Exercícios para o cérebro: Conheça as melhores técnicas

Realizar exercícios para o cérebro e deixa-lo mais eficiente é vital para impedir a perda de neurônios e assim ter uma capacidade maior de encontrar soluções melhores para resolver os problemas do dia-a-dia.

Em contrapartida, se as pessoas deixam de realizar atividades para exercitar o cérebro, isso acaba comprometendo de modo significativo vários aspectos que fazem parte da vida em si, como a felicidade, uma tomada de decisão, seja ela pessoal ou profissional, dentre outros.

Assim como tudo na vida, o cérebro se desenvolve através do seu uso regular, principalmente quando fica sujeito a determinados desafios. Agora se ele não for utilizado da maneira correta, certamente terá falhas em algum momento da vida.

O seu desuso faz com que as conexões neurais sejam desfeitas e isso acaba gerando as conhecidas falhas de memória, que, dependendo do estágio da vida em que ela acontece, pode ser bastante prejudicial.

Portanto para que isso não aconteça com você, listamos a seguir alguns exercícios para o cérebro onde você poderá trabalhar vários fatores como a memória, a percepção, a concentração, dentre outros.

 

Principais exercícios para o cérebro

 exercícios para o cérebro

  • Exercícios para a memória

A memória é sem dúvida alguma uma parte essencial da mente humana e ela contribui significativamente na capacidade que o cérebro tem de tomar decisões assertivas.

Por isso é muito importante que você realize exercícios para o cérebro que estimulem a memória e faça você utilizar sua capacidade neuronal de modo integral, sem haver falhas.

Hoje em dia existem uma série de exercícios para a memória como ler um livro e em seguida contar o conteúdo do livro para alguém ou simplesmente escrever um resumo sobre o livro sem consulta-lo para isso, ou seja, usando somente a sua memória.

Outro exercício para a memória bastante eficaz consiste em você decorar a lista de compras do supermercado.

Nesse caso você pode memorizar as diversas sessões do supermercado, ou então tentar recordar a cada item presente na lista de compras, que pode ser elaborada mensalmente ou por semana.

Em seguida você pode comprar a lista de compras que você fez a partir dos itens que memorizou com o cupom fiscal e avaliar como anda a sua memória.

Aprender uma nova língua, fazer operações matemáticas de alta complexidade, ou mesmo tirar um tempo para jogar palavras cruzadas diariamente também são formas que auxiliam no desenvolvimento da sua memória e portanto são excelentes exercícios para o cérebro.

Alguns jogos também são muito eficazes no exercício da memória. Veja a seguir alguns jogos que são bastante procurados na internet para essa finalidade:

  • Flow Free: Bridge
  • The Room
  • Amazin Alex
  • Sudoku
  • Apparatus

Com esses jogos sem dúvida alguma a sua memória será trabalhada com eficácia e assim as chances dela falhar em situações improprias serão reduzidas.

  • Exercícios para a concentração

Exercitar a concentração também é muito importante, tendo em vista que determinada situações que por vezes prejudicam o ser humano poderiam ser evitados caso a concentração fosse trabalhada da forma correta.

Portanto, se você sofre com problemas de concentração saiba que a meditação é um dos exercícios para o cérebro que não só aguça a sua concentração como melhora a vida em todos os aspectos.

Ao praticar meditação você eleva a sua capacidade de concentração, promove a seu auto disciplina, auto confiança e também melhora a saúde fortalecendo o sistema imunológico.

Além disso, a meditação tras muita paz, clareza e objetividade ao raciocínio humano, ou seja, praticar meditação só proporciona benefícios para a vida como um todo e se você tem problemas de concentração sem dúvida alguma deve pratica-la.

Outra forma bastante eficaz para exercitar a concentração é pegar um livro e contar o número de palavras existentes em uma determinada pagina. Em seguida conte novamente após finalizar o exercício para verificar se o resultado será o mesmo.

Alguns exercícios para o cérebro que visam a melhora da concentração podem até ser meio estranhos mas de fato dão resultados como é o caso do exercício que será mostrado a seguir:

  • Segure em suas mãos uma fruta, seja ela uma laranja, banana, maça, enfim, qualquer fruta. Em seguida procure examina-la por completo, mantendo total atenção sobre ela. Procure se concentra somente na fruta que você tem nas mãos e tente desviar todo e qualquer pensamento alheio a isso.

Esse é um excelente exercício para a concentração e com certeza você deve experimentar pratica-lo para que dessa forma a sua concentração seja trabalhada de um jeito simples porem eficaz.

  • Exercícios para melhorar o raciocínio logico

 exercícios para o cérebro

Se você quer melhorar o seu raciocínio lógico, então deve investir em jogos de tabuleiro. Esses jogos além de aprimorar o pensamento estratégico e estimular a capacidade de avaliar as intenções do adversário também é uma alternativa para que toda a família possa interagir entre si.

Alguns jogos de tabuleiro são bem conhecidos como o xadrez por exemplo, que é um jogo que envolve conteúdo matemático e que geralmente é muito útil para elevar a agilidade das pessoas que trabalham com números.

Outro jogo bastante interessante para quem deseja praticar exercícios para o cérebro visando melhorar o raciocínio logico é o cubo mágico.

Alguma pessoa tem pavor desse jogo, mas essa peça é essencial para aprimorar a sua capacidade de raciocinar logicamente. Por isso, procure deixar seu medo de lado e comece a praticar com o cubo mágico para desenvolver da melhor maneira possível o seu raciocínio lógico.

Fazer coisas novas também é uma excelente maneira de estimular o cérebro e manter ele ativo, tanto em termos de concentração, como também de percepção e memória.

Portanto procure fazer coisas diferentes em sua rotina diária como escovar os dentes com a mão não dominante, buscar caminhos diferentes para ir ao trabalho, enfim, seja inovador e ajude o seu cérebro a se exercitar melhor.

Como pode notar, são inúmeros os exercícios para o cérebro que você pode fazer e assim melhorar sua capacidade cognitiva, de raciocínio e também a sua memória. Por isso não perca tempo e comece já a praticar para que você esteja sempre em constante evolução com relação a saúde da sua mente.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: