Quais os melhores tipos de óleo para consumo?

Hoje em dia todos querem ter uma vida mais saudável, por isso buscam alimentos mais nutritivos, mas antes mesmo de comer devemos dar importância ao preparo desses alimentos. O corpo também necessita de uma quantidade diária de gordura, mas é a gordura do bem.

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Existem gorduras ruins chamadas saturadas e trans que fazem mal ao corpo nosso podendo causar doenças como colesterol e doenças do coração.

Mas existem também as gorduras do bem que são as poli-insaturadas e as monoinsaturadas, estas por sua vez ajudam a proteger o nosso organismo.

A gordura poli-insaturada é encontrada nos peixes, como salmão e arenque e sardinha e monoinsaturada é encontrada em algumas castanhas, azeites e abacate.

O óleo de cozinha é um dos itens essenciais na cozinha no de preparar alimentos, existem vários tipos e sabores, mas qual deles é mais saudável para o consumo?

Você vai saber um pouco mais sobre os óleos e quais as diferenças entre eles

O óleo de cozinha comum sobre temperaturas elevadas se oxida, formando radicais livres e componentes tóxicos que fazem mal à saúde quando consumido.

Por isso na hora de escolher qual tipo de óleo vai para sua cozinha, procure o que for mais estável, ou seja, que não altere sua propriedade, quando for levado ao fogo em alta temperatura.

Quais os tipos de óleo bom para o consumo:

  1. Óleo de coco

 O óleo de coco extra virgem é um dos óleos mais saudáveis para se consumir ele pode ser consumido de qualquer jeito, puro, em saladas, refogados, (pois ele não perde suas propriedades quando levado a altas temperaturas).

Ele é antioxidante, combate o colesterol alto, eleva o colesterol bom, melhora o sistema imunológico, regula o intestino e melhora o funcionamento da tireoide.

Além desses benefícios para a saúde, ele ajuda no tratamento de diabetes e fibromialgia. O óleo de coco auxilia também no emagrecimento, pois ele dá muita energia e disposição.

  1. Óleo de abacate

O óleo de abacate possui propriedades parecidas com o azeite, trazendo os mesmos benefícios à saúde e prevenção de doenças. Ele possui gorduras monoinsaturadas, poli-insaturadas e um pouco de saturadas. Pode ser tomado puro ou usado em saladas e cozimentos em geral.

Se você pode tomar uma colher ao dia, poderá auxiliar no seu emagrecimento e até conter o diabetes.

Veja mais motivos para consumir este óleo:

  • Ele controla os níveis de cortisol, por inibir a compulsão em comer e ajuda a na diminuição da gordura
  • Contém ácidos graxos, por isso ele diminui o colesterol ruim e triglicérides.
  • O óleo de abacate é rico em vitamina E que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e combate o envelhecimento precoce.
  • Protege contra o câncer de próstata.
  • Aumenta a imunidade, prevenindo gripes e doenças.
  1. Ghee

 O ghee – Nada mais é do que um derivado da manteiga tradicional, por favor, não confunda com margarina.

Como é feito a partir do leite de vaca, é rico em antioxidantes, acido graxos, ácido linoleico (age contra diabetes, câncer e doença cardiovascular) e vitaminas. Contém também o ácido butírico (um tipo de gordura monoinsaturada, que auxilia na diminuição de estados inflamatórios). Além de outras combinações de gorduras saudáveis.

O bom é que este óleo de ghee pode ser feito em casa a partir da manteiga feita do leite de vaca.

Veja como é feito:

Você vai precisar de manteiga sem sal

Coloque a manteiga no fogo baixo para derreter ou faça banho Maria, assim que ela estiver derretida completamente, aparecerá uma espuma branca, é só você ir retirando essa espuma e jogar fora. Deixe esfriar.

Então se sobrou ainda algum resquício da espuma e uma parte mais clara que fica no fundo é só retirar com cuidado e está pronto. Vai ficar só um óleo amarelo. Agora é usar o ghee e todos os benefícios que ele trará à sua saúde.

  1. Óleo de azeite virgem

 O óleo de azeite pode ser usado em pratos frios e quentes. Ele suporta uma cocção de até 180º, portanto pode ser usado para cozinhar.

As vantagens desse óleo para a saúde é que ele é rico em gorduras monoinsaturadas (diminui o colesterol ruim e aumenta o bom).

Ele auxilia na reconstrução muscular, após o estresse causado pelos exercícios, portanto para quem pratica musculação é uma ótima opção incluir na alimentação diária. Auxilia também na prevenção da depressão, osteoporose e Alzheimer.

  1. Óleo de dendê

Conhecido também como óleo de palma, o azeite de dendê é bom para ser usado no cozimento, ele aceita bem altas temperaturas sem perder suas propriedades, ele auxilia também no emagrecimento e combate o envelhecimento precoce porque é rico em antioxidantes, mas deve ser consumido com moderação, pois contém alta concentração de gorduras saturadas, que faz mal à saúde aumentando o colesterol ruim.

  1. Óleo de soja

 Temos o óleo de soja, que é rico em ômega 3 e 6, ele auxilia no tratamento de doenças cardiovasculares e colesterol alto. Ele pode ser aquecido até 180°. Este deve ser usado com moderação.

  1. Óleo de Canola

 O teor dele em gorduras saturadas é menor do o óleo de soja e milho. Também tem ômegas 3 e 6. Pode ser aquecido até 180° e traz os mesmos benefícios do óleo de soja para a saúde.

  1. Óleo de milho

Ele contém ômega 6 e gorduras poli-insaturadas, por isso combate o colesterol e auxilia o sistema imunológico. Estes 3 últimos óleos de soja, milho e canola tem os preços mais em conta, não são tão saudáveis como os outros, mas pode ser usado com moderação. Não deve ser usado em temperaturas muito altas, pois libera toxinas prejudiciais ao organismo.

Agora você já sabe quais os melhores tipos de óleo para consumo e quais deve se evitar para ter uma alimentação mais saudável e viver melhor.

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