Gengibre alivia as dores e inflamações?

Gengibre alivia as dores e inflamações?

O gengibre é um analgésico natural que não tem efeitos colaterais, e durante séculos tem sido usado na Ásia para aliviar e tratar dores nas articulações, resfriados e até mesmo em inflamações como a osteoartrite. Isso porque a inflamação é a principal causa de problemas como a artrite, dor muscular, dor nas costas, etc.

O gengibre contém 12 diferentes compostos que combatem a inflamação, e um deles atua nas terminações nervosas e abaixa os receptores da dor. Estes compostos juntos, tem quase o mesmo efeito que drogas anti-inflamatórias, como a aspirina e ibuprofeno, mas sem efeitos colaterais.

Conheça a seguir algumas vantagens que o gengibre traz à sua saúde!

  1. Ajuda a perder peso

Tudo o que o corpo faz consome energia, incluindo o processo digestivo, que pode ser usado para emagrecer utilizando alimentos termogênicos, como o gengibre. Estes alimentos conseguem intensificar o gasto calórico do corpo durante o processo digestivo e metabólico.

Quanto mais difícil o alimento for para fazer a digestão, maior será o seu poder termogênico. Os compostos termogênicos que tem no gengibre, possuem a capacidade de aumentar a temperatura do corpo, acelerando assim o seu metabolismo e aumentando a queima de gordura corporal.

A termogênese é um processo do sistema nervoso, portanto, interferências neste processo pode favorecer a perda de peso. O gengibre pode aumentar em até 10% o gasto calórico, mas é importante lembrar que não existem milagres quando se trata de perder peso. Para conseguir bons resultados consumindo gengibre, é preciso aliá-lo a uma dieta regrada e atividades físicas.

  1. Aliviar a azia e gases intestinais

O gengibre é muito utilizado no combate da azia e gases intestinais, devendo ser consumido na forma de chá para conseguir esse resultado. Esse chá é bem simples de fazer, será usada a proporção de 1 colher de gengibre – em pó ou em lascas – para cada 1 xícara de água.

O recomendável é que seja consumido 4 xícaras de chá de gengibre durante o dia para conseguir a melhora dos sintomas intestinais.

  1. Agir como antioxidante e anti-inflamatório

O gengibre tem função antioxidante no organismo, ajudando na prevenção de doenças como resfriados, gripes, envelhecimento precoce e câncer. Além disso, o gengibre também possui ação anti-inflamatória, melhorando assim a dor muscular, sintomas da artrite e doenças respiratórias como tosse, bronquite e asma.

  1. Combater náuseas e vômitos

O gengibre ajuda na redução de náuseas e vômitos que acontecem principalmente durante a gravidez, tratamentos de quimioterapia ou então nos primeiros dias após cirurgias.

Após 4 dias de consumo de pelo menos 5g de gengibre por dia, já se têm uma melhora significativa nesses sintomas.

  1. Evitando úlceras

O gengibre ajuda no combate à principal bactéria causadora da gastrite e úlceras estomacais. Além disso, ele também previne o surgimento do câncer no estômago, que na maioria dos casos está associado à alterações nas células decorrentes da úlcera.

  1. Prevenir o câncer do cólon-retal

O gengibre atua na prevenção no câncer do cólon-retal, pois contém uma substância chamada 6-gingerol, que tem como função impedir o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nesta parte do intestino.

Como consumir o gengibre

Há diversas formas de como o gengibre pode ser consumido, como por exemplo, como chá, cru, em conserva e até mesmo como óleo. Além disso, ele também é usado em bebidas e alimentos como aromatizante.

  • Chá de gengibre

A infusão de pedaços de gengibre é usado para tratar gripes, resfriados e tosses. Além disso, o gengibre é um relaxante eficaz, hidrata o corpo e auxilia a eliminar as toxinas, podendo ajudar na perda de peso devido à sua função termogênica.

Preparar o chá de gengibre é muito simples, veja a receita:

  • Gengibre com laranja

 – Quatro copos de água

 – Um pedaço de gengibre descascado e cortado em fatias

 – Limão e mel à gosto

Coloque a água para ferver em fogo alto, assim que iniciar a fervura acrescente as fatias de gengibre junto com o limão, e coloque em fogo baixo. Tampe a panela logo em seguida para que os vapores não saiam, e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos.

Após esse tempo, é só coar o chá e beber ainda quente para que ele não perca seus nutrientes potencializados. Se preferir, pode colocar fatias de laranja no lugar do limão, fica uma delícia!

  • Diversos pratos doces ou salgados

O gengibre pode ser usado para preparar pratos doces e também salgados. Ele pode ser encontrado fresco, desidratado, cristalizado ou em conserva.

Cuidado para não errar na hora de utilizar o gengibre, pois cada forma tem um sabor distinto.

  • Sucos

Sucos com gengibre tem ação anti-inflamatória, ajudando a eliminar as toxinas e também proporciona mais energia par o corpo. Você pode tomar apenas o gengibre com água que já trará todos os benefícios desta raiz.

Mas para que fique mais gostoso, experimente acrescentar abacaxi, hortelã ou raspas da casca do limão. Acrescente um pedaço de gengibre, um pouco de água e bata junto com todos os ingredientes no liquidificador. Fica maravilhoso!

  • Pedaços

Mastigar pedaços ou a bala de gengibre ajuda a aliviar irritações na garganta e também a rouquidão, mas é preciso ficar atento, pois esse efeito apenas irá mascarar a dor. O gengibre irá aliviar os sintomas até que o corpo consiga curar a doença ou quando for necessária alguma intervenção médica.

O gengibre é um eficaz analgésico e anti-inflamatório natural, que além de aliviar dores igual remédios como a aspirina, tem o bônus de não possuir efeitos colaterais.

Ele pode ser utilizado de várias formas, seja no preparo de alimentos, em chá, como sucos ou até mesmo em bala. Outra dica é fazer compressas quentes com gengibre em locais doloridos no corpo.

O chá de gengibre é uma das melhores formas de utilizar esta raiz, pois como é feito com a fervura da água, ela potencializa os compostos analgésicos do gengibre, trazendo muito mais benefícios.

Utilize o gengibre no seu cotidiano, é barato e faz bem à saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: