Alimentos apropriados para o verão

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O corpo humano tem uma temperatura constante em torno de 36ºC, sendo assim quando está frio, o corpo precisa de mais energia para conseguir manter esta temperatura, o que não precisa no calor. Assim, é normal gastar menos calorias no calor, então é bom também ingerir menos.

Além disso, o corpo troca calor com o ambiente pelo aumento da circulação sanguínea na região da pele. Quando comemos, o sangue vai até o aparelho digestivo para receber os nutrientes.

Assim, outro motivo para comer menos e alimentos leves no calor, é que quanto mais comemos, cada vez mais sangue se direciona para o aparelho digestivo, podendo causar sono, cansaço e tontura.

Quando você ingere determinado alimento muito quente no calor ou faz atividades físicas, a consequência é a transpiração. O suor é o que equilibra a temperatura interna, e além disso há no corpo um nervo chamado de nervo vago, que passa pelo sistema digestivo e reage ao calor dos alimentos, provocando assim a produção do suor.

O suor constitui-se de sais minerais e água, e quando perde essas substâncias, precisa imediatamente repor elas. É recomendado beber muita água e sucos que além de serem saudáveis, hidratam muito melhor que um refrigerante, por exemplo.

No caso da bebida alcoólica é o contrário, em vez de hidratar ela tem efeito diurético, que faz você perder muito líquido. Portanto, é necessário beber muita água após consumir bebidas alcoólicas.

Também conseguimos repor estes sais minerais através da alimentação. O cloro e o sódio estão no sal de cozinha e em alimentos salgados, sendo assim é importante consumi-los com moderação, especialmente em pessoas que tem pressão alta.

O potássio é encontrado em muitas frutas, como por exemplo a laranja, banana, uva, água de coco e abacate. No caso do magnésio é adquirido através de grãos como lentilha, milho, amêndoas, nozes e grão de bico.

Confira agora os alimentos que devem ser consumidos no verão!

  1. Frutas e legumes

As frutas são ricas em vitaminas e minerais, além de possuir baixa caloria. São ideais para os dias quentes, pois trazem a sensação de refrescância.

A laranja é uma fruta ótima para ser consumida no verão, pois ela contém bastante água matando a sede, e também possui níveis altos de antioxidantes. Ela também está associada a diminuição nos riscos de doenças cardíacas e câncer.

Tomates e seus derivados como extrato, molho e polpa de tomate possuem substâncias como o licopeno, que reduzem as chances de desenvolver câncer de próstata, estômago, pulmão, mama e cólon.

No caso das frutas vermelhas como amora, morango e framboesa são especialmente ricas em carotenoides, que são fitoquímicos que previnem o câncer, e também fibras que auxiliam a reduzir o colesterol.

É recomendável comer pelo menos 3 frutas por dia como lanche entre as refeições ou até mesmo sobremesa.

  1. Verduras

Verdura com folhas escuras como o espinafre, acelga, alface, agrião e couve são as que mais concentram nutrientes como o cálcio, fibras, vitamina K e C. Contam também com o ácido fólico que diminui as chances de vir a ter doenças cardíacas.

No caso do espinafre, ele é rico em luteína, substância essa que é muito importante para os olhos. A abobrinha e abóbora são fontes de ácido fólico, carboidratos, fibras e vitaminas do complexo B e C.

Vegetais como o repolho, brócolis, rabanete, nabo e couve-flor contém magnésio, vitamina K, potássio e fibras. Além disso possuem compostos anticancerígenos e também ajudam a abaixar o colesterol ruim do sangue.

  1. Bebidas refrescantes

No calor é normal sentir sede constantemente, pois é nesta época que o corpo transpira mais, e nessa transpiração há a eliminação de água e sais minerais. Portanto, é preciso sempre estar repondo os líquidos que foram perdidos.

A melhor forma de repor estes sais minerais, é através da água e sucos naturais. Outra forma muito saborosa e que combate a desidratação é a água de coco, que possui muitos benefícios para a saúde.

Os smoothies são bebidas à base de iogurte e frutas, portanto além de serem muito gostosos e geladinhos, contém pouca gordura e muita vitamina. Outra fonte refrescante são os picolés de frutas, onde podem conter baixas calorias igual a uma fruta de verdade!

  1. Carnes magras

É importante não abusar de gordura durante o ano inteiro, mas o calor é a época em que devemos abominar essa substância do cardápio. Além de aumentar a gordura localizada do corpo, alimentos ricos em gordura são difíceis de fazer a digestão e com isso o corpo direciona toda a circulação sanguínea para o sistema digestivo, causando cansaço, tontura e dores de cabeça.

Sendo assim, prefira comer sempre carnes magras, não só no verão mas crie um hábito. A carne magra é rica em proteínas que são importantes fontes de energias para quem está praticando atividades físicas.

É importante manter uma dieta saudável e balanceada, acompanhada da ingestão de muitos líquidos durante o verão, época essa em que o corpo transpira bastante e precisa repor os sais minerais eliminados.

As fibras existentes em muitos alimentos legumes e verduras são essenciais para ajudar a digestão e a reduzir o colesterol. Elas também combatem a diabetes e estabilizam os níveis de glicose no sangue, proporcionando assim um maior nível de satisfação ao comer, fazendo ingerir menos alimentos e consequentemente ajudando a perder peso.

Mas muito cuidado, pois é no calor que as bactérias se proliferam mais, então é necessário tem muito cuidado com a higiene dos alimentos e líquidos. É preciso ter muita atenção com a água, pois quanto ela está contaminada traz muitos problemas de saúde. Também é importante estar atento à preparação e armazenamento de maionese, frutos do mar, leite e seus derivados.

Em casos de frutas, legumes e verduras quando forem ingeridos crus, ao preparar devem ser bem lavados com água e bicarbonato de sódio para eliminar resíduos de sujeiras. Nunca coma nenhuma fruta, verdura ou legume sem lavar, mesmo que você saiba a procedência deste alimento!

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