Tudo sobre a próstata

tudo-sobre-a-prostata

O mundo mudou e com eles novos exames chegaram para o benefício humano. Mais do que nunca a humanidade dispõe de grandes apoios para a verificação da saúde e para a boa manutenção da mesma.

Embora essa seja parte da nossa realidade, infelizmente muitos homens ainda não compreenderam a importância de fazer exames como o de próstata. E por isso, se torna importante enfatizar que o número de óbitos aumenta de acordo com que a teimosia masculina em fazer o exame se torna grande.

Por esse motivo, é preciso desmistificar o assunto e dar informações relevantes que possam mostrar a relevância do homem fazer o exame de próstata.

O que é a próstata?

A próstata é um órgão do sistema genital masculino. Ela se localiza abaixo da bexiga. Na verdade. Seu tamanho depende muito da idade do homem, costuma-se ser maior em pessoas com a idade acima dos 31.

Considerando que ela tende a crescer 0,4 g anualmente. Na fase adulta tem o tamanho de uma ameixa. Em um homem mais jovem, digamos que até a puberdade, ela não tem um aumento significativo, até por influência dos hormônios masculinos (testosterona que é convertida em diidrotestosterona pela enzima 5-alfa reductase).

Já quando o homem alcança por volta de seus vinte anos, a próstata pode chegar a ser comparada com o tamanho de uma noz, com o peso de 20 gramas.

Considerando que ela é uma glândula, a próstata é responsável pela produção de um líquido (que fortalece e traz proteção aos espermatozoides) e que se liga à secreção da vesícula seminal.

Temos que deixar em destaque que é no interior da próstata que acontece o processo de transformação da testosterona, como diidrotestosterona, que é considerado o principal hormônio masculino, que tem responsabilidade em controlar o aumento dessa glândula.

O que é o câncer de próstata?

Se trata de um tumor que se forma na região da próstata, causada por uma manifestação irregular, quando as células da glândula (as que produzem o líquido seminal) se intensificam e acabam se desenvolvendo sem controle.

Na maior parte das vezes, esse tipo de câncer tem sido manifestado lentamente. Começa de forma indolor, e em alguns casos, o paciente só detecta quando o câncer já está bem evoluído.

Obviamente existem muitos tipos de câncer, e o câncer de pulmão se destaca, ganhando o primeiro lugar da lista; já o câncer de próstata fica em segundo lugar como o maior causador de óbitos no país, ocorrendo um em cada seis homens, e sendo mais comum na idade de 40 a 60 anos.

Muitos homens sofrem e se arrependem ao descobrir que era possível reverter e combater o câncer, mas por medo, vergonha ou machismo, muitas vezes coloca a saúde em último lugar, perdendo assim boas chances de cura para o câncer de próstata.

Em alguns casos o câncer de próstata surge, e acaba se manifestando de forma ágil e rápida, trazendo como consequência o aumento exagerado da próstata, chegando a tamanhos de 60g a 100g.

Alguns dos especialistas afirmam que essa doença se origina pelas modificações no tamanho e forma das células (chamadas de neoplasia intraepitelial prostática) das glândulas de próstata.

Mitos e verdades sobre o exame de próstata

Chamado pelo nome de toque retal, seu processo é rápido e bem fácil. A capacidade desse exame identificar algum indício de complicação na saúde da próstata é grande e por isso que é recomendado aos homens na idade a partir dos 45 anos, fazerem o procedimento pelo menos uma vez ao ano.

Muitos dos pacientes se privam a ir nos consultórios de urologia para realizar esse exame, pelo fato de saberem o modo como ele é realizado. E apesar do medo e da vergonha, dos últimos 10 anos para cá, os homens estão com maior consciência do quanto é importante e necessário para saúde, havendo assim uma maior aceitação.

Junto com informações eficientes veja alguns dos mitos e verdades sobre esse tipo de exame.

 

1 – Todos os homens têm que fazer exame de próstata?

Verdade. Todos os homens têm que realizar esse exame, e os que tem histórico na família, é importante que seja a partir dos 40 anos.

 

2 – Esse exame do ‘toque’ dói?

 

Mito. Só se sente um pequeno desconforto. No caso de trazer o incômodo, somente acontece se no caso aparecer uma pequena inflamação na próstata (ao ser tocada), ou se o paciente não relaxar na hora do exame. O método é rápido, com duração de segundos.

 

3 – Resultando como ‘normal’ o exame de PSA, é porque não consta câncer?

Mito. Entre os resultados que deram como ‘normal’, em 15% dos casos houve sim alterações no exame de ‘toque’.

 

4 – Caso o PSA seja mais elaborado, ele poderá entrar no lugar do exame de toque?

 

Mito. Este não substitui o exame de toque retal, mesmo ele sendo bom para indicar alguma alteração (por exame de sangue).

 

5 – Esse exame consegue identificar outro tipo de problema sem ser da próstata?

Verdade. Ele pode identificar problemas ou doenças no canal do reto.

 

6 – Necessita da biópsia para identificar a doença?

 Verdade. Somente uma biópsia pode confirmar a doença, mesmo considerando que o exame de toque traga uma leve suspeita.

Alimentos que ajudam a saúde da próstata

Os alimentos mais eficazes que trazem a saúde para a próstata são:

  • O tomate (por conter carotenoide licopeno, uma substância que age contra o câncer de próstata).
  • Mamão e melância (contemplam a substância carotenoide licopeno).
  • Linhaça e soja (controla a dose de testosterona).
  • Brócolis (protege, reparando os danos das células, pois tem um tipo de enxofre chamado sulfrofano).
  • Azeite (contém ácido oleico, uma substância que combate e previne o câncer).

Compartilhamos aqui tudo sobre o que é a próstata e tudo relacionado a ela, ideal para quem procura saber mais sobre se cuidar e ter saúde.

Opte em viver mais. Não tenha medo do exame. Converse com seu urologista, tire todas as dúvidas com eles e tenha precaução, pois o maior combate vem através da informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: