10 alimentos que protegem o coração. Comprovado!

Um dos mais sérios problemas de saúde que existem no Brasil tem relação com o coração. Segundo o DATASUS, o infarto agudo do miocárdio é a primeira causa de mortes no país. Diante disso, é muito importante que você saiba quais são os alimentos que protegem o coração, para manter este órgão sempre em perfeito funcionamento.

O grande problema da população hoje em dia são os hábitos. Atualmente cuidar da saúde não é apenas uma coisa estética. Você não precisa ter um corpo definido para se considerar uma pessoa saudável. Ser saudável é ter todos os nossos órgãos funcionado de forma regular e precisa.

Lógico que em alguns momentos comer um chocolate a mais ou um lanche de fast food não vai fazer mal. Mas, se esse hábito se tornar rotina, lá na frente você vai se arrepender de não ter mudado enquanto era mais novo.

Se você está disposto a mudar os seus hábitos alimentares, separamos 10 alimentos que protegem o coração e são recomendados por nutricionais de todo o país. Vamos conhece-los?

Conheça os 10 alimentos que protegem o coração

  • Cacau

A matéria prima do chocolate pode parecer uma escolha surpreendente, mas é um fruto que é muito saudável para o consumo.

O primeiro dos 10 alimentos que protegem o coração é rico em flavonoides, que são substâncias que protegem as células dos radicais livres, que são moléculas que prejudicam o funcionamento do organismo.

Alguns cientistas descobriram que o consumo moderado do cacau, assim como do chocolate meio amargo (que possui um alto teor de cacau) estimula a produção do óxido nítrico, que diminui os fatores inflamatórios do coração.

  • Abacate

alimentos que protegem o coração

Além de deliciosa e ingrediente para inúmeras receitas deliciosas, o abacate é um dos alimentos que protegem o coração por ser rico em gorduras monoinsaturadas.

As gorduras monoinsaturadas reduzem o LDL (que é o mal colesterol) e aumentam o HDL (que é o bom colesterol). O abacate também contém betacaroteno e licopeno, enzimas que são antioxidantes e eliminam os radicais livres do corpo.

  • Uva

O terceiro da nossa lista de 9 alimentos que protegem o coração pode ser substituído por seus derivados, como sucos (sem açúcar!) ou vinho.

A uva é rica em catequina e resveratrol, flavonoides antioxidantes. O consumo de uva ou seus derivados aumenta a capacidade antioxidante do corpo em 50% e a produção do óxido nítrico (um importante vaso e broncodilatador).

  • Quinoa

alimentos que protegem o coração

Esse grão é um excelente alimento que protege o coração por ser rico em ômega 3 e ômega 6, que ajuda na prevenção de infarto. O ômega é um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do corpo humano, atuando principalmente na saúde vascular e no cérebro.

  • Linhaça dourada

Rica em ômega 3, a linhaça dourada protege o coração por possuir diversas propriedades vasculares benéficas.

Hoje em dia, os nutricionistas recomendam a linhaça dourada porque ela reduz a produção de radicais livres, um dos fatores que levam a doenças cardiovasculares. A linhaça deve ser consumida triturada, pois assim ela se torna mais nutritiva.

  • Sementes oleaginosas

Entre os alimentos que protegem o coração estão as sementes oleaginosas, como amêndoas, castanhas e nozes. Ricas em gorduras mono e poli insaturadas, as sementes oleaginosas reduzem o nível de gorduras saturadas no organismo.

Os nutricionistas recomendam essas sementes porque pesquisas descobriram que o consumo semanal ajuda a diminuir o desenvolvimento de doenças cardíacos.

  • Aveia

A aveia é um dos melhores alimentos que protegem o coração porque reduz a absorção de colesterol e os níveis plasmáticos do LDL.

Ela é rica em fibras, folato, potássio e ômega 3 e deve ser consumida o mais natural possível. Quanto menos processada ela for, mais saudável são as suas propriedades!

  • Feijão

alimentos que protegem o coração

Alguns alimentos que protegem o coração são as leguminosas, como o feijão. Ricos em proteínas, ferro, cálcio, fibras e ômega 3, esses grãos possuem baixa caloria e garantem nutrientes que beneficiam a saúde cardiovascular.

  • Espinafre

Rico em cálcio, luteína, folato e fibras, o espinafre é uma das folhas mais ricas que se tem notícia! Pesquisadores descobriram que o consumo diário reduz em 25% o risco de doença cardíaca. O espinafre é um ótimo alimento que protege o coração e que pode ser preparado de inúmeras maneiras.

  • Salmão

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Peixe é o tipo de carne mais saudável que existe, e o consumo de salmão – rico em ômega 3, proteínas e cálcio – eleva os níveis do colesterol bom.

O consumo semanal do salmão reduz em 30% o risco de doenças cardíacas. Mas como o preço do salmão sempre é bem alto no supermercado, você pode substituí-lo por atum, sardinha ou cavalinha, pois os efeitos no organismo serão os mesmos.

Portanto, estes são os principais alimentos que protegem o coração. Agora basta apenas que você monte o seu cardápio de forma equilibrada, contendo os alimentos citados acima, para que a saúde do seu coração esteja 100% garantida!

 

Gostou da lista dos 10 alimentos que protegem o coração? Conte para a gente nos comentários os alimentos que você costuma consumir e aqueles que você vai ingerir a partir de agora.

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