Quais são os benefícios do magnésio no corpo e em quais alimentos encontrar?

O magnésio tem sido cada vez mais utilizado por esportistas e pessoas comuns devido a sua importância nutricional. Há diversos benefícios do magnésio para o organismo, de modo que a falta dele é muito prejudicial.

São diversos os alimentos rico em magnésio, portanto não é difícil de obter os níveis adequados desse mineral. No caso de qualquer impedimento para o consumo correto de magnésio, há também a possibilidade tomar em forma de suplementos.

Confira os diversos benefícios desse potente mineral, em quais alimentos encontrá-lo e quais sintomas se tem quando o corpo está com falta de magnésio.

  1. Saúde cardiovascular

O magnésio é muito importante para regularizar os batimentos cardíacos. Esse é, entre todos o benefícios do magnésio o mais essencial, já que quando o coração está com falta de ritmo pode trazer sérias consequências.

Além disso, o magnésio protege o coração do estresse muscular e também ajuda a controlar a pressão arterial. Todos esses fatores indicam que o magnésio é um mineral importante para o sistema cardiovascular.

  1. Saúde óssea

O magnésio atua na manutenção da densidade óssea, função importante para crianças e adolescentes, pois o seu crescimento depende muito da densidade correta dos ossos. Já no caso dos adultos, as propriedades do magnésio são excelentes para conseguir manter os ossos saudáveis ao longo da vida.

  1. Melhor nutrição

O magnésio ajuda a absorver os outros nutrientes, assim ele ajuda a nutrir melhor o corpo. Minerais como o cálcio, sódio, potássio, fósforo e muitas vitaminas, são mais absorvidos quando o organismo está com os níveis adequados de magnésio.

Esse benefício é devido a capacidade do magnésio em ativar as enzimas, que são as substâncias necessárias para quebrar os nutrientes durante o processo de digestão. Dessa forma, a ingestão adequada deste mineral cria um benefício em cadeia em relação a nutrição em geral, e por atuar como mediador nos processos digestivos, o magnésio evita problemas como a indigestão, vômitos, dores abdominais, constipação e gases.

  1. Regulação nos níveis de açúcar

O magnésio também tem a função de regular a reação da insulina nos níveis de açúcar na corrente sanguínea, ajudando a manter estes níveis controlar e ligeiramente constantes.

Além disso, o magnésio faz com que as células se tornem mais sensíveis a insulina, assim esse aspecto do metabolismo é amplamente beneficiado. Devido a esse motivo, o magnésio é indicado na prevenção do diabetes e também para o tratamento da doença.

  1. Saúde mental e nervosa

Sempre manter bons níveis de magnésio proporciona a prevenção e o alívio de vários problemas de saúde mental e nervosa. Problemas como a ansiedade, estresse, ataques de pânico e agitação excessiva são aliviados ou evitados por quem tem as necessidades diárias deste mineral.

Além disso, o magnésio alivia a intensidade das enxaquecas e dores de cabeça, e também ajuda a reduzir a sua frequência.

  1. Melhora na produção de colágeno

A produção de colágeno é maior quando se tem os níveis adequados de magnésio no corpo, assim essas importantes proteínas se tornam mais numerosos em tecidos fibrosos como os ligamentos, tendões e a pele.

Sendo assim, os benefícios do magnésio não atingem apenas a saúde desses tecidos, mas também a manter a boa forma e beleza, ja que o colágeno ajuda a manter a pele tonificada.

  1. Perder peso

A absorção dos nutrientes através das enzimas quebra o ciclo da alimentação em excesso. O corpo dá a sensação de saciedade mais forte e duradoura quando os níveis de todos os nutrientes necessários estão em ordem, facilitando com que você consiga comer menos, colaborando significativamente para a perder peso.

Mais importante do que isso, é que o magnésio promove a regularização do metabolismo do açúcar, evitando assim que fique em excesso e cause o acúmulo de gordura. A sensibilidade à insulina proporciona níveis mais baixos desse hormônio, responsável em estimular o acúmulo de gordura.

  1. Ganho de massa muscular

O magnésio é importante para a síntese de ATP, que é usado para o armazenamento de energia nas moléculas do corpo. Assim, as pessoas que contém baixos níveis de magnésio sofrem com falta de disponibilidade energética, o que se torna muito evidente na prática de exercícios físicos.

Treinos que trabalham a resistência muscular são beneficiados pelos níveis adequados deste mineral. Acredita-se que um organismo com níveis saudáveis de magnésio beneficia as taxas de testosterona no corpo, o que representa um estimulo para o crescimento dos músculos.

Quais alimentos contém o magnésio

O magnésio é encontrado em carnes e peixes, mas os produtos do reino vegetal possuem maior quantidade desse mineral. São diversas as fontes naturais do magnésio, de modo que mesmo em níveis baixos, ele faz parte da dieta de quase todas as pessoas.

Não é difícil encontrar o magnésio, é encontrado em quantidades altas principalmente em alimentos como as castanhas-do-pará, amêndoas, espinafre e grãos integrais. Além disso, peixes, cevada, batata doce, alcachofra e a batata doce são fontes ricas de magnésio. Alimentos comuns como a farinha de trigo e de milho, tomates, chocolate e laticínios também possuem magnésio.

Podem ser diversos os sintomas da carência de magnésio, além disso eles são silenciosos, tornando assim difícil descobrir a sua deficiência. Em exames os médicos e laboratórios não verificam detalhes sobre os níveis de magnésio, e em casos de exames de sangue, é impossível conseguir detectar a falta de magnésio já que 99% dele está nos ossos e órgãos, e o restante no sangue.

Sendo assim, mesmo com diversos exames, dificilmente os resultados irão determinar as taxas de magnésio no corpo, então elas são analisadas de acordo com o estilo de vida do paciente.

Os primeiros sintomas da falta de magnésio são dores musculares, cãibras, espasmos, dores no pé, náuseas, perda de apetite, fraqueza e fadiga. Outro sintoma comum é sentir sede mesmo após beber água, pois ela pode estar associada a falta de nutrientes e minerais, assim como o magnésio.

Em estudos recentes foi descoberto que a maioria das pessoas não ingerem a quantidade ideal de magnésio diariamente. Nesse caso, é importante ficar atento à sua alimentação, cuide de sua saúde!

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