Quais são os piores tipos de alimentos para a saúde

Olhe para sua geladeira ou freezer. Como está a sua alimentação?

Talvez, você esteja errado. Não é nenhuma surpresa que porções de refrigerantes, frituras e lanches não são saudáveis, mas será que você faz ideia dos males que ingeridos em grandes quantidades podem te trazer?

Quase metade dos homens e mulheres brasileiros estão com peso em excesso. O comportamento de trocar o alimento natural pelo industrializado é o escolhido por muitos brasileiros depois de um dia cansado e estressante por ser o mais rápido, já que muitas vezes só é necessário aquecê-lo.

Esse é o principal fator que está fazendo com que as pessoas se tornem obesas e tenham problemas como hipertensão, doenças cardíacas, entre outros.

Veja abaixo a lista dos alimentos que podem trazer problemas a saúde!

Fast Food

Quem não gosta de um lanche acompanhado de batata frita quentinho e gostoso. Esse tipo de alimento vendido em fast foods são péssimos para sua saúde, já que causam o aumento da hipertensão e colesterol, por serem muito ricos em sódio.

De vez em quando você até pode comer um lanchinho com água de coco ou suco natural, mas troque a batata frita por uma saladinha e esquece de acompanhamentos como maionese, ketchup e mostarda.

Sorvete


Mesmo que exista versões mais naturais do que os sorvetes industrializados, esse alimento na maior parte dos casos possui gordura trans e açúcar em abundância, além de corantes, que muitos possuem neurotoxinas, substâncias capazes de causar graves danos no sistema nervoso.

Refrigerantes

Uma lata de refrigerante possui aproximadamente 10 colheres de açúcar, de 30 a 55 mg de cafeína e 150 calorias, sem contar os corantes suflitos e artificiais. O refrigerante é uma bebida extremamente ácida, que prejudica os seus rins e para neutralizar essa acidez são necessários no mínimo 30 copos de água.

Como se não bastasse, os minerais como o cálcio que funcionam como reserva dos ossos, são despejados no sangue para ajudar a combater a acidez causada pela ingestão do refrigerante, fazendo com que os ossos sejam enfraquecidos podendo levar a doenças como osteoporose, cáries e doenças cardíacas.

 Refrigerantes Diets

Além de ter todos os problemas do refrigerante tradicional, a versão diet contém aspartame, chamado também de AminoSweet. Essa substância está ligada a uma série de doenças como compulsão alimentar e por açúcar, cegueira, defeitos de nascimento, tumores cerebrais, tonturas, epilepsia, problemas reprodutivos, palpitações cardíacas, depressão e até mesmo a morte.

O refrigerante diet pode ser escolhido como o pior alimento de todos. Não adianta encher a geladeira com produtos diet porque você está em dieta. A maioria desses produtos, principalmente os refrigerantes, contém aspartame. Se você uma busca uma saúde melhor, troque os produtos diet por produtos naturais.

Embutidos

Quem não gosta de um pãozinho com mortadela no café da manhã? Mas infelizmente, embutidos como ele são extremamente perigosos!

Eles apresentam maior teor de gordura saturada, que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e o colesterol, sódio que trazem problemas como a hipertensão, corantes responsáveis em acarretar problemas estomacais e substâncias como o nitrata e nitrito, que quando estão no organismo tornam-se cancerígenas.

Consuma com muita moderação!

Açúcar

O açúcar tem poucos nutrientes, usado em exagerado e por muito tempo causa excesso de calorias e aumenta as chances de ter diabetes. Nem os adoçantes se salvam, tudo aquilo que é doce demais faz mal à saúde.

O certo é começar a adoçar pouco os alimentos ou melhor, ingeri-los sem a adição de açúcar.

Batata frita

A batata frita não contém apenas gorduras trans, que estão relacionadas a uma enorme lista de doenças, mas também uma substância cancerígena muito potente, a acrilamida que é formada quando as batatas são aquecidas em temperaturas altas.

Sal

Consumir sal exageradamente causa retenção de líquido e dá a sensação de inchaço, além de sobrecarregar o coração e os rins causando hipertensão e enxaquecas. O recomendado é temperar a comida com a versão hipossódica do sal, ou usar ervas aromáticas como alho, cebola, salsinha e cebolinha.

Alimentos como azeitona, atum e palmito são conservados em salmoura, portanto antes de comê-los é necessário lavar para tirar o excesso de sódio.

Salgados fritos

Quando você está na rua, e bate aquela fome incontrolável uma coxinha cairia muito bem, não é?

Cuidado, além dela poder te causar uma infecção alimentar dependendo de como foi conservado e feito, por conter muita gordura trans que causam a obesidade, diabete de tipo 2 e pressão alta. Se não tiver como evitar, opte por salgados assados, ou lanches feitos na hora.

Comidas prontas ou congeladas

Comidas prontas ou congeladas, mesmo que sejam uma delícia e rápidas de fazer são péssimas para a saúde. Estes alimentos são ricos em gordura saturada, que aumenta o nível do colesterol e desenvolve doenças cardiovasculares, também contém excesso de sódio que acarreta vários problemas.

Bacon

O consumo diário de carnes como o bacon que são processadas, pode elevar as chances de diabetes em 19% e doenças cardíacas em 42%. Na Universidade de Columbia foi realizado um estudo que descobriu que comer em torno de 14 porções de bacon ao mês pode comprometer a função pulmonar e aumentar os riscos de doenças ligadas ao pulmão.

Chocolate

Uma barra de chocolate depois de um dia cansativo, é muito bom, não é? Pois é, mas não pode ser sempre!

O chocolate branco ainda consegue ser pior que o tradicional por conter mais gordura e açúcar. As versões que contém pedacinhos de cookies são extremamente açucarados, evite!

Prefira os que possuem pelo menos 50% de cacau, tendo menos açúcar e mais antioxidantes.

É importante que você entenda que nenhum destes alimentos precisa ser totalmente excluído do seu cardápio, principalmente aqueles que você gosta. Eles não são os vilões, os hábitos alimentares de quem os come em excesso é que estão errados.

Você pode escolher um desses alimentos e ingeri-los uma vez por semana, por exemplo. Nos demais dias abuse de alimentos saudáveis que farão com que sua saúde seja de ferro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: