Quais são os exames anuais que toda pessoa deve fazer?

É necessário se cuidar para manter uma boa saúde e evitar doenças, para isso é preciso ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas com frequência e estar sempre atento aos sinais do seu corpo dá quando tem algo de errado com ele.

Mas, existem doenças silenciosas, ou seja, que não possuem sintomas e só são detectadas em exames, nesse caso é necessário fazer um acompanhamento médico.

Um check-up anual é uma das alternativas para prevenir doenças graves, principalmente para as pessoas que não costumam ir ao médico com frequência, por não gostarem ou terem medo. Para ajudar a seguir uma recomendação médica, confira os exames que você precisa fazer com regularidade. São eles:

Exames de sangue

Esse exame tem como função verificar se nutrientes e compostos que formam o sangue estão em estado regular. Como existem muitos deles no organismo, não são necessárias tantas informações sobre sua saúde para o médico poder identificar possíveis doenças. O exame de sangue verifica as seguintes coisas:

  • Sódio, cálcio ionizado, potássio, fósforo e magnésio

Esse exame analisa o índice de cada um desses nutrientes no sangue. Quando se obtêm valores muito altos ou baixos, podem trazer o risco de doenças e em casos mais graves a morte. A falta ou o excesso de sódio pode trazer sonolência; a de cálcio o hipoparatireoidismo – quantidades abaixo do normal para o hormônio da paratireoide; do potássio traz muito câimbras; do magnésio hipertensão e baixa resistência e do fósforo lesões ósseas.

  • Glicemia em jejum

Para esse exame é necessário ter pelo menos 8 horas de jejum. Ele detecta e previne o diabetes, que é a insuficiência na produção ou ação da insulina, causando então o aumento anormal da glicose no sangue.

  • Colesterol

Esse exame é composto por três diferentes leituras, o HDL que é o colesterol bom, o LDL sendo o colesterol ruim e o VLDL sendo a lipoproteína com baixa densidade.

Altos níveis de colesterol na maioria dos casos estão associados a doenças relacionadas ao coração, como hipertensão e propensão a ataques cardíacos.

  • Triglicerídeos

São moléculas compostas pelo colesterol e glicerol e podem ser produzidas pelo organismo ou absorvidas dos alimentos. O exame detecta valores presentes no sangue, e se o nível estiver anormal, o risco de doenças cardiovasculares é significativo.

  • Sorologia

O exame de sorologia verifica se existem anticorpos ou alguns vírus no sangue como o da Hepatite B e C, toxoplasmose, HIV e o citomegalovírus, causador do herpes. Esse exame deve ser feito a partir dos 20 anos ou quando iniciar a atividade sexual.

Exame de urina

O ácido úrico é produzido pelo nosso organismo e é responsável pela metabolização de determinadas proteínas. Em excesso, pode causar artrite, cálculos renais, gota, hipertensão e doenças cardiovasculares, portanto é importante que seja controlado.

Além disso, através do exame de urina dá para detectar infecções urinárias e também avaliar a função dos rins, analisando possíveis alterações como a insuficiência renal.

Doenças cardiovasculares e câncer

É necessário realizar exames para prevenção ou detecção de problemas cardiovasculares ou alguns tipos de câncer anualmente. Dentre eles estão:

  • PCR – Proteína C Reativa

Essa proteína é produzida pelo fígado e só aparece quando se está com alguma infecção. Devido a isso esse exame é importante para detectá-la, diferenciando assim infecções virais das bacterianas.

Índices baixos e altos dessa proteína indicam doenças como lúpus e artrite reumatoide, ambos autoimunes.

  • Raio X torácico

Esse exame frequentemente é realizado quando o paciente está com uma tosse persistente, expectoração com sangue e dor ou lesão torácica. Com essa análise previne ou detecta tuberculose e câncer de pulmão, enfisema e fibrose pulmonar. É indicado fazer principalmente quando se é fumante.

  • Teste ergométrico

O teste ergométrico ou de esforço mede a capacidade cardíaca e também possíveis doenças cardíacas como hipertensão e aterosclerose, através de exercícios na esteira ou bicicleta ergométrica.

  • Endoscopia ou colonoscopia

É introduzido um tubo flexível na via oral (endo) ou anal (colo) para investigar doenças no estômago, esôfago, intestino e ânus, assim previne ou detecta possíveis cânceres nessas regiões. Ambos podem ser realizados em casos de suspeita de refluxo e gastrite.

Parasitológico de fezes

Popularmente conhecido como exame de fezes, é realizado para detectar a presença de ovos, parasitas, larvas e protozoários no organismo. Também pode ser utilizado para identificar o câncer no intestino.

Esse exame pode ser feito desde a infância, mas a partir dos 30 anos é recomendável fazer anualmente.

Exame de próstata

Para detectar o câncer de próstata, são necessários três exames. Ela é uma glândula que envolve a uretra e produz o líquido chamado de prostático. Aproximadamente do tamanho de uma azeitona, ela está entre a bexiga e o reto.

O primeiro exame é o toque retal, que consiste na introdução do dedo indicador do médico coberto por uma luva no ânus do paciente. O segundo é a ultrassonografia transretal, feito com auxílio de uma microcâmera. O terceiro é o exame de sangue PSA – antígeno prostático-específico – que mede os níveis de alguma substância relacionada a possíveis alterações na próstata. É recomendável começar a fazer exame de próstata após os 40 anos.

Mamografia

A mamografia é um exame de imagem que busca tumores nas mamas. Quando o câncer de mama é diagnosticado em sua fase inicial, as chances de cura são bem maiores. Sendo assim, é extremamente importante realizar pelo menos uma vez ao ano a partir dos 40 anos.

Para viver bem e com saúde, é necessário ficar longe de vícios como bebida e o álcool e cuidar do seu corpo praticando atividades físicas, se alimentando bem e bebendo muita água.

Ir ao médico e realizar exames com frequência é de extrema importância para que caso você venha a ter uma doença, descobrir no estágio inicial dela.

Cuide de sua saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: