de peso.

  1. Banana com aveia e suco de ameixa natural

Uma banana média com duas colheres de sopa de aveia origina 6g de fibras, um nutriente que gera a sensação de saciedade no organismo e também auxilia no controle do apetite. A fruta também é fonte de nutrientes como: potássio, magnésio, cálcio e vitamina C.

A bebida desse café da manhã é o suco natural de ameixa que é rico em vitamina C e ainda provê porções de cálcio, potássio, proteínas, magnésio e ferro. 

Valor calórico total desse café da manhã: 223.

  1. Iogurte desnatado com sementes de chia, pão integral com requeijão light e 1 xícara de café com adoçante

Muitas pessoas não conseguem ficar sem o café tradicional pela manhã, por isso, ele está presente nessa segunda opção. Mas é necessário que você tenha cuidado ao tomar o café, pois ele só pode ser ingerido com apenas 1 colher de sopa de adoçante e não cheio de açúcar ou com cremes de alto teor calórico.

O pote de 160g de iogurte natural tem proteínas e a colher de sopa de sementes de chia vem cheia de fibras, magnésio, ferro e cálcio.

No fim, o cardápio é completado com uma fatia de pão integral juntamente com uma colher de sopa de requeijão light.

Valor calórico total desse café da manhã: 213.

  1. Pão integral com queijo cottage, meia xícara de morangos cortados e 1 copo de leite desnatado

Um pão integral recheado com uma colher de sopa de cottage acarreta fibras que juntas fazem com que o organismo seja saciado.

Já os morangos, além de deixarem seu café da manhã bem gostoso, são fontes de vitamina C, magnésio e cálcio, juntamente com o leite que todos sabem que possui uma grande quantidade de cálcio.

Valor calórico total desse café da manhã: 194.

  1. Abacate amassado com farelo de aveia e suco de abacaxi natural

Mais uma vez veio a aveia como fonte de fibras, entretanto, agora ela aparece em forma de 2 colheres de sopa de farelo de aveia juntamente com ½ xícara de abacate amassado, que é fonte de gorduras saudáveis.

O suco de abacaxi é rico em vitamina C, magnésio e potássio.

Valor calórico total desse café da manhã: 364.

  1. Mamão com granola e iogurte desnatado com mel

O iogurte natural com mel é fonte de antioxidantes, acarreta vários benefícios ao intestino e fornece potássio ao organismo.

O mamão com uma colher de sopa de granola têm juntos por volta de 3,3 g de fibras, que auxiliarão o organismo para que o café da manhã sacie mais.

Valor calórico total desse café da manhã: 172.

  1. Suco natural de maça e 1 fatia de torrada integral com margarina light

Esse café da manhã é uma opção para as pessoas que não sentem muita fome de manhã, anseiam emagrecer, porém estão cientes que não dá para ficar a manhã toda sem comer absolutamente nada.

Nessa alternativa você deve beber 250ml de suco de maçã com uma fatia de torrada com margarina.

Valor calórico total desse café da manhã: 164.

  1. Suco de acerola natural, maçã e 1 barra de cereais

Nessa última sugestão, você deve beber 200ml de suco de acerola, que traz benefícios como: a diminuição dos níveis de açúcar no sangue e o alívio de alergias, inflamações e resfriados.

Além do suco, você também deve consumir uma maçã, que é fonte de potássio, vitamina C, fibras e cálcio e uma barra de cereal de banana, mel e aveia, que irá lhe ajudar a aumentar a ingestão de proteínas e fibras no café da manhã.

É preciso tomar cuidado na hora de escolher a barrinha, para não optar por uma que tenha muitas calorias e açúcar, deste modo, preste atenção na tabela nutricional antes de definir qual será a sua.

Valor calórico total desse café da manhã: 246.

Agora que você já tem em mãos os cardápios de café da manhã para emagrecer, o que está esperando? Corra no super mercado mais próximo, faça suas compras e arrase no seu café da manhã, pois desse modo, você irá perder peso rapidamente e de forma saudável.

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