6 motivos para consumir a berinjela diariamente

A berinjela pode ser encontrada em diversas cores como o violeta, verde e branco e caracteriza-se por ter um sabor meio amargo, macio e suave. Ela é rica em vitaminas (A, B1, B2, B5, C, E), proteínas, minerais (fósforo, cálcio, ferro, magnésio, potássio) e alcaloides que diminuem a pressão sanguínea, atuando na prevenção da arteriosclerose.

A berinjela é um legume rico em água e antioxidantes que ajudam a prevenir contra doenças do coração e também diminuem o colesterol. Além desses benefícios, a berinjela possui baixas calorias e pode ser usada em receitas como saladas, lasanhas, e diversos outros pratos auxiliando assim nas dietas de emagrecimento.

Neste artigo, será explicado os 6 principais benefícios da berinjela e principalmente como ela ajuda a emagrecer.

 

  1. Berinjela para prevenir o câncer

A berinjela é um legume rico em tripsina, que auxiliam a restringir o metabolismo das células cancerígenas. A berinjela também é rica em fibras fazendo com que seja menor o risco de câncer de cólon.

A pele da berinjela contém fitonutrientes, conhecidos como glicosídeo solasodina e fitoquímico são antioxidantes que inibem o desenvolvimento de células cancerígenas, restringindo os danos dos radicais livres.

Ela também é conhecida por conter o ácido clorogénico, que impede a mutação do ADN (ácido desoxirribonucleico), composto orgânico que contém as informações genéticas.

  1. Berinjela para o coração

A berinjela não contém colesterol e muito menos gorduras saturadas. O nasunin é um antioxidante que ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim do corpo, o LDL. Além disso, as fibras da berinjela ajudam a absorver o colesterol e restringi-los de serem ingeridos no corpo.

Ela também contém lovastatina, que auxilia a limitar a tomada de enzima, sendo assim, as paredes as artérias se mantém flexíveis e, assim, conseguem ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo.

  1. Berinjela para o cérebro

A berinjela é uma riquíssima fonte de antioxidantes e fitonutrientes que ajudam a cuidar das células do cérebro contra os radicais livres, que causam dano às células devido a oxidação. O nasunin também ajuda a proteger os lípidos da membrana celular destes danos.

Ela também é rica em vitaminas do complexo B, que auxilia na saúde do sistema nervoso, como por exemplo a vitamina B6, que ajuda a regular a fadiga mental e pode até mesmo melhorar o humor.

  1. Berinjela para diabéticos

A berinjela pode ser muito benéfica para restringir a diabetes do tipo 2. Ela é um alimento rico em fibras e que possui baixo nível de carboidratos. Além disso, a berinjela contém fenóis, que ajuda a regular o índice de glicose no sangue.

 

  1. Berinjela para a pele

Ela também é rica em diversos nutrientes que são uma poderosa fonte para a saúde da sua pele. A berinjela é rica em vitamina C, antioxidantes como as antocianinas e vários minerais.

Esses antioxidantes ajudam a cuidar da pele contra os radicais livres, pois eles podem causar o envelhecimento precoce e rugas. Já a vitamina C da berinjela ajuda a manter a pele macia e suave.

  1. Berinjela para o emagrecimento

A berinjela é um alimento que possui uma grande quantidade de fibras insolúveis que retardam o processo da digestão, assim elas são ótimas para prolongar a sensação de saciedade, evitando sentir muita fome logo após ter se alimentado. Quando você sente menos fome, ingere menos calorias e assim as chances de emagrecer são maiores.

As fibras solúveis quando são ingeridas junto com água, transformam-se em um gel no estômago, que é capaz de absorver e eliminar a gordura através das fezes, evitando que ela caia na corrente sanguínea.

Sendo assim, essas fibras presentes na berinjela ajudam a reduzir medidas, pois evitam que o excesso de gordura entre na corrente sanguínea e se transforme em um depósito de gordura.

A berinjela pode ser ingerida através da água ou suco, veja abaixo as receitas:

  • Água de berinjela

– ½ berinjela

– 250 ml de água

Preparar a água com berinjela é muito fácil, bastar cortá-la em cubos e logo após deixar de molho na água. Deixe durante toda a noite, e na manhã seguinte beba o líquido ainda em jejum e sem coar.

  • Suco de berinjela

– ½ berinjela com casca

– 250 ml de água

– 2 laranjas

Fatie a berinjela em rodelas e deixe de molho durante toda a noite. Logo pela manhã, bata no liquidificador a água de berinjela junto com o suco de duas laranjas. Beba em seguida, sem coar e em jejum.

O processo de deixar a berinjela na água durante toda a noite para beber no dia seguinte, faz com que todos os nutrientes e fibras do legume passem para a água, e assim sejam ingeridas na manhã seguinte.

Outros benefícios da berinjela

A berinjela é rica em fibra alimentar, assim ela é benéfica para a digestão, elas podem ajudar a reduzir a prisão de ventre e também podem auxiliar na limpeza do trato intestinal.

Ela também é uma excelente fonte de fenóis, que podem limitar as ações da ACE, enzima conversora de angiotensina, que é conhecida por aumentar a pressão arterial. Além disso, a berinjela contém a vitamina K e bioflavonóides que ajudam a prevenir a formação de coágulos sanguíneos.

A berinjela é um alimento muito funcional, que além de manter o organismo saudável, contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares, melhorar a pressão arterial, ela também emagrece.

Este legume é rico em uma substância chamada saponina, que funciona como um detergente natural, que quebra as moléculas de gordura e impede que elas sejam absorvidas pelo corpo. Esse processo contribui para eliminar a gordura do corpo, resultando na perda de peso e medidas.

Ela também ajuda a acabar com toda a celulite, já que possui efeitos anti-inflamatórios e desintoxicantes. Também possui compostos fenólicos que ajudam a prevenir contra o câncer.

Já se tratando das fibras presente na berinjela, fazem melhorar o funcionamento do intestino, promovendo assim o bem-estar e diminuído o volume da barriga.

A berinjela possui inúmeros benefícios, comece agora mesmo a usufruir das vantagens desse legume!

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