Falta de sono: Saiba como ela pode afetar a sua saúde!

Hoje em dia o excesso de trabalho, acúmulo de tarefas, o estresse e a insônia são alguns dos fatores que causam a falta de sono em muitas pessoas.

Se você chegou até aqui, provavelmente é porque sofre ou conhece alguém que também passa pelo mesmo tipo de problema certo?

Pois bem, saiba que cada vez mais pessoas têm sofrido com a falta de sono. No entanto mudar essa realidade é algo necessário, tendo em vista que ela acaba afetando a saúde das pessoas em proporções que você nem pode imaginar.

Pensando nisso, elaborei esse post para que fique por dentro de alguns problemas de saúde ocasionados pela falta de sono. Dessa forma você vai perceber o quanto esse problema é serio e não deve, em hipótese alguma, ser deixado de lado.

Confira a seguir os principais problemas de saúde causados pela falta de sono.

8 problemas de saúde ocasionados pela falta de sono

 falta de sono

  1. Compromete a conservação da memória

Para que o cérebro consiga transformar a memoria de curto prazo em memoria de longo prazo é necessário que a pessoa durma pelo menos de 6h a 8h por dia.

Isso porque é durante a noite que o cérebro faz uma espécie de “varredura” nas informações absorvidas por ele, procurando guardar as informações que são importantes e descartar as informações desnecessárias, além de ficar as lições aprendidas ao longo do dia.

Se você não dorme bem, isso faz com que a percepção da memória fique comprometida, o que contribui para que sofra falhas de memoria e tenha dificuldade para lembrar de eventos simples como o nome de pessoas ou algum episodio do dia anterior por exemplo.

  1. Promove ganho de peso

falta de sono

É durante o sono que o nosso corpo produz uma substancia chamada leptina, que é um hormônio responsável por controlar a sensação de saciedade no decorrer do dia.

Por isso, se você não tem uma boa noite de sono, o seu corpo passa a produzir menos leptina e consequentemente você sente mais fome ao longo do dia.

Além disso, a falta de sono também provoca um aumento na produção de grelina, que é um hormônio que reduz o gasto de energia, contribuindo assim para que o seu corpo acumule gordura corporal, prejudicando a sua saúde de um modo geral.

  1. Diminui a imunidade

O sistema imunológico também é prejudicado pela falta de sono. Isso porque é durante o sono que ocorrem uma serie de processos no organismo e dentre eles está a produção de anticorpos.

A partir do momento em que você não consegue dormir bem durante a noite, o número de leucócitos, que são células responsáveis por combater organismos estranhos no nosso corpo, reduz e isso deixa o seu sistema imune mais suscetível a varias doenças.

Além disso, quem dorme pouco durante a noite também apresenta um número reduzido de anticorpos, o que contribui para comprometer ainda mais o bom funcionamento do sistema imunológico.

  1. Altera a função metabólica do organismo

Pelo fato de causar alterações na produção de alguns hormônios como o cortisol e o hormônio do crescimento por exemplo, a falta de sono também compromete o funcionamento do metabolismo corporal.

Diante disso, alguns efeitos acabam surgindo no organismo tais como a sensação de cansaço ao acordar, dificuldade para raciocinar, ansiedade, dentre outros.

Estes efeitos podem gerar sérios problemas no dia a dia de uma pessoa como acidentes de transito, irritabilidade, indisposição física e sonolência.

  1. Envelhecimento precoce

falta de sono

Embora não pareça, mas a falta de sono pode inclusive acelerar o processo de envelhecimento da pele.

Isso mesmo! Esse efeito acontece, porque durante o sono o organismo produz hormônios que promovem o rejuvenescimento da pele como é o caso do hormônio do crescimento e a melatonina por exemplo.

Esses hormônios reparam e deixam a pele mais bonita e jovem. A falta de sono por sua vez, impede que a sua pele obtenha esse efeito, tendo em vista que há uma alteração na produção dos hormônios “rejuvenescedores”.

Com isso você passa a sofrer com o envelhecimento precoce, algo que não só afeta a estética do seu corpo, como também compromete a sua autoestima.

  1. Compromete a produção de insulina

As pessoas que sofrem com diabetes e que não conseguem dormir bem durante a noite acabam desenvolvendo uma maior resistência a insulina, o que torna o controle dessa doença muito mais complicado.

Além disso, a falta de sono também favorece o aparecimento de diabetes tipo 2.

Por isso se você não quer ser um futuro diabético ou se já sofre com a doença mas não quer que ela se agrave, precisa dormir bem durante a noite.

  1. Desregula a pressão arterial

Quando uma pessoa tem dificuldade para dormir a noite, esse quadro se equipara a um estado de estresse, o que eleva a adrenalina no corpo e isso faz com que a pressão arterial fique desregulada, aumentando assim as chances da pessoa desenvolver hipertensão.

  1. Prejudicar o humor

falta de sono

A falta de sono não interfere somente no aspecto físico, mas também compromete o humor da pessoa, que tende a ficar estressada ao longo do dia.

Isso acontece porque, devido a falta de sono, o cérebro acaba não descansando plenamente e dessa forma a comunicação entre os neurônios acaba ficando comprometida.

A partir do momento em que essa comunicação neuronal não ocorre como deveria, os hormônios relacionados ao bem-estar como é o caso da serotonina por exemplo, não atuam corretamente e isso impacta diretamente no humor da pessoa que pode, inclusive, desenvolver quadros de depressão no futuro.

Portanto, agora que já sabe quais são os principais problemas que a falta de sono causa para a saúde, procure dormir bem e faça com que nada impeça você de ter uma boa noite de sono, afinal de contas as consequências de uma noite mal dormida são bem grandes e podem afetar seriamente a sua saúde. Pense nisso!

Se gostou do artigo deixe o seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: