Como evitar o ronco: 9 Maneiras fáceis para acabar com esse problema

O ronco é um problema que afeta homens e mulheres do mundo todo. Trata-se de um problema muito desagradável e que pode acontecer por dois motivos: problemas respiratórios (que devem ser tratados com um otorrino) ou problemas relacionados com a nossa saúde e os nossos hábitos. Por isso saber como evitar o ronco é muito importante!

Esse problema é encontrado mais comumente em pessoas adultas. Alguns roncadores chegam acordam com o próprio ruído, atrapalhando o ciclo de sono e tornando ruim a qualidade de vida.

Quando se torna um problema crônico, o ronco passa a se chamar apneia do sono. É um problema seríssimo, já que a pessoa perde o ar por alguns segundos enquanto dorme.

A maioria das pessoas que roncam acabam não tendo esses problemas que mencionamos acima. Mas quando você começa a roncar, esse é um indicativo de que tem alguma coisa errada com os seus hábitos.

Neste post, escolhemos 9 maneiras fáceis de como evitar o ronco para que você fique livre desse problema e de quebra melhore a sua qualidade de vida.

Como evitar o ronco com estas 9 maneiras infalíveis

como evitar o ronco

  1. Perca peso

Muitas pessoas que roncam estão acima do peso ou são obesas. Além do ronco, o excesso de peso também pode ser a porta para o desenvolvimento de outras doenças sérias! Por isso, para evitar o ronco recomenda-se que a pessoa perca pelo menos 10% do seu peso nesse primeiro momento. Lembre-se de procurar uma orientação adequada e nunca deixar de fazer uma atividade física!

  1. Diminua o álcool

Uma das maneiras de como evitar o ronco é diminuir ou evitar o consumo de bebidas alcóolicas antes de dormir. O álcool relaxa a língua, amídalas e o céu da boca, tornando o sono mais pesado e provocando o ronco com mais facilidade.

  1. Pare de fumar!

 como evitar o ronco

O cigarro é, com certeza, uma das drogas lícitas mais prejudiciais para o organismo! A fumaça do cigarro irrita e inflama as vias respiratórias superiores, causando um desconforto que faz com que a pessoa ronque com mais frequência. Deixar o cigarro de lado te trará mais saúde e também é uma maneira de evitar o ronco!

  1. Durma de lado

Muitas pessoas possuem o hábito de dormir de barriga para cima. Tudo bem que, durante o sono, temos alguns movimentos involuntários.

Quando dormimos de barriga para cima, a língua e o paladar caem na garganta, bloqueando vias respiratórias e fazendo com que a pessoa ronque. No entanto, é possível mudar um pouco de nossas atitudes para ter um sono mais saudável e evitar o ronco.

Para conseguirmos dormir de lado (e obrigar o nosso corpo a ficar nessa posição), adquira um travesseiro mais alto (o que corrige a postura durante o sono) e coloque almofadas ao longo do corpo. Isso evita que a gente se vire durante o sono.

  1. Limpe o nariz

Algumas vezes, o problema do ronco está ligado com a congestão nasal. O clima frio, a ingestão de alimentos mais gelados como acontece no verão e o uso do ar condicionado podem gerar crostas ou secreções nas membranas nasais.

Antes de dormir, adquira o hábito de fazer uma limpeza com soro fisiológico para evitar o ronco.

  1. Faça gargarejo com menta

O ronco pode também acontecer por causa de um resfriado ou uma alergia. Os mais tradicionais e adeptos de terapias naturais indicam o gargarejo com menta antes de dormir.

Para experimentar esse método, coloque uma gota de óleo essencial de menta em um copo de água e faça gargarejo por alguns segundos. Não beba a água! E você também pode substituir o óleo de menta pelo chá de menta. Essa é uma maneira bem natural de como evitar o ronco.

  1. Tome uma xícara de café

como evitar o ronco

Se ao longo do dia você não é de ficar tomando café, ingerir uma xícara antes de dormir pode ajudar a evitar o ronco porque a cafeína faz com que a orofaringe não relaxe totalmente. Essa dica é muito boa e vem da sabedoria popular antiga!

  1. Alinhe os dentes

Por essa você não esperava, não é mesmo? Algumas pessoas roncam porque possuem problemas ortodônticos. Procure por um ortodontista para realizar um tratamento adequado: muitas vezes, o uso de uma placa ou aparelho pode ajudar a evitar o ronco ou ainda na diminuição ou no desaparecimento do ronco.

  1. Faça um cirurgia!

Não só nos dentes está o problema para o ronco: você também pode ter algum problema anatômico. O mais comum é o desvio de septo. Procure um otorrino e veja o que pode ser feito. Nesse caso, a única solução é cirúrgica. Mas se trata de um procedimento simples e eficaz e que com certeza ajuda a evitar o ronco.

Bônus: experimente o dilatador nasal

Uma das maneiras de evitar o ronco é utilizar o dilatador nasal. Esse produto não é recomendado por muitos otorrinos ou médicos do sono. Não que ele não seja eficaz: acontece que o dilatador não funciona para todo mundo e é apenas uma opção momentânea, e não um tratamento 100% eficaz.

E aí, o que você vai fazer?

Você sofre desse problema e gostou das nossas dicas? Conte nos comentários qual dessas técnicas de como evitar o ronco você pretende experimentar e depois nos conte se deu certo!

1 thought on “Como evitar o ronco: 9 Maneiras fáceis para acabar com esse problema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: