Noni do Taiti e os benefícios para a saúde

A morinda citrifolia, conhecida como noni do Taiti ou amora indiana é uma fruta tropical e seu arbusto pode chegar até 6 metros. Essa árvore produz flores e frutos o ano todo.

Suas flores são pequenas na cor branca e o fruto é oval, com a casca verde e quando está madura vai ficando amarelada até chegar a ficar quase branca e a polpa branca com sementes escuras.

O noni do Taiti é tradicionalmente de uso no tratamento medicinal na Polinésia, Austrália e partes do leste da Ásia, sendo que em alguns países polinésios, a fruta tem sido utilizada para diversos fins terapêuticos e sua raiz também é usada como corante.

Quase todas as partes da planta de noni do Taiti são aproveitadas e cada uma tem uma propriedade medicinal específica para tratar algum problema de saúde.

Na polinésia as frutas e as folhas do noni têm sido usadas a mais de 2000 anos pra tratamento de artrite, curar ferimentos e reduzir as dores.

 

Quais as indicações do noni do Taiti para a saúde

A fruta é a mais utilizada em tratamentos e as indicações são várias. Ela é antibactericida, antioxidante, anti-inflamatório, analgésico, adstringente, laxativo, emenagogo, anticongestivo, expectorante, hipotensor, purificador do sangue, tônico e imunoestimulante.

O suco do noni do Taiti é muito bom para prevenir doenças como hipertensão, diabetes e a arteriosclerose.

Foram identificados até agora mais de 160 compostos fotoquímicos na planta do noni do Taiti entre os ácidos orgânicos e alcaloides, ela contem em suas propriedades os polifenois, que faz parte da família da cumarina, flavonoides, ácidos fenólicos e iridoides.

E mais estudos feitos apontaram que o fruto ainda tem propriedades de prevenção do câncer, diabetes e hipertensão, além de ter a capacidade de inibir protozoários do intestino.

 

Benefícios do noni para a saúde

Segundo pesquisas feitas o consumo de noni do Taiti, traz efeitos benéficos para quem sofre de diabetes e artrite.

Essa melhora é resultado de compostos que existe no fruto como, óxido nítrico, alcaloides, escolopoletina, esteróis e antioxidantes, e por isso ela está sendo muito consumida nos Estados Unidos, Japão e Europa.

A raiz dessa planta também está sendo muito pesquisada, pois ela contem estraquinona que tem se mostrado eficaz no combate ao câncer. A revista científica Fitoterapia publicou em 2011 que oito dos compostos consegue inibir a proliferação de células cancerígena o colón e pulmão.

Mais estudos realizados por pesquisadores japoneses indicaram que o consumo do suco pode proteger o cérebro na presença de déficit na função cognitiva.

E segundo eles essa proteção deve estar relacionada á diminuição da densidade dos vasos hemáticos no hipocampo.

 

Suco de noni

Ele é rico em proteínas e possui propriedades para emagrecer,

  • Você tem um emagrecimento Saudável;

 

  • Auxilia a eliminar toxinas;

 

  • É rico em antioxidantes que combate o envelhecimento precoce, vitamina C e zinco;

 

  • Ajuda na limpeza do intestino;

 

  • Auxilia no sistema imunológico;

 

  • Melhora o bem estar.

 

Algumas proteínas como hormônios, enzimas e anticorpos precisam da xeronina para auxiliar em suas funções no organismo.

Por isso quando consumimos o suco de noni, a proxeronina é absorvida pelo nosso corpo e ajuda a manter pele, couro cabeludo e os cabelos com saúde.
Qual o valor nutricional do noni do Taiti

Valores nutricionais encontrados no suco:

  • Proteína – 0,2-0,5%
  • Glicose – 3-4 g/100 g
  • Frutose – 3-4 mg/ 100 g
  • Lipídios – 0,1-0,2%
  • Potássio – 30-150 mg/ 100 g
  • Magnésio – 3-12 mg/ 100 g
  • Cálcio – 20-15 mg/ 100 g
  • Vitamina C (mg) – 3-25 mg/ 100 g
  • Sódio (mg) – 15-40 mg/ 100 g

O suco do noni do Tati tem baixo valor energético e contém uma variedade de

nutrientes e 90% de água em sua composição.

A proteína chega a 11% e 8,4% de minerais como enxofre, potássio, cálcio, selênio e fósforo. Além dos minerais e nutrientes e ele ainda possui carotenoides e fibras bom para digestão.

Das vitaminas a mais aparece é vitamina C na fruta seca. O suco sempre foi muito utilizado e era tido como o suco do bem estar no mundo todo. E depois de constatadas a eficácia do suco para a saúde do corpo em 2002 ela foi aprovada para consumo humano pela comissão europeia, que é uma das rígidas em legislação sobre alimentos.

Foi constatado também que o suco do noni não tem efeito adverso pelo consumo diário, portanto ele só trás benefícios para a saúde. Mesmo assim a ANVISA havia impedido a importação da fruta e seus derivados no Brasil, por achar que os estudos não foram conclusivos quanto à toxidade nos compostos do noni.

Mesmo com estudos comprovando que o noni taiti tem propriedades antibióticas e antioxidantes a respeito dos valores nutricionais e para tratamentos medicinais ainda está meio vago em alguns aspectos.

O consumo do noni do Taiti está tem aumentado muito nos últimos anos e países como Camboja e a Costa Rica estão aumentando suas áreas de cultivo da planta.

Como o noni do taiti pode consumida

O noni do Taiti pode ser comercializado e consumido fresca ou como suco e pode ser encontrada desidratada, sumo pasteurizado ou misturado com outras frutas.

Alguns cuidados no cosumo em pó ou suco

Vários relatórios há mais de 20 anos estão sendo preparados a respeito do consumo do suco de noni do Taiti, por causa da grande demanda e interesse, o mercado começou a oferecer suplementos dietéticos á base do noni.

Mas a forma de exposição e armazenamento do suco e do suplemento pode deixar a qualidade comprometida.

Segundo pesquisas o suco da fruta em forma de pó foi perdendo as suas propriedades antioxidantes ao longo de um período.

Receita para auxiliar no emagrecimento saudável

Bata 1 litro de suco de uva 100% natural com 125 ml do suco de noni do Taiti e tome de manhã em jejum apenas uma xícara de café ou 30 ml.

Agora que você conheceu noni do taiti e os benefícios para a saúde, poderá consumir sem culpa e ter um emagrecimento saudável, além aproveitar todas as vitaminas e nutrientes que são boas para prevenção de doenças e ainda ter a sensação bem-estar que a fruta proporciona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: