Quais são as vitaminas importantes para o corpo?

vitaminas-importantes-para-o-corpo

As vitaminas são nutrientes e compostos orgânicos necessários em quantidades certas para cada organismo, pois o excesso pode delas podem causar efeitos colaterais, como náuseas, diarreia e outros males.

Junto com outros nutrientes e aminoácidos e proteínas elas se completam, sendo assim essenciais à saúde.

Quais são as 13 vitaminas importantes para o corpo

As vitaminas são dividas em dois grupos hidrossolúveis (se dissolvem na água) ou nos lipossolúveis (os lipídios chamados de gorduras são insolúveis na água). São 13 as vitaminas no corpo, sendo que 4 delas são lipossolúveis (A,D,E e K) e 9 são hidrossolúveis(todas as vitaminas B e a C).Geralmente o grupo do hidrossolúveis não são fabricados pelo corpo necessitando de uma alimentação balanceada para o organismo receber esses nutrientes.

 

Quais os benefícios das vitaminas

Vitamina A

  • Podem ser encontrados em alimentos de origem animal (retinóides) e origem vegetal (carotenoides, incluído o betacaroteno) esses agentes são convertidos em vitamina A;

 

  • Boa para a visão protege a córnea responsável pela parte do olho que recebe a luz;

 

  • É necessária para as células do corpo, pois ele auxilia na reparação da pele;

 

  • Auxilia no crescimento, já que ela é necessária para a proliferação e divisão celular;

 

  • Atua como linha de defesa contra infecções, principalmente, mucosas, aparelho digestivo e urinário;

 

  • A vitamina A também é importante para as gestantes, pois contribui na formação do feto.

 

Quais as fontes de vitamina A:

  • Ovos, manteiga, leite, batata doce amarela, couve, espinafre, abobora madura, mostarda, azeite de dendê, folhas de beterraba, alface, milho, mamão, caju e goiaba vermelha, fígado e frutas amarelas.

 

Falta da vitamina A:

 

  • Cegueira noturna, aumento das infecções, ressecamento da parte branca dos olhos, dermatite, enrijecimento das mucosas, aparelho urinário e gastrointestinal.

 

Vitamina B1

  • A tiamina pode ser encontrada nos alimentos de origem e vegetal;

 

  • Auxilia o na produção de células novas, protege o sistema nervoso e músculos do coração;

 

  • É fonte de energia e esse é um dos principais benefícios à saúde, pois ele auxilia as enzimas na oxidação do açúcar e na síntese dos glóbulos vermelhos resultando em oxigênio para as células obtendo mais energia para o corpo.

Algumas fontes de vitamina B1:

  • Cereais integrais, feijão, espinafre, couve, leite, levedura, sementes, germe de trigo, amendoim e melaço, carne de porco, batata e ovos.

Falta de vitamina B1:

  • Lesão cerebral, perda de apetite, depressão, confusão mental, irritabilidade e dores musculares.

 

Vitamina B2

  • A vitamina B2 ou riboflavina pode ser encontrada em derivados de origem animal e vegetal;

 

  • Ela tem a função de auxiliar no metabolismo das gorduras, proteínas e hidratos.

 

  • Ela tem a função também de ajustar as enzimas da tireoide e na fabricação de corticosteroides;

 

  • A riboflavina também auxilia na criação de anticorpos e células vermelhas do sangue;

 

  • É rica em antioxidantes boa para o rejuvenescimento da pele.

 

Algumas fontes de vitamina B2:

  • Aspargos, ovos, nozes, sementes, brócolis, grãos integrais, legumes, vegetais de folhas verdes.

 

Falta de vitamina B2:

  • Podem causar vários danos como depressão, dermatites, problemas na visão e prejudica o crescimento de bebes e crianças.

 

Vitamina B3

  • A vitamina B3 é composta por niacinae niacinamida. A niacina é fabricada pelo triptofano (aminoácido essencial), mas necessita das vitaminas B1, B2 e B6 para finalizar o processo. Já a niacinamida age como antioxidante;

 

  • A vitamina B3 auxilia na produção de alguns hormônios, como o estrogênio, a progesterona, a testosterona e a insulina. Ela é necessária para o transporte de hidrogênio intracelular e é um dos nutrientes essenciais na geração de energia pelo corpo;

 

  • É essencial também para o bom funcionamento do cérebro e grau de humor.

 

Algumas fontes de vitamina B3:

 

  • Fígado, vegetais de folhas verdes, carnes vermelhas, peixes, legumes cogumelos, aves, amendoim e farelos de trigo e arroz.

Falta de vitamina B3:

  • Podem causar depressão, dermatites, fadiga, diarreia, dores de cabeça, perda de peso e demência.

 

Vitamina B5

  • Avitamina B5 ou ácido pantatênico age na construção celular, na produção de colesterol, hormônios e anticorpos;

 

  • É conhecida também por combater o stress, infecções (produz anticorpos), combate o envelhecimento (promove a regeneração das células) e auxilia no crescimento capilar.

Algumas fontes de vitamina B3:

  • Fígado, peixes, geleia real, carnes, frutas, levedura, aves, cereais integrais, ovos e brócolis.

 Falta de vitamina B3:

  • Podem causar fadiga, insônia, dores de cabeça, cólicas e insônia.

 

Vitamina B6

 

  • A vitamina B6 ou piridoxina, piridoxamina, piridoxal é responsável por auxiliar a o sistema nervoso e imunológico;

 

  • Ela auxilia na produção de energia pelo organismo;

 

  • Previne a anemia e doenças cardíacas;

 

  • Auxilia na prevenção de doenças da visão;

 

  • Ajudam também a aliviar os sintomas da TPM, os sintomas da síndrome do túnel do carpo e de artrite reumatoide, diminuindo a inflamação.

Algumas fontes de vitamina B6:

  • Gema do ovo, abacate, peixe, carne, nozes, leite, sementes, farelo de trigo, milho, banana e repolho.

 

Falta de vitamina B6:

  • Podem causar cansaço, confusão mental, depressão e inchaço na língua.

 

Vitamina B7

  • A vitamina B7 ou biotina tem a função de auxiliar no metabolismo de gorduras, proteínas e hidratos de carbono;

 

  • Ela auxilia também a regular os níveis de açúcar no sangue, além de manter as unhas, pele e cabelo saudáveis;

 

  • Alivia as dores musculares.

 

Algumas fontes de vitamina B7:

  • Gema do ovo, fígado, amendoim, leite, cogumelos, rim, couve-flor, levedura de cerveja e espinafre.

 

Falta de vitamina B7:

  • Podem causar unhas quebradiças, fadiga, queda de cabelo, fraqueza, perda de apetite e alucinação.

 

Vitamina B9

  • A vitamina B9 ou ácido fólico necessita da vitamina B3 e C para acionar o ácido fólico no organismo.

 

  • Essa vitamina muito importante para criação de células vermelhas no sangue.

 

  • Especialistas também recomendam o ácido fólico para gestante, pois auxilia no processo de crescimento.

 

Algumas fontes de vitamina B7:

Aspargos, brócolis, repolho, levedura de cerveja, feijão, lentilha, laranja, vegetais de folhas verdes, fígado, batata e soja.

Falta de vitamina B9:

  • Pode causar retardo no crescimento, fadiga, depressão, irritabilidade, queda dos cabelos, perda memória e doenças do sangue.

 

Vitamina B12

 

  • Essa vitamina é composta por cianocobalamina, hidroxocobalamina e metilcobalamina, ela age em conjunto com a vitamina B9 ativando a síntese de proteinase absorção de cálcio para os ossos;

 

  • Auxilia a armazena energia, é bom para a regeneração muscular, ajuda a ter um crescimento saudável e regular os de homocisteína;

 

  • Previne a anemia, pois auxilia no controle das hemácias;

 

  • Auxilia no crescimento e manutenção das funções do sistema nervoso.

 

Algumas fontes de vitamina B12:

  • Queijo, peixes de água salgada, fígado, ostras e ovos.

 

Falta de vitamina B12:

  • Danos aos nervos do cérebro e anemia.

 

Vitamina c

  • Vitamina C ou ácido ascórbico é um excelente antioxidante;

 

  • Ajuda a desacelerar o processo de envelhecimento;

 

  • Ela age nos glóbulos brancos do sangue, combate vírus e bactérias;

 

  • Regula os níveis de colesterol ruim, e aumenta o bom;

 

  • Boa também para prevenção de gripes e resfriados.

 

Algumas fontes de vitamina C:

  • Laranja, brócolis, maçã, repolho, mamão, salsa, cereja, tomate, manga, espinafre, morango e acerola.

 

 

Falta de vitamina C:

  • Pode ocorrer sangramento da gengiva e mucosas, feridas nas coxas e perda dos dentes.

 

Vitamina D

 

  • Ergocalciferol (D2) e Colecalciferol (D3), ela é umas das mais necessárias para o organismo;

 

  • São essenciais para articulações do corpo, músculos, parte óssea, nervos e sistema cardiovascular;

 

  • Retarda o processo de

 

Algumas fontes de vitamina D:

  • A luz solar, manteiga, gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau, fígado e cogumelos.

 

 

Falta de vitamina D:

  • Pode causar raquitismo, depressão, doenças nos ossos, diabetes e doenças do coração.

 

Vitamina E

  • A vitamina E ou tocoferóis, é conhecida por ser um poderoso antioxidante e fica armazenada no fígado e tecidos do corpo;

 

  • Melhora o fluxo de sangue para os tecidos e divisão das células;
  • Melhora o funcionamento do sistema cardiovascular e do sistema circulatório.

;

Algumas fontes de vitamina E:

  • Manga, Kiwi, gema de ovo, cereais, couve de Bruxelas, nozes, camarão, espinafre e abacate.

 

Falta de vitamina E: pode causar.

  • Eczemas, depressão, pele ressecada, infertilidade e baixa imunidade.

 

Vitamina K

  • A vitamina K ou filoquilina é essencial para coagulação do sangue;

 

  • Auxilia na formação dos ossos e no desenvolvimento do cérebro;

 

  • É responsável por conduzir elétrons e auxiliar no processo da conversão dos alimentos em energia.

 

Algumas fontes de vitamina E:

  • Óleo de canola, repolho, couve-flor, vegetais de folha verdes, pepino e brócolis.

 

Falta de vitamina E:

 

  • Pode causar sangue nas fezes e urina, hemorragia interna, contusões e deficiência na formação óssea.

 

Tenha uma alimentação balanceada sabendo agora um pouco mais sobre quais as vitaminas importantes para o corpo e procure um especialista para saber se é preciso tomar algumas dessas vitaminas através de complexos vitamínicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: