Câncer de próstata: Causas, sintomas e tratamento!

A segunda doença que mais atinge os homens no Brasil é o câncer de próstata. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia, a cada seis homens, um é portador da doença.

E um dado levantado pelo estudo é bem sério: quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista. A estimativa é que cerca de 12 mil homens morreram anualmente por descobrir o câncer de próstata em estágio avançado.

Assim como a mulher deve fazer rotineiramente o exame nas mamas para prevenir o câncer de mama, o homem deve deixar os preconceitos e medos de lado e fazer o exame do toque. Novembro é conhecido como o mês da campanha Novembro Azul, que promove a conscientização e incentiva os homens da realização do exame.

Neste post, vamos detalhar 3 aspectos da doença: o que causa o câncer de próstata, quais são os sintomas e como é o seu tratamento.

O que causa o câncer de próstata?

câncer de próstata

O câncer de próstata não é uma doença que se pega a partir de um vírus ou bactéria. Trata-se de uma mutação que acontece na próstata.

Homens com mais de 50 anos são os mais propensos a ter a doença. A antecedência da doença na família aumenta a chance do desenvolvimento do câncer de próstata: se a idade do paciente for menor do que 65 anos e tiver mais de um parente afetado pela doença, o risco aumenta de 6 a 11 vezes.

Outros fatores que tornam o câncer de próstata possível é:

  • Má alimentação: o consumo de gordura e carne vermelha e pobre em legumes, vegetais e frutas é a principal causa do aparecimento de algumas doenças na vida adulta. Lembre-se que uma dieta equilibrada é o melhor que se pode fazer para regular o nosso organismo!
  • Sedentarismo e obesidade: a falta de atividade física também é a porta para muitas doenças que aparecem à medida que o homem vai envelhecendo. Movimentar-se um pouco por dia, como uma caminhada de 30 minutos, pode fazer uma diferença e tanto lá na frente.
  • Taxa de estrogênio: o estrogênio é um hormônio feminino que também existe no corpo do homem e trabalha de forma complementar com a testosterona. Com o passar dos anos, o hormônio masculino vai diminuindo o estrogênio vai aumentando. Esse aumento desregulado pode ser um fator no aparecimento do câncer de próstata.
  • Etnia: hoje, sabe-se que os negros têm uma maior chance de desenvolver o câncer de próstata do que os brancos ou asiáticos. A ciência não entende o real motivo, mas acredita-se que tenha relação com o desenvolvimento da pigmentação da pele.
  • Estilo de vida: o lugar onde moramos e o estilo de vida que vivemos influencia muito na nossa saúde. Um ambiente poluído e uma vida cheia de stress pode nos tornar mais propensos a ter algumas doenças do que aqueles que vivem em ambientes mais tranquilos e possuem um estilo de vida mais calmo.

Sintoma do câncer de próstata

A grande preocupação dos urologistas (médicos que cuidam da saúde do homem) é que o câncer de próstata não apresenta sintomas externos.

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Os tumores vão ampliando a próstata, por isso fica difícil de perceber o que está acontecendo.

O paciente pode ficar alerta se perceber que está tendo dificuldades de urinar. Como a próstata vai crescendo, ela pode atrapalhar a uretra, criando desconforto ao urinar.

O diagnóstico do câncer de próstata

câncer de próstata

O diagnóstico do câncer de próstata é feito através do exame do toque ou pela porcentagem de uma proteína no sangue chamada de PSA. Mas o exame de sangue não é uma alternativa 100% segura: cerca de 20% dos homens com câncer de próstata não apresentam alteração no PSA.

O ideal é começar a fazer o exame a partir dos 40 anos, idade em que o homem entra na zona de risco para o desenvolvimento da doença.

O tratamento para o câncer de próstata

câncer de próstata

Se identificado cedo, o tratamento para o câncer de próstata é cirúrgico e consiste na retirada da próstata. As chances de cura são grandes se o tumor é descoberto no início. Isso significa que o câncer não se espalhou para outros órgãos do corpo e o sucesso do tratamento é alto.

E se eu achar que tenho câncer de próstata?

Não se preocupe! Procurar uma orientação médica é o primeiro passo que você deve dar. Realize o exame do toque e deixe os preconceitos de lado – afinal, a vida é para ser vivida da maneira mais saudável e longínqua possível.

Portanto, estas são as principais informações sobre o câncer de próstata. Mesmo que não apresente algum dos sintomas característicos dessa doença, é fundamental que realize o exame preventivo a partir dos 40 anos, pois dessa forma a sua saúde agradece!

E então, o que achou desse artigo? Você já fez o exame da próstata? Comente abaixo e compartilhe conosco sua experiencia em relação a este assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: