Chás que dão mais saúde

O chá é uma bebida muito saborosa que pode ser consumida no dia-a-dia, mas o melhor dele é que é usado desde a antiguidade para tratar e prevenir doenças. Existe uma variedade infinita de chás e cada um tem sua propriedade de ação no organismo. Alguns são diuréticos e ajudam a eliminar as toxinas através da urina, outros tem ação coagulante, expectorante, combate o colesterol alto e assim vai. O chá além de ser uma bebida agradável é um remédio natural.

chas-que-dao-mais-saude

Quais são os benefícios de cada um para a saúde

Esta é uma lista com 16 chás que podem auxiliar no tratamento de doenças e auxiliar no emagrecimento;

  1. Chá verde – Pode ser encontrado em forma de pó, cápsulas ou sachês. Ele contém cafeína e catequinas que é responsável pela queima de calorias, pois acelera o metabolismo e ainda ajuda a ter mais concentração principalmente se tomado na parte da manhã.

Outra coisa o chá verde é muito rico em antioxidantes, trazendo vários benefícios como prevenir doenças cardíacas, combater o colesterol, retarda o envelhecimento, previne vários tipos de câncer e protege as células do organismo.

  1. Chá branco- Este tem menos cafeína do que o chá verde, mas contém os mesmos benefícios para a saúde.

3-  Chá pretoEle tem um sabor mais amargo e contém as mesmas propriedades do chá branco e do chá verde, portanto os benefícios para a saúde são os mesmos.

 Lembrando que o chá verde, chá branco e chá preto devem ser evitados à noite por causa da quantidade de cafeína, principalmente para pessoas que tem dificuldade em dormir.

  1. Chá de Cavalinha – Esse chá é rico em potássio, cálcio e silício , possui propriedades digestivas, depurativas e é diurético.

O chá de cavalinha também trata a queda de cabelo, e a infusão serve para tirar ácaros e piolhos.

  1. Chá de gengibre – o gengibre vem do oriente e tem um sabor forte e exótico, mas é muito apreciado no ocidente. Além de refrescante, o chá de gengibre tem efeito termogênico, é um ótimo anti-inflamatório e o melhor ajudar a combater a celulite.

Ele também é um grande aliado das grávidas, pois alivia o enjoo, náuseas e gases. Combinado com mel e limão ele trata dores de garganta, gripes e congestão nasal.

  1. Chá de canela – Possui ação termogênica, para quem quer emagrecer e é ótima para quem tem diabetes, pois auxilia a reduzir o açúcar no sangue. Outra propriedade desse chá é que ele é anticoagulante e acelera a circulação sanguínea assim pode ser aliada da mulher no período de menstruação.

 

  1. Chá de erva cidreira – É uma boa aliada do funcionamento digestivo e ainda alivia os gases. É ótimo para ser tomado depois das refeições se você tiver problemas de digestão. Antes de dormir o chá age como calmante
  1. Chá de camomila – Também possui ação calmante, a camomila combate a insônia, a ansiedade e alívio da enxaqueca. É indicada também para quem está de TPM, pois alivia as cólicas. Mães também fazem o chá para seus bebês quando estão com cólica, para aliviar as dores.
  1. Chá de hortelã – Possui ação antiparasita e antifúngica, que são aquelas bactérias que se localiza no intestino, e alivia os gases. Melhora a digestão e combate a azia. A folha hortelã, também serve como tempero, ou pode ser adicionada em sucos.
  1. Chá de alecrim – Possui a mesma ação da hortelã e ainda pode ser usado para emagrecer, pois causa sensação de saciedade.

O chá de alecrim ainda tem outras funções no organismo benéficas para a saúde é desintoxicante, tem ação anti-inflamatória, antipasmódica e combate a anemia que são boas para quem sofre com cólica renal.

O chá de alecrim tem uma propriedade rara entre as plantas porque ela previne as cáries.

O bom é que o alecrim pode ser plantado em casa e também pode ser consumido em forma de tempero.

  1. Chá de hibisco – Ajuda a controlar o colesterol e é diurético, elimina as toxinas e a gordura do corpo, pois possui uma ação anti-inflamatória. Contém um pouco de cafeína e traz os mesmo benefícios do chá
  1. Chá de limão – O limão é rico é vitamina C, tem ação desintoxicante, e ajuda a manter o ph do sangue alcalino, bom para o emagrecimento.
  1. Chá de boldo – O chá de boldo tem propriedades digestivas, portanto ele é muito bom para desconfortos como cólicas, azia, gases e até para quem exagerou um pouco na bebida. Mas tome com moderação, pois tomar essa bebida em excesso por causar diarreia.
  1. Chá de amora – O chá é feito com as folhas da amora. Ele é ótimo para mulheres que estão na menopausa, combatendo o ressecamento e o calor em excesso que são sintomas da menostasia.

O chá também controla o colesterol e o excesso de glicose no sangue, portanto é muito bom para quem sofre de diabetes.

  1. Chá de eucalipto – O eucalipto é ótimo para o sistema respiratório, para quem sofre com sinusite, bronquite, rinite, etc. Além de servir para desinfetar machucados porque ele tem ação antisséptica.
  2. Chá mate – Este é um dos melhores chás para se consumir, pois além de saboroso traz muitos benefícios para a saúde.

Ele combate o envelhecimento precoce, acelera o metabolismo e tem mais, também age contra o colesterol alto, é anti-inflamatório, auxilia no sistema respiratório e protege da radiação solar.

É consumido frio nas praias na época de calor.

O chá mate, na forma de sache oferece vários sabores e aromas, portanto se você não gosta de tomar ele puro poderá escolher o sabor que te agrade.

Agora que você sabe um pouco mais sobre quais os chás que dão mais saúde, é só escolher o que você mais gosta ou necessite para tratar, prevenir doenças e até emagrecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: