O processo de emagrecimento começa na mente

processo-de-emagrecimento

Muito já se fala nos problemas que a obesidade pode trazer à saúde das pessoas. O controle daquilo que será ingerido através da reeducação alimentar e as boas práticas de vida são fatores importantes para a qualidade de vida, ainda que essa dependa da necessidade de emagrecer.

Não é fácil aceitar o desafio, nem mesmo existe fórmula mágica para um resultado rápido mas mentalizar onde se quer chegar e perpetuar essa condição é o início de um processo de emagrecimento efetivo, pois o emagrecimento começa na mente.

Uma teoria que deu certo

Há alguns anos atrás a mídia apresentou Edson Burger, um jovem de 29 anos que pesava 130 kg e que em uma consulta médica descobriu que estava desenvolvendo vários problemas de saúde como hipertensão arterial, gordura no fígado, apneia, refluxo e gastrite, tudo devido sua obesidade.

Embora sempre tentado diversas dietas desde os 13 anos de idade, Edson nunca viu resultado efetivo, sendo que cada vez que perdia alguns quilos, logo era compensado num verdadeiro efeito sanfona.

Foi então que Edson resolveu estudar como funciona a mente humana. Parou para observar as pessoas “magras” como se alimentavam, como se comportavam, e então passou a perceber que haviam diferenças visíveis nos comportamentos de pessoas “magras” e pessoas “gordas”.

Edson resolveu aplicar esses estudos nele mesmo, desenvolvendo assim uma técnica de controle da sua mente ao equilibrar a questão mental e física.

Ele percebeu que o exterior, ou seja, a parte física, é a exteriorização do seu interior (cabeça). Deste modo, a parte mais complicada de se trabalhar é o interior, se equilibrado, exterioriza – afirma Burger.

Hoje Edson, 40 kg mais magro faz palestras que auxiliam outras pessoas que querem obter sucesso ao emagrecer, assim como ele e é conhecido como “coaching do emagrecimento”.

 

Emagrecer com a mente

De nada adianta correr para um regime se não há uma reeducação alimentar associada as boas práticas de cotidiano. Do mesmo modo, de nada adianta dietas mirabolantes que consigam a perda de peso instantânea se a cabeça não está trabalhando para que aquilo aconteça.

O equilíbrio é o primeiro passo para que o corpo aceite a mudança e deve acontecer de dentro para fora.

Nenhuma dieta é fácil, mas o que irá dizer se o emagrecimento será fácil e rápido ou demorado e dificultoso será como está a aceitação sobre esse novo momento.

É claro que cada caso é um caso e cada organismo pode reagir de modo diferente para as mesmas situações, o importante descobrir as limitações, e com elas traçar o caminho a ser percorrido.

 

Exercícios mentais para emagrecer com a mente

 

Exercícios são ferramentas de aprendizado que tem por função nos auxiliar a aprender sobre determinados assuntos exercitando a capacidade mental de aprendizado. Alguns exercícios mentais podem nos auxiliar no controle desse processo pois enviam mensagens corretas ao cérebro, de forma repetitiva, de como devemos nos portar neste processo:

– Mentalize como ficará após ter cumprido toda sua meta.

– Escreva onde quer chegar, quanto deseja perder, quais roupas deseja usar, enfim.

– Identifique quais seriam seus maiores obstáculos no processo. Visualize o que acredita que irá atrapalhar neste processo e procure evita-lo.

– Anote suas refeições para controle diário de alimentação.

– Escolha bem as amizades. Neste momento não adianta você estar preocupado em se alimentar bem se todos ao seu lado querem comer tudo o que no momento você não está podendo. Neste momento é importante você estar bem consigo mesmo.

– Use a alimentação somente pela necessidade do seu organismo de se alimentar. Evite comer para comemorar algum acontecimento.

 

Dicas Importantes para o Emagrecimento

Para auxilio no resultado efetivo, é importante estar atentos a algumas dicas que podem auxiliar neste processo de conscientização da problemática e amadurecimento da mente.

 

  • FOCO: Esteja sempre focado onde quer chegar, com determinação faça do seu dia a dia um aliado à sua meta.

 

  • PACIÊNCIA: paciência é algo imprescindível neste momento. Nada será de uma hora para outra, não existe mágica. Tem que se ter ciência que cada organismo reage de um modo e a reeducação do mesmo exige muitos cuidados para um bom resultado.

 

  • ANSIEDADE: eis aí um grande vilão no processo de emagrecimento. A ansiedade pode levar tudo por água abaixo, uma vez que a mesma está intimamente associada à obesidade. Ser ansioso neste estágio é normal porém saber controlá-la é essencial para o sucesso.

 

  • MOTIVAÇÃO: Acredite sempre no seu potencial de vencer. Ainda que em alguns momentos sofra alguns deslizes, não permita que o mesmo leve tudo pelo ralo, seja perseverante e acredite na sua capacidade de superação.

 

  • PENSE MAGRO: Não adiante querer emagrecer sonhando com aquela picanha. Adote pensamentos que não te levem à decair no processo. Esqueça comerciais de pizzas, refrigerantes, fast foods, isso ajudará muito nesse momento.

 

  • REEDUQUE-SE: Passe a ingerir somente alimentos que contribuam para o propósito, de acordo com a dieta estabelecida, reeducação alimentar é palavra chave para o sucesso desse processo.

 

  • MODERAÇÃO: Coma com moderação, várias vezes ao dia e alimentos saudáveis. Assim seu corpo vai aprendendo o tempo certo de digerir os alimentos e aumentar seu metabolismo.

 

  • METAS: Trace onde quer chegar e aos poucos começará a auto desafiar-se. A cada alcance das metas uma motivação ajudará a ir mais longe.

 

Benefícios de emagrecer com a mente

São inúmeros os benefícios de um emagrecimento com a mente.

Em casos de sucesso, os resultados são obtidos na primeira semana. Embora não ser em todos, pois cada organismo trabalha de uma forma, é possível obter resultados cada vez mais satisfatórios em um curto período.

Um maior conhecimento sobre o assunto, maior controle suas próprias necessidades, motivação intrínseca, facilidade de aceitação, maior comprometimento, maior efetividade, diminuição das chances de efeito sanfona, são apenas alguns benefícios que podemos listar no controle deste mundo interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: