Sintomas do câncer de mama: Conheça os 15 principais!

Sem dúvida alguma, descobrir precocemente os sintomas do câncer de mama pode elevar e muito as possibilidades de cura, uma vez que essa doença é a que mais acomete as mulheres pelo mundo inteiro.

O câncer de mama provoca a morte de várias mulheres por neoplasia. Mas em contrapartida as chances de cura são muito favoráveis desde que descoberta na fase inicial da doença. Por isso, é de extrema importância a prevenção contra o câncer de mama.

Um dos principais fatores que explicam a relevância dos exames preventivos nesses casos é porque a fase inicial da doença é assintomática, ou seja, não existem sintomas do câncer de mama aparentes no organismo.

Somente quando o tumor já está em um estágio mais avançado é que os sintomas começam a surgir. Em todo caso sempre é bom conhecer os principais sintomas dessa doença para saber se você está de fato ou não com câncer de mama.

Veja a seguir os 15 sintomas do câncer de mama, para que você possa identificar a doença corretamente e de forma precoce auxiliando assim no processo de cura.

 

Sintomas do câncer de mama

 sintomas do câncer de mama

  1. Mudança no tamanho ou formato das mamas

Toda mulher conhece muito bem suas mamas, até mesmo as que não tem o hábito de fazer mensalmente o auto-exame das mamas. Por isso identificar alguma alteração nessa região não será um problema para as mulheres.

Caso apareça alterações quanto ao formato ou tamanho das mamas é bom você procurar um médico pois este é um indicativo de câncer de mama.

  1. Presença de vermelhidão nas mamas

A presença de regiões avermelhadas na pele da mama também é um dos sintomas do câncer de mama e por isso você deve ficar atento quanto a esse detalhe.

  1. Mama com machucados de difícil cicatrização

Se você notar algum machucado nas mamas que está demorando a cicatrizar, então o melhor que tem a fazer é consultar um ginecologista pois essa alteração pode ser indicativa de câncer de mama.

  1. Alteração na textura da pele

Outro sintoma que evidencia a presença do câncer de mama é a mudança na textura da pele da mama. A pele fica com um aspecto meio enrrugado como se fosse uma casca de laranja.

  1. Inversão de posição ou formato do mamilo

A mudança no formato ou na posição do mamilo em ambas as mamas pode também indicar a presença do câncer nessa região.

  1. Presença de secreção na mama

Se você apresentar alguma secreção saindo pelo bico do seio sem que esteja amamentado, procure um médico pois este é um dos sintomas do câncer de mama mais comuns em mulheres que apresentam essa doença.

  1. Surgimento de nódulos nos seios

sintomas do câncer de mama

Quando você apalpar a região dos seios e notar a presença de pequenas elevações endurecidas nessa região, é bem possível que você tenha achado algum nódulo em sua mama e por isso deve procurar o médico o quanto antes.

Todas as mulheres devem fazer o autoexame das mamas para que achados como esse possam ser feitos o mais precocemente possível, até mesmo para facilitar o processo de tratamento, tornando a cura algo possível.

  1. Coceira na pele e/ou no mamilo

A presença de coceira na pele da mama ou então na região do mamilo também pode ser uma evidencia do câncer de mama. Por isso se você sentir esse sintoma de forma persistente procure um médico.

  1. Inchaço no seio

Caso você note que um dos seus seios mais inchado que o outro, procure um médico e faça uma avaliação para saber se está ou não com câncer de mama.

  1. Perda de peso

Com certeza as mulheres adoram perder peso sem esforço, mas neste caso a perda de peso pode ser algo preocupante, uma vez que este é um dos sintomas do câncer de mama.

Por isso se você estiver perdendo peso injustificadamente, procure um médico para saber o que está motivando a perda excessiva de peso em um curto espaço de tempo.

  1. Dor

As dores persistentes na região das mamas ou então nas axilas representam um dos sintomas do câncer de mama que devem ser analisados pelo médico.

  1. Febre

Geralmente febres persistentes que não se justificam com uma gripe ou qualquer outro tipo de infecção pode ser um dos sintomas de câncer na região da mama.

A associação entre a febre e a presença de tumores no organismo é muito comum, principalmente quando este já se encontra em um estágio avançado. Por isso atenção com relação a este detalhe pois ele é muito importante para a detecção precoce do câncer de mama.

  1. Fadiga

A fadiga é um sintoma vago mas que também pode estar relacionado com a presença de tumores na região da mama.

  1. Linfonodos aumentados

Os linfonodos são glândulas presentes em algumas regiões do corpo como o pescoço e a axila. Se houver a existencia de protuberâncias ou inchaços nessas regiões é porque os linfonodos estão aumentos e esse é um forte indicativo que pode estar com câncer de mama.

  1. Anemia

A anemia pode ser considerada um dos sintomas do câncer de mama assim como de outros tipos de câncer pois as células tumorais geralmente produzem substancia que atuam na medula óssea impedindo a produção de hemácias, o que leva a pessoa a desenvolver um quadro de anemia.

Enfim estes são os principais sintomas do câncer de mama e se você notar a presença algum deles, não hesite em procurar um médico para fazer uma avaliação mais precisa e saber como anda a saúde das suas mamas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: