Como controlar o colesterol alto?

como-controlar-o-colesterol-alto

Para você se manter bem, com boa saúde, e qualidade vida, deve-se dar preferências aos alimentos naturais que trazem benefícios ao corpo, mantendo-o em equilíbrio, com a taxa de energia necessária, vitaminas e sais minerais.

Imagine então quem sofre com doenças como o diabetes e o colesterol alto, que precisa ainda mais de uma alimentação adequada.

Pelo fato de nosso organismo necessitar de energia para desempenhar várias funções é preciso selecionar bem quais alimentos comer. A gordura em si, se consumida adequadamente não traz malefícios (existe gordura do bem encontradas em alguns óleos, sementes e alimentos), mas quando ingerida de forma desregrada, comumente causa problemas sérios nos órgãos, ocasionando sobrepeso e até influenciando nas taxas de triglicérides e colesterol.

Boa alimentação com a junção da prática de exercícios físicos

Fazer exercícios regularmente te trará bons resultados para a saúde. Para quem tem o hábito de ingerir bebidas alcoólicas e fumar, é preciso lembrar que a taxa de risco de morte é 70 vezes mais, do que em pessoas que não possuem esse vício, e se a pessoa já tiver problemas com colesterol alto, a coisa fica ainda pior!

Colesterol LDL – um risco à saúde!

O colesterol LDL é conhecido como um colesterol ruim, de lipoproteínas com baixa densidade, depositando-se nas paredes das artérias por onde o sangue passa, trazendo problemas cardiovasculares sérios.

O colesterol HDL é para o nosso organismo de alta serventia, sendo ele bom, ele é uma lipoproteína com alta densidade, ajudando na eliminação do colesterol ruim.

O colesterol muitas vezes vem de diferentes fontes e pode ser influenciado por fatores da genética, por causa do sedentarismo e também por conta de uma alimentação que não faz bem para o corpo. Por isso que é fundamental ter a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação.

Para saber mais a respeito desse assunto, existe uma seleção de alimentos que trazem resultados satisfatórios para quem busca informações de como controlar o colesterol alto, trazendo como consequência o aumento dos níveis do colesterol bom HDL.  

Alimentos que controlam o alto colesterol

 

1 – Peixe

Por ser rico em ômega 3, esse alimento possui agentes capazes de diminuir o colesterol ruim e os triglicerídeos no sangue. O peixe é recomendado para ser consumido por pelo menos duas vezes por semana. Não que outros alimentos com ômega 3 não sejam bons, mas o peixe é muito indicado, por ser uma das mais ricas fontes de nutrição. Opte por peixes como: sardinhas, truta, cavala, o atum e arenque.

 

2 – Fibra

Em especial a fibra solúvel, é muito rica para quem deseja controlar o colesterol, pois elas fazem com que a gordura seja expelida através das fezes. Essas fibras estão contidas nos alimentos como: aveias, legumes, cevada e em algumas frutas, exemplo, maçã.

O arroz integral e o farelo da aveia também são fontes de fibras, muito indicadas.

 

3 – Azeite de oliva

 

Consumindo duas colheres de azeite por dia, você também pode melhorar os níveis de colesterol. Aproveite para regar suas saladas com azeite.

 

4 – Proteína de soja

Sabia que você pode baixar 10% de colesterol, ingerindo 25 gramas de proteína de soja por dia? Isso equivale a duas ou três porções de alimentos como leite de soja.

 

5 – Grãos integrais e frutos secos

Grãos e frutos secos integrais melhoram o colesterol, fazendo com que ele não seja absorvido pelo organismo. Recomenda-se que seja ingerido três porções, que equivalem a uma grama.

 

6 – Vegetais e os sucos de frutas

 Para baixar os níveis ruins de colesterol, é indicado consumir vegetais e sucos de frutas, no café da manhã e no café da tarde. Consuma-os sempre sem adoçantes e frescos.

 

7 – Chia

Assim como o peixe, a chia é rica em ômega 3 e fibras, sendo esses dois agentes, grandes amigos não somente no combate contra o colesterol alto, mas aliados à saúde do coração também.

 

8 – Frutas cítricas

Frutas cítricas fazem bem a vida, essa é a grande verdade! Essas frutas são ricas em fibras solúveis e contêm grande teor de vitamina C, o limão e a laranja são fortes combatentes contra o alto colesterol e além disso, melhoram a absorção do ferro no organismo, limpam as toxinas e ainda fortalecem o sistema imunológico debilitado ou frágil, dando assim mais energia e saúde.

9 – Frutas vermelhas

Os morangos e outras frutas por possuírem pectina, impedem que as partículas do LDL (colesterol mal) atuem no corpo com proeminência, por causa da grande quantia de antioxidantes contida em frutas vermelhas, o colesterol do bem é ativado, enquanto o colesterol ruim é eliminado.

Tenha hábitos saudáveis para o controle do alto colesterol

Considerando que os hábitos são importantes para uma qualidade de vida, novas práticas são fundamentais para prevenir e controlar o colesterol ruim.

Nesse caso, também seguem algumas indicações:

Elimine o cigarro de sua vida

Os níveis bons de colesterol HDL vão diminuindo, conforme o uso do tabaco. E a probabilidade de criar coágulos no sangue é grande. Normalmente quem fuma apresenta problemas como ataque cardíaco, aterosclerose e acidente cerebrovascular.

Evite o excesso de álcool

As chances de uma pessoa que bebe em excesso sofrer de doença cardiovascular é grande, por causa do aumento de triglicerídeos no sangue dela.

Pratique exercícios físicos

Ter o hábito da prática de uma atividade física ajuda para o aumento dos níveis do bom colesterol HDL, eliminado dessa forma o colesterol ruim LDL. É indicado que diariamente se faça ao menos trinta minutos de exercícios físicos, dentre estes o indivíduo pode escolher fazer caminhada, corrida, musculação, yoga, dentre outros que ache mais interessante.

Esqueça os fast food para sempre

Retire de uma vez por todas os alimentos fritos, como hambúrgueres, batatas, empanados, carnes gordurosas e etc. Estes possuem altos índices de gorduras prejudiciais que acarretam em problemas de saúde a médio e longo prazo.

Aqui você conferiu alguns alimentos e bons hábitos para saber como controlar o colesterol alto, depois disso, o que você fará de diferente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: