A depressão causa que doenças?

a-depressao-causa-que-doencas

A depressão é um dos maiores males atualmente. São inúmeras as razões que podem levar alguém a este estado, seja o estresse, nervosismo, falta de tempo para atividades de lazer, solidão e má alimentação. O problema é que não se trata apenas de um problema psicológico.

A maior parte das pessoas que estão com depressão não chegam nem a ser avaliadas por um psiquiatra, pois os sintomas podem não ser diagnosticados ou os médicos não estão acostumados a lidarem com problemas de saúde mental, infelizmente isso ainda acontece muito no Brasil.

A depressão é uma doença psiquiátrica que tem a capacidade de causar tanto sintomas físicos quanto psicológicos, e se não tratados podem evoluir para outras doenças.

 

Quais doenças a depressão pode causar?

Pode-se dizer que a depressão é uma tristeza enorme que não passa e vem acompanhada de vários sintomas. Existem diversos tipos de depressão que variam de sintomas leves, até casos em que há o risco de suicídio, portanto é importante ser diagnosticada logo no início para tornar o tratamento mais fácil.

São diversas as doenças que podem surgir quando associadas a quadros de depressão, entre elas estão doenças cardíacas, ansiedade, câncer, distúrbios na pressão arterial, entre outras. Quando a depressão não é tratada, ela pode piorar os sintomas dessas doenças ou favorecer com que elas apareçam, portanto é essencial que seja feito um acompanhamento médico.

Consequências da depressão não tratada

As consequências da depressão quando não tratada, pode fazer com que se torne uma doença grave e também causar danos adicionais.

Quando a depressão não é tratada, não há dúvidas de que ela piora com o passar do tempo. Em seus casos mais graves, o paciente tem pensamentos suicidas frequentes, e o risco de cometer esse ato é maior quando não tem o tratamento.

A depressão também pode fazer alguma outra condição médica ficar mais difícil de tratar. Estudos revelam que pacientes que tem depressão acabam morrendo em maior número do que pessoas que não tem a doença.

Confira agora alguns dos danos que a depressão não tratada pode trazer:

  • Danos cardiovasculares

Quando o nível de serotonina no cérebro está desequilibrado fazem a capacidade do sistema nervoso central não funcionar corretamente. Com isso, o corpo não consegue responder bem as situações, e assim o sistema nervoso central libera adrenalina extra, que com o tempo causa danos irreversíveis ao sistema cardiovascular.

A depressão também pode aumentar a inflamação endotelial, fazendo a tensão das artérias e vasos sanguíneos aumentar a viscosidade das plaquetas, e consequentemente aumenta o risco da formação de coágulos de sangue e ataques cardíacos.

 

  • Aumento da mortalidade

Segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças, pessoas que tem depressão e não tratam podem morrer até 25 anos mais cedo do que quem não tem a doença. Isto acontece principalmente pelas mudanças químicas no cérebro e os efeitos da depressão a longo prazo no corpo.

 

  • Danos cerebrais

Quando a depressão não é tratada, ela pode fazer uma parte do cérebro conhecida como hipocampo diminuir de tamanho. Ao se recuperar da doença, o hipocampo volta ao seu tamanho normal.

Mas, quando a depressão demora a ser tratada, o cérebro não consegue tem mais a capacidade de se recuperar, e assim o paciente corre maior risco de ter a doença permanente ou então ataques frequentes de depressão.

 

  • Saúde física

Recentemente foram feitos estudos em pacientes com acidente vascular cerebral ou a doença arterial coronariana. Os estudos mostraram que os pacientes com depressão e que estão se recuperando de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais, acabam achando muito difícil seguir as recomendações do médico e lidar com os problemas da doença.

Outro estudo apontou que pacientes com depressão tem maiores chances de morrer nos primeiros meses após sofrerem um ataque cardíaco.

 

  • Isolamento social

A serotonina é uma substância no cérebro que faz as pessoas se sentirem mais felizes e sociais. Quando essa substância está em desequilíbrio, o paciente vai começar a abandonar atividades que antes ele costumava sentir prazer, pois pensam que estas atividades não valem nem o esforço de sair de casa.

É por isso que é tão normal pessoas com depressão não tratada ficaram o dia todo na cama, perder dias ou até mesmo semanas de trabalho, e parar de participar de encontros com familiares.

Um sintoma comum da depressão é sentir que precisa ficar em casa com as janelas e cortinas fechadas, ignorar ligações telefônicas, emails, mensagens, ou qualquer outra coisa que faça ter o contato social.

Como tratar e curar a depressão

Para tratar a depressão é preciso consultar um psicólogo ou psiquiatra para que ele determine quais remédios serão utilizados no tratamento. O tratamento consiste em combinar os remédios com a psicoterapia.

Mas vale ressaltar, que melhor do que tratar a depressão, é curá-la. Para conseguir atingir a cura da depressão não é fácil, mas também você não deve pensar que é totalmente impossível.

Para conseguir a cura da depressão, você precisará de muita força de vontade e motivação, pois o caminho que no começo é enorme e cheio de obstáculos, conforme você vence cada um deles tudo começa a ficar mais fácil, e é assim, caminhando aos poucos que você pode conseguir a cura.

Tenha em mente que o primeiro passo é entender que você não está sozinho!

A depressão está muito associada a pensamentos negativos, fazendo assim a sua mente estar sempre muito sobrecarregada, e assim o seu cansaço também se torna físico, além de mental.

Portanto, para conseguir tratar e curar a depressão, é preciso tirar todos os pensamentos negativos, que fazem você se sentir mal, sem alegria de viver. Jogue esses pensamentos fora!

Por mais problemas que você possa ter em sua vida, acredite que todos eles podem ser superados, pois realmente podem!

Sempre encare a vida com bom humor, mantenha o relacionamento com seus amigos e familiares, saia mais da sua casa, divirta-se mais, atraia positividade e assim você conseguirá curar a sua depressão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: