Como evitar problemas na tireoide: Dicas valiosas

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço que age para balancear o funcionamento do organismo. Mas como evitar problemas na tireoide?

Bom, se você chegou até aqui, provavelmente é porque também apresenta esta mesma dúvida certo?

Pois bem, nesse caso recomendo que leia esse artigo na integra para saber como evitar problemas na tireoide. Confira a seguir!

Principais dicas para saber como evitar problemas na tireoide

como evitar problemas na tireoide

Quando a tireoide não funciona da maneira certa, ela pode causar dois problemas na pessoa: o hipertireoidismo (quando há o excesso de hormônio liberado) e o hipotireoidismo (quando uma quantidade insuficiente de hormônio é liberada no organismo).

Essas doenças atingem mais mulheres do que homens, e existem tratamentos que podem regular essa glândula e fazer a pessoa ter uma vida saudável novamente.

Para evitar esse tipo de problema, é preciso tomar algumas atitudes. Todas elas estão relacionadas com o estilo de vida e também com os hábitos alimentares.

Neste post, separamos 10 dicas valiosas de como evitar problemas na tireoide. Confira:

  • Evite o excesso de sal

Um dos maiores venenos para o nosso organismo é o excesso de sal. Mas você sabia que, para produzir os hormônios, a tireoide precisa de iodo, que é encontrado no sal? A dica de como evitar problemas na tireoide com o sal é evitar o excesso quando você estiver cozinhando. Se você gosta de comidas bem temperadas, descubra outros temperos que tornam a comida igualmente saborosa.

  • Consuma algas marinhas

A gente comentou no tópico acima que o excesso de sal é terrível para a tireoide. E uma das maneiras de evitar problemas na tireoide é consumir algas marinhas. Sim, você leu isso mesmo: algas marinhas. Elas são fontes riquíssimas de iodo e possuem selênio, que também é um nutriente fundamental para a produção de hormônios pela tireoide. Mas consuma com cautela: o excesso de iodo também é prejudicial para o organismo.

  • Nem pense em fórmulas emagrecedoras!

Uma série de substâncias podem desregular a atividade das tireoides. Uma das maneiras de como evitar problemas na tireoide é deixar de lado aquelas fórmulas emagrecedoras. Além de não serem saudáveis para o corpo, muitas delas possuem anfetaminas, diuréticos, laxantes, calmantes e hormônios que desregulam todo o funcionamento do corpo.

  • Coloque no seu cardápio castanhas-do-pará!

Se você pensa em emagrecer, troque as fórmulas emagrecedoras pelas castanhas-do-pará. Elas são uma ótima dica de como evitar problemas na tireoide: ricas em selênio e ômega 3, a castanha-do-pará possui nutrientes que servem de matéria-prima para a produção de hormônios pela tireoide. De quebra, ela também é muito recomendada pelos nutricionistas: por ser altamente calórica, ela logo dá a sensação de saciedade.

  • Descubra a quinoa!

Essa semente é uma ótima alternativa se você quer evitar problemas na tireoide. Uma excelente fonte de proteínas vegetais, a quinoa é rica em cálcio, ferro, fibras, magnésio, potássio, zinco e selênio. Os nutricionistas recomendam o consumo de duas colheres de sopa por semana. A quinoa pode ser colocada em saladas, risotos, frutas e shakes.

  • Descubra o óleo de peixe

Rico em iodo, o óleo de peixe é uma ótima alternativa para evitar problemas na tireoide. Esse óleo pode ser encontrado no salmão, sardinha e atum, além de também estar presente na chia e na linhaça.

  • Consuma leite e seus derivados

Uma das maneiras de como evitar problemas na tireoide é consumir alimentos que tenham uma quantidade saudável de iodo. O leite e seus derivados possuem o iodo, além de cálcio, vitamina D e vitamina A. E uma curiosidade: a vitamina A também é responsável pelo bom funcionamento da tireoide. Os nutricionistas recomendam a ingestão de três porções diárias do leite e seus derivados: uma fatia de queijo de manhã, um iogurte à tarde e duas fatias de queijo branco à noite.

  • Descubra o poder do ovo

Hoje, muitos cientistas e nutricionistas reconhecem os benefícios dos ovos. E uma das maneiras de como evitar problemas na tireoide é consumir a gema do ovo. Ela é conhecida por ter componentes antioxidantes, iodo e carotenoides, que são classificadas como uma “pré-vitamina A”.

  • Carne vermelha com moderação!

Se você é amante do churrasco, essa sim é uma boa notícia: o consumo da carne vermelha é uma das maneiras de evitar problemas na tireoide, já que ela é rica em zinco e selênio. Mas lembre-se: o consumo deve ser equilibrado, já que a carne vermelha pode se tornar uma grande vilã para a saúde.

  • Tome muito suco de laranja!

A última dica que temos de como evitar problemas na tireoide é a laranja: rica em carotenoides e vitamina C, essa fruta pode auxiliar no bom funcionamento da tireoide. Os nutricionistas recomendam o consumo de 1 fruta por dia, por ser altamente calórica.

A hora de se cuidar é agora!

Anotou as dicas que passamos de como evitar problemas na tireoide? O hipertireoidismo e o hipotireoidismo são problemas de saúde mais comuns do que você imagina. Se cuidar é a melhor maneira de prevenir o aparecimento desses problemas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: