Atividades que não devem ser feitas durante o período menstrual

Atividades que não devem ser feitas durante o período menstrual

Às vezes a tão esperada menstruação chega, mas vem acompanhada de cólicas severas. Mesmo que nem todas as mulheres sintam dores na menstruação, pode-se dizer que não são os dias mais agradáveis do mês. Durante o ciclo menstrual podem acontecer alguns distúrbios que tornam estes dias o período mais exigente e pesado do mês.

As mulheres têm que enfrentar fortes cólicas e problemas hormonais, portanto muitas vezes a ação simples de levantar da cama pode ser um desafio nos dias do ciclo menstrual. É realmente difícil quando você está desconfortável com estas dores, mas tem obrigações da vida cotidiana que não podem ser descumpridas.

O que muitas mulheres não sabem, é que o consumo de determinados alimentos ou produtos, assim como a realização de certas atividades podem influenciar as cólicas a se tornarem mais fortes. Entre o que foi passado para cada nova geração de mulheres, o ensinamento que foi tirado aliado ao que a ciência descobriu, formou uma série de atividades que devem ser evitadas.

Confira agora uma lista de atividades que devem ser evitadas durante o período menstrual!

  1. Evite a depilação

Durante a menstruação os níveis de estrógeno baixam significativamente, fazendo com que toda a dor física seja ainda mais forte, tornando a depilação ainda mais desconfortável e dolorosa.

Isso vale para qualquer dor que você irá sentir durante estes dias, portanto, se precisa ir ao dentista por exemplo, evite marcar consultas nesse período.

  1. Evite filmes românticos ou tristes

Não é surpresa que as mulheres que estão em seu período menstrual, suas emoções ficam tão diferentes que muitas vezes você não a reconhece. Os níveis hormonais estão tão desequilibrados que ao mesmo tempo que seu corpo tenta se adaptar a esta situação, a sua mente não sabe como reagir.

Todo esse desequilíbrio hormonal associado a filmes românticos, é a receita para o desastre. É importante evitar discussões ou decisões por impulso, sendo assim, ao invés de aumentar ainda mais a sua sensibilidade, use esses dias para realizar coisas que lhe façam feliz, e você irá perceber como a experiência será totalmente diferente.

  1. Não deixe de usar proteção durante a noite

Muitas mulheres acham que durante a noite, por estarem deitadas o fluxo sanguíneo fica baixo e assim não precisarão de proteção. Mas elas estão erradas, quando você está deitada, a falta de gravidade cria a ilusão de que o sangramento não irá vazar, mas se você não tomar cuidado pode acabar tendo um acidente nada agradável.

É recomendável utilizar uma proteção maior durante a noite, para que você não tenha que acordar para trocar de absorvente. A maioria das marcas de absorventes disponibilizam sua versão noturna com absorção por mais de 8 horas.

  1. Não deixe de fazer atividades físicas

Caso você pratique atividades físicas regularmente, não deixe de praticá-las quando estiver nos dias do seu período menstrual. A atividade física ameniza as cólicas, a ansiedade e a confusão de emoções.

Mas tome cuidado, procure não forçar muito o seu corpo durante esses dias, e principalmente, evite movimentos que farão o fluxo sanguíneo aumentar e provavelmente, vazar.

  1. Evite ficar muitas horas com a mesma proteção

É importante que durante o dia, você troque de absorvente a cada 3 ou 4 horas pelo menos, para que além de prevenir o vazamento, evite o acúmulo de bactérias que causam o mau cheiro.

Mas claro, que se você está nos últimos dias do seu ciclo, onde o fluxo sanguíneo é pouco, pode usar o absorvente por até 8 horas, como vem descrito em sua embalagem. Quando for dormir, prefira usar absorventes noturnos por protegerem por mais horas e serem maiores que os convencionais.

  1. Evite ingerir produtos lácteos

Mesmo que o cálcio seja bom durante o ciclo menstrual, os laticínios não são. Produtos como iogurte, queijo e leite possuem o ácido araquidônico, que pode causar ainda mais cólicas na parte inferior do abdômen.

  1. Não esqueça de remover o absorvente interno

Se você é adepta de usar absorvente interno, é importante ficar atenta para não esquecer de removê-los, mesmo que isso não tenha acontecido com você. Algumas mulheres esquecem se retiraram ou não o absorvente, deixando-o ali por dia, o que infelizmente pode provocar uma infecção que leva à morte.

A infecção é chamada de síndrome do choque tóxico, e é gerada por haver bactérias estafilococos no corpo. Seus sintomas podem variar desde uma febre baixa até o não funcionamento de alguns órgãos.

Portanto, se você é uma das mulheres que esquecem o absorvente interno no corpo, então crie uma rotina, como a que você usa para escovar os dentes, assim isso nunca irá acontecer com você.

  1. Evite comidas com muito sal

Os especialistas recomendam que você evite sempre, mas principalmente durante o ciclo menstrual, alimentos com altos níveis de sódio. O aumento de sódio no corpo fará com que seja maior a retenção de líquido, o inchaço e principalmente as cólicas.

  1. Cuidado com as roupas

É normal que as mulheres queiram ter uma boa aparência todos os dias, e sempre vestir roupas lindas e que valorizam o seu corpo. Mas, nesses dias é melhor usar roupas arejadas e confortáveis. Fique longe de roupas apertadas ou muito marcadas, pois você ao longo do dia não se sentirá bem.

Tratando-se de calças, evite as claras, porque se nos piores casos acontecer um imprevisto e vazar, a calça escura irá disfarçar a mancha.

Pode-se dizer que o período menstrual são de longe os piores dias do mês para qualquer mulher, pois elas se sentem dor, inchadas, passam por um turbilhão de emoções, tudo isso acompanhada da rotina estressante de trabalhar, cuidar dos filhos, etc.

Então, para amenizar esses dias e torná-los bons como os outros, evite comer muito sal e laticínios, realizar atividades muito intensas, pois tudo isso pode gerar um desconforto ainda maior na região abdominal, proporcionando ainda mais cólica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: